TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AN[ALISE DO JORNAL DO SBT

Dissertações: AN[ALISE DO JORNAL DO SBT. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  1.103 Visualizações

Página 1 de 8

ANÁLISE DO JORNAL DO SBT

Todos nós sabemos que precisamos nos manter informados para que possamos opinar, discutir e fazer as nossas escolhas. E essa informação tem que ser de boa qualidade. Cabe ao jornalismo oferecer ao telespectador uma informação completa, confiável, objetiva e desprovida de opinião.

Para entender como se dá esse processo, e conferir se é realmente isso o que acontece nos veículos de comunicação brasileiros, vamos analisar um noticiário diário, estudando o seu formato, linguagem, o uso das tecnologias, a hierarquização das notícias, a imparcialidade jornalística, postura dos apresentadores e o uso da publicidade em sua programação.

O telejornalismo é uma importante ferramenta para a televisão brasileira, já que a TV é a principal mídia de lazer e informação, por desfrutar do poder de usar som, imagem e velocidade, de forma acessível a todas as pessoas. Ele tem a função de informar o público de um modo geral a respeito dos acontecimentos do dia. Sua linguagem deve ser simples e objetiva.

Para poder acompanhar de perto os acontecimentos e transmiti-los com credibilidade ao telespectador, os telejornais brasileiros transformam-se e renovam-se a cada dia, através dos investimentos em tecnologias e da contratação de profissionais qualificados.

Para o telejornalismo brasileiro, a presença de jornalistas à frente dos seus programas, aliada à tecnologia da internet, representa uma nova forma de apresentar as suas notícias.

O SBT Brasil foi criado em 2005, com o objetivo de buscar para o cenário da televisão brasileira um novo conceito de jornalismo sério, com liberdade editorial, humanização da informação aliada a uma tecnologia avançada, trazendo Ana Paula Padrão (ex – Rede Globo) no comando da sua produção. Seguindo o padrão Globo de jornalismo, ele coloca os dois apresentadores na bancada, e em contrapartida oferece-lhes liberdade para comentar e opinar sobre as notícias exibidas.

Reformulado em 2011, o jornal passou a ser apresentado pelo radialista Joseval Peixoto e pela jornalista Raquel Sheherazade.

“Rachel Sheherazade nasceu em João Pessoa, capital da Paraíba. Escolheu o jornalismo aos 17 anos. Formada pela Universidade Federal da Paraíba, começou na TV Correio, afiliada da Rede Record na Paraíba. Nove meses depois foi chamada para trabalhar na TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo no Estado. Em 2003, assumiu a bancada do Tambaú Notícias, telejornal diário da TV Tambaú, afiliada do SBT na Paraíba.”

“Joseval Peixoto nasceu no Rio de Janeiro, em 1938. Começou a carreira de radialista na Rádio Clube Marconi, de Paraguaçu Paulista. A paixão pela profissão de jornalista surgiu em Presidente Prudente, para onde se mudou em 1955, para terminar o colegial. Durante sua passagem pela Rádio Bandeirantes, onde foi locutor esportivo, resolveu cursar Direito na Faculdade do Largo de São Francisco. Começou na Rádio Jovem Pan em outubro de 1963, onde está até hoje. É um dos âncoras do Jornal da Manhã da rádio.”

Hoje, ele se constitui de um jornal dinâmico, com um formato aberto, onde os seus apresentadores são a audiência do telejornal, e cuja principal característica são os comentários realizados pelos mesmos. Raquel o faz uma vez, após a notícia mais polêmica do dia, e Joseval, geralmente o faz no final do programa, de uma maneira mais suave. Traz um noticiário novo, acompanhado de comentários e opiniões sobre as principais notícias do Brasil e do mundo, e assim é definido pelo site da empresa:

“Liberdade editorial e credibilidade, fatores para o exercício de um jornalismo claro e transparente, são os alicerces que formam o compromisso do SBT com a notícia e a análise profunda dos fatos. Desde 15 de agosto de 2005, SBT Brasil reúne uma equipe de profissionais dos mais capacitados do telejornalismo nacional, correspondentes internacionais e tecnologia avançada para levar até o lar dos brasileiros as principais notícias do país e do mundo. Agora ancorado por Joseval Peixoto e Rachel Sheherazade. Um jornal mais comentado, apoiado no perfil dos apresentadores, que são conhecidos por suas excelentes análises. O novo SBT Brasil é mais dinâmico, sem um formato fechado, sempre com opiniões sobre as principais notícias do Brasil e do mundo. As principais matérias apresentadas no dia são acompanhadas de informações complementares para o telespectador. O telejornal procura sempre dar uma abordagem comportamental e de serviço, mostrando como aquilo afeta o cidadão.”

O telejornal, como todos os outros, começa com um resumo das principais notícias do dia, antecipando ao telespectador as matérias daquela edição. Os âncoras realizam uma comunicação frente a frente com o telespectador, para garantir assim a audiência do mesmo.

O avanço das tecnologias tem importante contribuição para o processo de mudança nas mídias jornalísticas. Agora, produtor e receptor se misturam na divulgação da notícia, a internet tem se tornado cada vez mais presente no jornalismo, à medida em que, no mesmo instante em que a matéria é exposta na tv, ela já está circulando nas redes sociais. As relações entre jornalistas e telespectadores são de extrema importância para a construção de um telejornal de qualidade, pois firma-se um pacto de cidadania com o público.

Percebendo isso, a emissora sentiu a necessidade do telespectador em se sentir representado, e usa dessa estratégia para ganhar audiência nos momentos em que os seus âncoras, realizam os seus comentários enfáticos ou indignados, e nas interações dos internautas com o telejornal. As análises têm caráter polêmico e são geralmente direcionadas às camadas menos favorecidas social e economicamente, o que compõe a maioria.

Mas, o que é um âncora? Um jornalista que não só apresenta o telejornal, mas que comenta, interpreta e opina sobre todos os assuntos, se assim lhe for permitido. Sua maneira de apresentar, de noticiar vai fazer a diferença na hora da escolha do público. A performance e o estilo de cada um vai variar de acordo com os interesses do veículo para o qual trabalham. No Brasil, o âncora é responsável por formar a opinião da grande maioria de uma população que tem a TV como principal fonte de informação.

A hierarquização da notícia é outra estratégia importante salientada pelo telejornal.

Geralmente, a importância de um fato é avaliada pelo jornalista responsável, que analisa se o acontecimento é notícia ou não, e o seu grau de importância para o seu público-alvo.

Com uma linguagem mais solta, mais coloquial, o noticiário é constituído

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com