TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA NO MUNICÍPIO DE OURINHOS

Por:   •  16/11/2019  •  Artigo  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

Docente: Marcelo Dornelis Carvalhal [pic 1]

Discente: Jardel Augusto Chagas Fiel

Disciplina: Geografia Agrária

Atividade: Paper -  Renda da terra e concentração fundiária no Brasil

A concentração, palavra chave na qual resume o trágico passado de acumulação da história brasileira, hoje, responde através de diversas contradições existentes em nossa sociedade. A concentração de poder sempre dominou diversas civilizações. A concentração de renda concentrou muito e ainda concentra capital em todo o mundo. Já a concentração de terra é uma reprodução da lógica capitalista de acumulação no campo, na qual o capitalista, com a figura de latifundiário, concentra grandes porções de terra.

A concentração de terra tem relação direta com a lógica opressora exercida do patrão sobre o empregado. No caso na terra do latifundiário sobre o pequeno agricultor. Essa lógica, em uma análise marxista e com perspectivas a partir da mais-valia, percebe-se que, não somente na cidade, mas no campo, a mais-valia está presente. Seja sob forma de alienação do oprimido, seja sob forma de exploração do trabalho.

No campo, essa lógica é identificada a partir da apropriação de terra e acumulação da mesma, por conseguinte, o arrendamento dessa terra sob uma perspectiva de lucro e de intensificação da acumulação. A renda da terra é uma categoria da Economia Política referente ao pagamento, por parte dos capitalistas, aos senhores de terra, pelo direito de uso da terra na produção de grãos.  Portanto, renda da terra se resume em proporcionar ao capitalista fundiário, um valor específico pelo determinado lote ou espaço, a partir do que nesse espaço tem de características físicas – como fertilidade do solo -, sendo o valor do lote diferenciado. Em miúdos, a renda da terra é o aluguel do capitalista ao camponês, agregado a esse aluguel valores específicos.

Enfim, a concentração fundiária permite a uma pequena minoria exercer soberania sobre uma maioria desapropriada. Essa concentração, seja oriundo de heranças ou conquistas, é injusta e desproporciona a maioria uma igualdade econômica humana. Além do mais, essa lógica capitalista manipula e oprime a classe inferior sob uma resistência de cunho alimentar e de sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com