TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE FINANCEIRA DE CURTO PRAZO NA ORGANIZAÇÃO ACADEMIA TRÊS FIGUEIRAS

Por:   •  1/6/2016  •  Seminário  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 7

ANÁLISE FINANCEIRA DE CURTO PRAZO NA ORGANIZAÇÃO ACADEMIA TRÊS FIGUEIRAS

Porto Alegre

2014

INTRODUÇÃO

         Academia Três Figueiras situa-se na zona norte de Porto Alegre e atua no setor de serviços fitness. Fundada em 2000 por três sócios, atualmente, a academia oferece aos clientes um espaço para a prática de exercícios físicos dos mais variáveis possíveis, como musculação, dança, alongamento, exercícios aeróbicos entre outras atividades. Tem como foco dentro do setor fitness não só o cuidado com o corpo, mas também a preocupação em manter um ambiente com um convívio social agradável, procurando reduzir o estresse dos clientes e ajudar na interação e conquista de novos ciclos sociais.

A empresa tem como cliente um público que busca exercer atividades físicas, desde pessoas jovens que buscam condicionamento físico e beleza estética até idosas que querem uma reabilitação física, prevenção de doenças e qualidade de vida. Além disso, a empresa se destaca por sua grande qualidade de atendimento, com professores preparados para ajudar os clientes a almejar o que desejam dentro do universo fitness.

A academia conta atualmente com treze funcionários, que estão separados nas áreas de recepção, limpeza, gerencia e professores. Pode-se perceber que a organização tem traços de uma estrutura financeira simples, além de estar no ramo de serviços e não possuir estoques. Foi escolhida pelo nosso grupo pelo fato de pertencer a uma pessoa próxima dos alunos envolvidos, tornando mais fácil o acesso nos dados financeiros. Buscamos com esse estudo verificar se o estabelecimento utiliza algum método para controlar seu setor financeiro e entender como uma empresa faz seu controle financeiro, verificando se é de acordo com a teoria aplicada na universidade.


RELATÓRIO SOBRE INFORMAÇÕES OBTIDAS VIA QUESTIONÁRIO

Baseando-se no questionário respondido pela Academia Três Figueiras, foi possível perceber que o sistema de gestão financeira da empresa é simples e organizado. Basicamente, o controle é feito com as entradas e saídas diárias, sempre mexendo na conta caixa. Todos os dias, a academia faz um balanço do que saiu e do que entrou. Dessa forma, é lógico que terão dias com um prejuízo maior (dia de pagamento aos funcionários) e dias onde terá apenas lucro (recebimento dos clientes), porém no final do mês um balanço é gerado mostrando como está a real situação da empresa. Abaixo segue um pequeno exemplo mostrando como é o fechamento financeiro, para melhor entendimento:

ATIVO

PASSIVO

Caixa (c/ lucro bar)

Fornecedores (bar)

Clientes

Salários a pagar

[pic 1]

Aluguel[pic 2]

Manutenção

Custos extras

Sendo assim, podemos ver que a empresa não faz um balanço financeiro completo. Não faz o uso do patrimônio líquido, do passivo não circulante e do ativo não circulante. Quando questionado ao gestor financeiro da academia o porquê de não fazer o uso do balanço patrimonial completo, ele nos informou que no momento a academia não tem essa necessidade e que consegue trabalhar bem apenas com o ativo circulante e o passivo circulante. Além disso, vale ressaltar que como a empresa está no setor de serviços não há a presença da conta estoque, facilitando o controle financeiro.

Quando perguntado sobre a sazonalidade e como a organização lida com isso, o gestor financeiro logo disse que isso é uma das coisas que mais afeta no lucro da academia. Como a empresa está inserida no ramo de serviços fitness, meses de agosto até dezembro são os meses com maior numero de clientes e meses de janeiro até março possuem o cenário contrário. Visto isso, a academia se flexibiliza de acordo com a demanda. Quando está nos meses com muitos clientes os preços são rígidos, já nos meses de pouca clientela a empresa faz o possível para atrair mais pessoas com promoções e melhores opções de pagamento. Analisando todo esse controle, o grupo percebeu que o modelo de caixa que melhor se encaixa na empresa seria o modelo do dia da semana, porque encontramos características como simplicidade, aleatoriedade do fluxo de caixa e sazonalidade. Porém, teríamos que fazer um ajuste, trocando o termo “dia da semana” por “meses do ano” já que a sazonalidade está relacionada aos meses e não aos dias da semana.

A empresa consegue sua fonte de renda basicamente pelo pagamento de mensalidade dos alunos (clientes) que usufruem da academia. Cerca de 98% do lucro mensal da empresa vem dessa fonte, os outros 2% vem do bar da academia. A compra de alimentos para o bar é feita de acordo com o que ainda tem disponível, por exemplo, quando o número de garrafas de energético fica baixo, a empresa apenas solicita mais. Vale ressaltar que o bar da empresa é bastante simples, com poucas variedades de comidas e bebidas, já que a maioria do lucro da academia parte de seus clientes.

O grupo questionou ainda como é calculado o preço a ser cobrado pelo serviço oferecido. O gestor financeiro informou que, além de levar em conta o preço da concorrência, é feito um cálculo de todos os custos como aluguel, folha de pagamento e manutenção, divididos pelo número médio de alunos que a academia possui. Segue um exemplo com valores meramente ilustrativos: se a empresa tem um gasto mensal de R$200,00 e possui uma média de 10 clientes, cada cliente deve pagar no mínimo R$20,00 de mensalidade para a empresa conseguir pagar seus custos e não ficar no prejuízo naquele mês. Obviamente também é calculada uma margem de lucro em cima de cada aluno. Sobre a possível inadimplência dos clientes, a empresa lida de forma bastante simples. Como uma organização que presta serviços, no momento em que não for paga a mensalidade o cliente tem sua entrada barrada no estabelecimento.

Questionando se a academia possui alguma estratégia para tentar reduzir os custos na administração financeira em curto prazo, o gestor financeiro disse que não possuiu estratégia, mas que tenta enxugar ao máximo os gastos e fazer um controle mensal, para ter o controle e nenhuma conta ficar muito longe do valor da média mensal. Também foi citado nesse momento da entrevista que a empresa não aceita cartão de crédito pelo alto valor da taxa, recebe o pagamento apenas em dinheiro ou cheque.

Ao final da entrevista, foi perguntando se o estabelecimento usa algum um software para ter o controle de caixa e vendas. Foi respondido que o software usado chama-se “Logon” e com ele é feito diariamente um fechamento de contas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com