TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE METODOLÓGICA DO SETOR DE CRIAÇÃO VISANDO À PRODUÇÃO MAIS LIMPA: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE CONFECÇÃO EM ERECHIM-RS

Por:   •  8/7/2015  •  Artigo  •  2.931 Palavras (12 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 12

ANÁLISE METODOLÓGICA DO SETOR DE CRIAÇÃO VISANDO À PRODUÇÃO MAIS LIMPA: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE CONFECÇÃO EM ERECHIM-RS

Analysis methodology of creation sector in order to cleaner production: a case study of a company in making Erechim-rs

Resumo

A indústria têxtil é de suma importância no setor industrial, o Brasil tem um dos seis maiores parques têxteis do mundo. O foco da pesquisa foi uma empresa que atua no ramo de confecção e vestuário do município de Erechim-RS, atuando no segmento malharia retilínea e no segmento jeanswear. A pesquisa foi realizada no setor de criação e fundamentou-se em analisar a metodologia de desenvolvimento de produto, com vistas à redução de desperdício da matéria-prima, assim como, agregar valor ao produto da marca estudada.

Palavras-chave: Confecção. Desenvolvimento de produto. Criação. Produção mais Limpa.

Abstract

The textile industry is of paramount importance in the industrial sector, Brazil has one of the six largest textile parks in the world. The focus of the research was a company engaged in the business of making and garment city of Erechim / RS, working in flat knitting segment and jeanswear segment. The research was performed in the creation and analysis was based on the methodology of product development, with a view to reducing waste of raw materials, as well as add value to the brand studied.

Keywords: Garment. Product development. Creation. Cleaner production.



Introdução

A indústria de confecção e de moda possui produtos com ciclos de vida comercial curtos, que são ditados por tendências efêmeras. O caráter descartável da moda tem relação direta com o perfil urbano de seus usuários e com a publicidade veiculada pelos meios de comunicação.

Uma vertente detectada na sociedade atual na moda é a incorporação de um novo conceito referente à preocupação ambiental, existente desde a década de 90, no Brasil. Com a entrada do milênio o consumo atinge um grau elevado, tornando-se excessivo. As matérias-primas e os recursos naturais são finitos, assim a sustentabilidade aliada ao consumo é um assunto discutido mundialmente, pois este diz respeito ao presente e ao futuro da população. A agressão ao ambiente poderá ter como resultado, além de mudanças climáticas e ecológicas, mudanças políticas e econômicas (DIAS, 2010).

Dessa forma o consumismo guiado por fatores culturais, tais como conforto, estética, escolha individual e novidade, faz com que esta indústria colabore para a elevada utilização dos recursos naturais e posterior geração de resíduos, tornando necessária a discussão sobre modelos e processos de produção e consumo responsáveis (LEITE, 2009). Como possibilidade a essa questão, surge para as empresas à adoção de tecnologias limpas, que possuem o objetivo da minimização de impactos ambientais, visando um aumento de produtividade, resultante da redução de custos, e à racionalização dos desperdícios no âmbito dos processos produtivos. Por Produção mais Limpa entende-se que “é a aplicação contínua de uma estratégia ambiental preventiva e integrada, nos processos produtivos, nos produtos e nos serviços, para reduzir os riscos aos seres humanos e ao meio ambiente” (SENAI, 2007).

Assim, esse artigo tem por objetivo apresentar a análise realizada na empresa de confecção e vestuário localizada no município de Erechim. Tal análise tem por escopo o estudo do desenvolvimento de produto da empresa, mais precisamente do setor da criação. Assim pretendeu-se avaliar uma melhor metodologia que se pautasse na diminuição de resíduos, ou seja, uma implantação metodológica analisada e sugerida para o setor da criação visa à Produção mais Limpa e consequentemente a redução do desperdício de matéria-prima no processo produtivo.

Metodologia

O trabalho foi pautado na análise metodológica do desenvolvimento de produto no setor de criação da empresa de confecção, de porte médio que está instalada estrategicamente em uma área de quatrocentos metros quadrados, divididos em desenvolvimento, produção e lavanderia, na cidade de Erechim-RS. A empresa trabalha com duas marcas em funcionamento que produz malha e peças em jeans. Uma marca é vendida em seu ponto de venda e para as lojas de departamentos. A outra marca é vendida no ponto de venda, por catálogo através de representantes nos três estados da região Sul, também existe uma pequena parte da produção direcionada a alguns pedidos de clientes que utilizam sua marca própria.

A metodologia adotada fundamentou-se na análise metodológica do desenvolvimento de produto adotado pela empresa. Para a análise foi utilizada a triangulação de dados, pois além de uma pesquisa bibliográfica do assunto, foi realizada, uma entrevista semiestruturada com a responsável pelo setor de criação, um acompanhamento do processo criativo da coleção outono-inverno 2012. Além disto, foi realizada a quantificação e identificação das matérias-primas utilizada no processo produtivo da empresa, bem como a quantidade de desperdício gerado em um período relativo há 30 dias.

Dessa forma, por meio das informações obtidas na entrevista e do acompanhamento do processo de criação da coleção outono-inverno 2012, a análise foi embasada na comparação do método utilizado pela empresa com a metodologia de desenvolvimento do produto embasado em autores como Sanches (2008), Corrêa (2008) e Rigueiral (2002). Ressalta-se que o acompanhamento foi fundamentado na pura observação dos processos e procedimentos no setor de criação para o desenvolvimento dos produtos, não havendo interferência do pesquisador na ação. Assim sendo, a análise realizada encontra-se a seguir.

Resultados e discussões

Inicialmente constatou-se que a criação na malha é quase nula na empresa, sendo que a maioria dos looks é enviada, já pronta, pelas lojas de departamento, assim a criação atua mais fortemente para o segmento jeans. Dessa forma, nessa pesquisa, optou-se pela análise metodológica do desenvolvimento de produtos da marca que confecciona jeanswear.

Por meio da análise realizada na marca que produz artigos em jeans, houve alguns apontamentos, como por exemplo, de que a empresa não possui nenhuma metodologia para o desenvolvimento de produto, mais especificamente na área da criação. O veículo utilizado como fonte de pesquisa para o aprimoramento do ato criativo e consequentemente o ato de construção da coleção é baseado em pesquisas em revistas nacionais e, principalmente, na internet, no site de moda “Use Fashion”, entretanto por meio da entrevista e da observação do processo de desenvolvimento da coleção houve a percepção de que existe a utilização da cultura da cópia para a concepção dos produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (207.2 Kb)   docx (955.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com