TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL: Um Estudo De Caso Em Uberlândia

Ensaios: IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL: Um Estudo De Caso Em Uberlândia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  7.170 Palavras (29 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 29

IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL: um estudo de caso em Uberlândia

Luana Oliveira Barbosa

Wyuk Ramos

Resumo: O presente estudo partiu do seguinte questionamento: Quais os principais fatores causadores de acidentes nas empresas do setor de construçao civil da cidade de Uberlândia (MG) no periodo de 2006 a 2009? Esta pesquisa utiliza a pesquisa bibliográfica e dados secundários com os índices de acidentes ocorridos na cidade de Uberlândia entre os anos de 2006 a 2009. Além disso, demonstra que, no Brasil, a despeito dos esforços provenientes da ação fiscalizadora dos órgãos governamentais, das campanhas de prevenção de acidentes, com representantes do governo, empregados e empregadores, a ocorrência de acidentes do trabalho continua elevada em relação aos índices encontrados em outros países, o que causa inúmeros problemas sociais e econômicos.

Palavras-chave: acidentes no trabalho; segurança no trabalho; setor de construção civil

INTRODUÇÃO

Acidentes de Trabalho (AT) se constituem em problema de saúde pública em todo o mundo, por serem potencialmente fatais, incapacitantes e por acometerem, em especial, pessoas jovens e em idade produtiva, o que acarreta grandes consequências sociais e econômicas. Considerando que, no Brasil, grande massa de trabalhadores em situação de informalidade das relações contratuais tende a elevar-se para a condição de subnotificação acidentária, essa situação se agrava pelo fato de a população ser formada ainda por uma grande parcela de pessoas desconhecedoras de seus direitos. Por não conhecerem esses direitos, os trabalhadores acabam admitindo a culpa pelos AT, e não procuram atendimento à saúde ou, quando o fazem, omitem esse problema e o relaciona ao trabalho.

A indústria da construção civil apresenta elevados índices de trabalhadores vinculados às obras de edifícios e de grandes estruturas, tais como: usinas hidrelétricas, pontes, viadutos, metrôs e torres de telecomunicações. E considerando que no setor de construção civil é relevante a possibilidade de um trabalhador se acidentar, adoecer e mesmo morrer; nota-se a existência de riscos que variam de acordo com a inserção do funcionário nos diferentes processos de trabalho.

Mesmo em países mais desenvolvidos, apesar das consideráveis melhorias apresentadas nas últimas duas décadas no que se refere às questões da segurança do trabalho, o setor da construção civil permanece com desempenho bastante inferior às demais indústrias.

Desta forma, o presente estudo foca-se na área de gestão de pessoas.

1.1 - JUSTIFICATIVA

A presente pesquisa justifica-se, pois, no Brasil, a despeito dos esforços provenientes da ação fiscalizadora dos órgãos governamentais, das campanhas de prevenção de acidentes, com representantes do governo, empregados e empregadores, a ocorrência de acidentes do trabalho continua elevada em relação aos índices encontrados em outros países, causando inúmeros problemas sociais e econômicos.

A partir do conhecimento sobre a prevenção, o trabalhador desenvolve suas funções com motivação e satisfação, além de sentir-se valorizado como ser humano. Essa medida ajuda no crescimento da empresa através da melhoria na qualidade da produtividade, o que acaba também beneficiando o empregado pelo seu desempenho e perspectiva na melhoria de sua qualidade de vida.

Assim, surge a importância de prevenir o acidente do trabalho nas relações entre empregador e empregado, uma vez que cabe à sociedade a garantia da saúde do trabalhador, que fica impossibilitado de realizar suas funções laborais, bem como de indenizá-lo pelos acidentes ocorridos no transcorrer do trabalho.

1.2 OBJETIVOS

1.2.1. Geral

Analisar a importância da prevenção de acidentes no setor de construção civil, na cidade de Uberlândia, no período (2009 a 2011).

1.2.2. Específicos

a) Entender alguns aspectos pertinentes a segurança do trabalho e acidentes de trabalho;

b) Verificar o que a literatura demonstra sobre gerenciamento da segurança do trabalho nas organizações e atos inseguros;

c) Analisar os índices de acidentes no setor de construção civil;

d) Propor alternativas para redução dos índices de acidentes nas edificações das construções civis, tendo como base a análise da legislação pertinente ao assunto.

1.3. PROBLEMATIZAÇÃO

A indústria da construção civil apresenta elevados índices de trabalhadores vinculados às obras de edifícios e de grandes estruturas, tais como: usinas hidrelétricas, pontes, viadutos, metrôs e torres de telecomunicações. Considerando que no setor de construção civil é relevante a possibilidade de um trabalhador se acidentar, adoecer e mesmo morrer; nota-se a existência de riscos que variam de acordo com a inserção do funcionário nos diferentes processos de trabalho.

Mesmo em países mais desenvolvidos, apesar das consideráveis melhorias apresentadas nas últimas duas décadas no que se refere às questões da segurança do trabalho, o setor da construção civil permanece com desempenho bastante inferior às demais indústrias.

Diante o exposto, questiona-se: Quais os principais fatores causadores de acidentes nas empresas do setor de construçao civil, da cidade de Uberlândia no período de 2009 a 2011?

Em princípio, tem-se três fatores que são os principais causadores de acidentes:

a) Condições inseguras, inerentes às instalações, como máquinas e equipamentos;

b) Atos inseguros, entendidos como atitudes indevidas do ser humano;

c) Eventos catastróficos, como inundações, tempestades, etc.

Hipoteticamente, nota-se que os acidentes do trabalho, além das consequências altamente negativas no que se refere ao aspecto humano, dado o sofrimento do acidentado em si, apresentam também impactos econômicos relevantes, decorrentes dos prejuízos que atingem ao trabalhador, a empresa e a sociedade, podendo constituir um obstáculo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com