TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SOBRE O ARTIGO “ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM OU APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL” - Autora: Yeda Swirski de Souza

Por:   •  12/8/2017  •  Resenha  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE SOBRE O ARTIGO

“ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM OU APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL”

Autora: Yeda Swirski de Souza

O artigo explana as perspectivas de desenvolvimento e melhoramento de métodos de aprendizagem organizacional, reputando realidades culturais e sociais. Discorre também, que a atividade da aprendizagem organizacional não se limita meramente as ideologias do autor Peter Senge, em seu livro A quinta disciplina, podendo utilizar outros métodos para aprendizagem. Aponta dois cenários diferentes que se destacaram como oportunidades de aprendizagem organizacional: 1) reuniões de trabalho em uma empresa de telefonia; 2) feiras setoriais, na ideia de um cluster coureiro-calçadista.

Devido ao desenvolvimento constante da tecnologia, as mudanças organizacionais são contínuas, refletindo na disseminação constante da aprendizagem e aperfeiçoamento, ocasionando a necessidade de se modernizar para competir. O fato de se manter estagnado, sem se desenvolver, sem evoluir conforme a atualidade ocasionaria a falência, demissões, entre outras consequências mais graves.

Peter Senge possui notório conhecimento administrativo, mas nem toda empresa pode seguir suas ideias, tendo em vista que devem ser relevadas as questões culturais e sociais de cada região, e também, modelos mentais e liderança devem ser salientadas. Deste modo a ideia de seu livro pode ser afastada. Isto posto, a organização em si, deve buscar entender suas dificuldades e obter a resposta para resolvê-los.

A aprendizagem organizacional se torna um desafio constante, tendo em vista que sempre que surgir uma novidade, causará um transtorno no aprendizado anterior, fazendo com que haja um novo equilíbrio para o novo conhecimento. O conhecimento de oportunidades de aprendizagem organizacional permite estabelecer estratégias de intervenção voltadas a favorecer processos de aprendizagem.

As reuniões de trabalho e feiras setoriais, são oportunidades de aprendizagem organizacional e só serão realmente efetivadas na organização se todo o conhecimento adquirido seja anotado e repassado para todos.

A leitura do artigo nos mostra que a organização não deve se prender somente a um modelo, e que pode equilibrar as ideias da literatura com as novas ideias que podem surgir diante dos diversos elementos. Esta por sua vez, deve tirar proveito das oportunidades que aparecerem e aprender com elas, e desta forma, repassar sempre que possível este novo conhecimento para os seus funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com