TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola E Aprendizagem: Aprendizagem E Inclusão

Por:   •  13/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.001 Palavras (9 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 9

      Parceria entre escola, família e sociedade.                                                    

                                                                                  Eliene de Souza de Santana1

                                                                                  Elenice Santana Neves1                 

                                                                                              Gracileide dos Anjos Silva Oliveira1

                                                                                              Vinicia Ferreira Rodrigues1

                                                                                              Tutora: Cleidjane Rodrigues Barbosa Oliveira2

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste artigo é compreender as relações entre escola, família e sociedade no processo de escolarização sendo a família a primeira instituição onde a criança recebe os primeiros estímulos e formas de educação. É no convívio familiar que se dá o processo de socialização, e em especial, por meio das práticas educativas, desenvolvidas com a finalidade de transmitir hábitos, valores, crenças e conhecimentos. A parceria da família no desenvolvimento das atividades escolares de seus filhos demonstra que o esforço e a valorização que destinam a educação é um dos principais meios de ascensão social e tornando-se um forte incentivo aos seus filhos.

Contudo desta forma notamos a quão valiosa é o papel da família na formação educativa da criança e no social. A busca constante pelo sucesso escolar leva muitos educandos a enfrentar dificuldades no ambiente escolar, em muitos casos devido à falta de aprendizagem e prioridade de excelência na educação básica, há uma complexidade muito grande no tema família e escola, mas sabemos que é de suma importância essa parceria no desenvolvimento educacional da criança, no acompanhamento da escolaridade não apenas no ambiente escolar, como também no contexto familiar.

A escola e a família precisam juntas, buscar oferecer a criança um ambiente saudável, estimulando, assim uma aprendizagem de qualidade. Para que ocorra isso é preciso cada vez mais uma ligação entre família e escola. Elas precisam estar juntas, ajudando a preparar um futuro de qualidade para onde quer que a criança passe como cidadão tenha, respeito, equilíbrio, que possa recriar a paz, reduzir a violência, e assim viverem num mundo em transformação.

É de suma importância que a escola defina projetos para trazer a família a participar ativamente da vida escolar do aluno, assim, elas serão parceiras ativas no processo ensino aprendizagem. Sabemos que, com a modernidade da sociedade as famílias são compostas por vários núcleos familiares, com pais, mães, filhos, casais separados, mãe solteiras, união homossexuais, pais adolescentes de todo tipo. Muitos pais precisam saber e entender que educar é ajudar no desenvolvimento cognitivos, no crescimento, portanto o desenvolvimento físico e psicológico depende muito do convívio familiar, com isso a escola deve criar uma ponte com as famílias e com essa aproximação possibilita a todos um diálogo antes considerado difícil. Esse dialogo é visando aproximar as duas instituições, quanto maior for a interação, melhor será o resultado na aprendizagem, cognitiva, física e social da criança.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Neste trabalho o objetivo é compreender as relações entre escola, família e sociedade, no processo de escolarização, influenciando na formação do sujeito e cidadania. Abordaremos o papel fundamental da Educação nesse processo, onde não poderemos esquecer que ela não é responsável sozinha para tal formação e sim um dos pilares. Devemos acreditar nos papéis que cada um deve se cobrir dentro do âmbito escolar e social, portanto, os pais e escola devem estar em sintonia constantemente com o objetivo do pleno desenvolvimento do aluno. A ligação entre família e escola abre dimensões para o desenvolvimento da criança, possibilitando e ampliando o processo de aprendizagem, assim, a oportunidade será dada ao aluno em vivenciar experiências no convívio familiar e educativas na escola.

“É de grande importância que a escola mantenha interação com a família de seus alunos, pois com a interação da família no ambiente escolar, os alunos se sentem mais seguros e participativos.” ( CASTRO, REGATTIERI, 2009, p.33)

Essa educação partilhada constrói o caráter do cidadão que buscamos ter em nossa sociedade, pois a educação passa pela família e depois pela escola. Desse modo a parceria entre escola e família é fundamental para o desenvolvimento, habilidades e competência, ou seja, tudo o que é necessário para que se forme um cidadão consciente com conhecimentos de seus direitos e deveres.

O artigo 205 da constituição federal de 1988 diz:” a educação, direito de todos e dever do estado e da família será promovida incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno o desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (art.205/1988). Ou seja, esta parceria além de fundamental para o bom processo de educação se desenvolva, está prevista em nossa Constituição. Por isso, a escola precisa trazer a família para a sua rotina e consequentemente as demandas sociais virão a ser absorvida neste contexto, pois, escola e família, suportam e preparam as crianças para viver em sociedade observando tentando as suas necessidades. Ressalta a autora Szymanzki o objetivo da família e da escola:

O que ambas as instituições têm em comum é o fato de prepararem os membros jovens para sua inserção futura na sociedade e para o desempenho de funções que possibilitem a continuidade da vida social. Ambas possuem um papel importante na formação do individuo e do futuro cidadão. (SZYMANZKI,2003, p.98)

Este fato merece muita atenção, quando se refere a pesquisas direcionadas as famílias e escola. Ela não significa que quais quer pesquisas, devem ser desconsideradas muito pelo contrário, é através delas que identificamos as características que ajudam a identificar os multiculturalismos   considerando cada realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (480.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com