TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO CORRETA DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO DA QUALIDADE GARANTEM OS RESULTADOS ESPERADOS E SEUS BENEFICIOS PARA AS ORGANIZAÇÕES.

Por:   •  13/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.296 Palavras (14 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

Procurou-se expor através deste trabalho, alguns pontos mais relevantes em consideração a evolução da Gestão de Ferramentas e da Gestão de Qualidade, onde se evidência a metodologia da gestão e suas principais ferramentas que auxiliarão na busca da qualidade nas empresas. Através das pesquisas com revisões bibliográficas de artigos na Internet e pesquisa aplicada em administração procura-se descrever de modo claro e objetivo a ideologia de cada técnica, possibilitando um entendimento descomplicado e rápido. A gestão de qualidade procura sempre a satisfação dos clientes e qualificar os colaboradores, como estamos em constante batalha por um mercado melhor e com modificações constantes, devemos estar sempre atentos as imposições do mesmo. A amplificação da competitividade onde as concorrências muitas vezes são antiéticos, evolução tecnológica, disputa por recursos insuficientes, alterações drásticas no modo de gerenciar as organizações, os clientes se tornando mais exigentes e com a variação de produtos no mercado disponibilizado, a Gestão de Qualidade é a chave do sucesso.

Palavras-chave: Gestão de Qualidade, Ferramentas de Gestão de Qualidade, cliente.

INTRODUÇÃO

As empresas vêm procurando sempre priorizar suas técnicas e resultados, estando de modo direto relacionado com a gestão de qualidade, a meta de qualquer empresa é o sucesso, as organizações são integrantes heterogêneos que interagem e são dependentes, existe a necessidade de um planejamento, organização, gerenciamento dos recursos de modo eficaz e eficiente, através dos métodos e ferramentas adequadas.

No Capítulo I será descrito as melhores condições de um trabalho adequado através de custos reduzidos e atendimento ao cliente com produtos e serviços de acordo com suas perspectivas.

No capítulo seguinte, iremos relacionar algumas das ferramentas que auxiliam na gestão de qualidade, onde poderemos descrever como se utilizar os oito passos que possibilitem o sucesso da empresa, e o atendimento adequado ao cliente para sua satisfação plena.

Já no ultimo capítulo estaremos relacionando gerenciamento x condições de trabalho qualitativo, implantação de projetos que terão como finalidade criar um time de trabalhado com capacidade de atender seus clientes com qualidade e ter um retorno de mercado sobre o investido.

Por fim haverá o fechamento do tema com a conclusão de acordo com a compreensão e conhecimento apreendidos durante o trabalho.

1. GESTÃO DA QUALIDADE

De acordo com Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Norma Brasileira (NBR) ISO 9000 (2005) "para conduzir e agir com sucesso uma organização, é necessário dirigi - lá e controlá-la de maneira transparente e sistemática", podemos entender que se uma empresa mostrar clareza em todos os setores, terá sua sobrevivência e sucesso no mercado de trabalho.

Segundo Caulliraux, et al. (2008)

Diversos Modelos de Referência estão disponíveis (ISO 9001:2000, MEG FNQ, etc.) para auxiliar as organizações, que apesar de significarem um ponto de partida para as organizações, necessitam da construção de soluções específicas, de uma forma articulada, em um Modelo de Gestão

(CAULLIRAUX et al 2008, p.1).

A competitividade não pode ser simplesmente fixadas no mercado, deve haver uma gestão de qualidade, que visa à redução dos custos, aumento da produtividade e principalmente procurar satisfazer os clientes, com isso se compreende que, para ter o melhor perante o mercado e garantir o sucesso é necessário ter um custo reduzido e produtos de qualidade.

Foram estabelecidos pela ISO 9000 oito princípios que auxiliam na trajetória e organização de uma empresa que garanta o funcionamento perfeito: Foco no cliente; Liderança; Envolvimento de pessoas; Abordagem de processo; Abordagem sistêmica para a gestão; Melhoria contínua; Abordagem factual para tomada de decisão e benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.

No entanto, conforme a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), para o sucesso de uma empresa é necessário adotar os seguintes princípios: Pensamento sistêmico; Aprendizado organizacional; Cultura de inovação; Liderança e constância de propósitos; Orientação por processos e informações; Visão de futuro; Geração de valor; Valorização das pessoas; Conhecimento sobre o cliente e o mercado; Desenvolvimento de parceira e Responsabilidade social.

Quando se aplica os dois princípios ISO 9000 e FNQ, grandes melhorias são alcançadas para o sistema e artefatos/atividades, baixo custos e crescimento da produção, através desse conjunto a empresa será mais competitiva perante o mercado, auxiliando o fortalecimento da credibilidade da empresa, distinção do público e adequação as alterações e maior possibilidade de uma desempenho plena.

Desde a pré história, existe a preocupação do homem com relação à qualidade, quando passou a produzir. De acordo com Mello (2011) , são divididas em quatro as eras fundamentais referente à evolução da qualidade:

- Processo de Inspeção; Controle Estatístico da Qualidade; Garantia da Qualidade; Gestão da Qualidade Total.

Através da combinação de diversos especialistas, formaram-se alguns conceitos em comum: a não qualidade gera retrabalhos, desperdícios e custos; prevenir defeitos é melhor do que remediá-los; o chão de fábrica não é o responsável pela falta de qualidade; a qualidade deve ser planejada; deve integrar todos os colaboradores da empresa; e o cliente é o foco fundamental a ser considerado.

Mediante os pontos estabelecidos manifestaram-se algumas técnicas e ferramentas para conseguir o efeito almejado.

1.1. Metodologia de Gestão

De acordo com Bravo (2003)

É através do método que se consegue alcançar o propósito, não é simplesmente ter um foco aplicá-lo para se conseguir o sucesso, esse procedimento é decorrente dos processos de elaboração, da natureza prática humano no mundo, processo de conhecimento e da compreensão da prática educativa numa determinada sociedade (BRAVO 2003) .

Para Campos (1999) , todo processo de determinações de metas devem ser estudadas e planejadas de acordo com a organização, e que as necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com