TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS CONTÁBEIS, FINANCEIROS E ESTATÍSTICOS DO BANCO DO BRASIL S.A.

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  17.861 Palavras (72 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 72

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III – PIM III

 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS CONTÁBEIS, FINANCEIROS E ESTATÍSTICOS DO BANCO DO BRASIL S.A.

Nome: Clemerson Willian Alves

RA: 1519265

Nome: Renata Javarotti Soares

RA:1501614

Nome: Denise Manzoni Pereira

RA: 1523991

Curso: Superior Tecnológico em Processos Gerenciais

Semestre: 1º Semestre

Polo: Ibitinga-SP

Local: SÃO PAULO

Ano: 2015

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II – PIM II

 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS CONTÁBEIS, FINANCEIROS E ESTATÍSTICOS DO BANCO DO BRASIL S.A.

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Pré requisitos para aprovação nas disciplinas de Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada do Curso: Processos Gerenciais

Local: SÃO PAULO

Ano: 2015

ÍNDICE

1.    Resumo:......................................................................................................4 2.    Introdução:.....................................................................................................6

3.    Desenvolvimento:..........................................................................................7

  3.1. Contabilidade:.............................................................................................7

   3.2: Fundamentos da Gestão Financeira:.......................................................17

   3.3: Estatística Aplicada:.................................................................................21

4.    Gestão Ambiental:.......................................................................................25

5.    Conclusão:...................................................................................................28

6.    Referências Bibliográficas:..........................................................................29


RESUMO

Esse trabalho é a realização de uma análise da organização Banco do Brasil. Baseado nos conceitos e cálculos das matérias: Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada. O foco principal foi à importância das três matérias no funcionamento e desenvolvimento das organizações. As análises dos Demonstrativos contábeis, os métodos estatísticos que aprimoram nas tomadas de decisões e a importância do papel do gestor financeiro, o planejamento financeiro como base para decisões futuras.

Palavras-chave: contabilidade, fundamentos, gestão financeira, estatística, gestão de custo, organizações.

ABSTRACT

        This work is to carry out an analysis of the organization Banco do Brazil . Based on the concepts and calculations of subjects: Accounting , Financial Management Fundamentals and Applied Statistics . The main focus was the importance of the three materials in the operation and development of organizations . The analysis of financial statements , statistical methods that improve the decision making and the importance of the role of financial manager , financial planning as a basis for future decisions.

        Keywords: accounting, foundations , financial management , statistics, cost management, organizations


INTRODUÇÃO

O trabalho aqui apresentado tem como objetivo abranger as disciplinas do curso de Gestão: Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada.

A empresa escolhida foi o Banco do Brasil S.A.

O Banco do Brasil S.A. é uma instituição financeira brasileira, constituída na forma de sociedade de economia mista, com participação da União brasileira em 68,7% das ações.

O Banco do Brasil foi o primeiro banco a operar no país, em 1808. Em 2009, consolidou sua posição como o maior banco brasileiro em ativos (R$ 708,5 bilhões) e o maior da América Latina. Conta com uma ampla rede de agências no Brasil (17,9 mil pontos de atendimento em 3,5 mil municípios) e no exterior (presente em mais de 23 países) e uma robusta base de clientes (52,7 milhões). É um dos principais parceiros do Governo Federal nas implementações de políticas públicas e ações voltadas para o desenvolvimento social e econômico do país, atuando em todos os segmentos da indústria bancária. Os assuntos relacionados à responsabilidade sócio ambiental permeiam todas as áreas do Banco do Brasil, tanto em nível estratégico, como em nível tático e operacional.

No primeiro capitulo é abordado a contabilidade, relatando as demonstrações contábeis, através do seu balanço patrimonial e demonstração do resultado, podendo assim, fazer análise importantes para tomadas de decisões.

No segundo capitulo, será apresentado como funciona a Gestão Financeira dentro da organização, identificando a estrutura organizacional e as preocupações da administração.

        No terceiro capitulo, mostra a aplicabilidade de dados estatísticos dentro da organização, que serão apresentados através de gráficos. Por isso é de extrema importância a disciplina de Estatística Aplicada.

  1. CONTABILIDADE

A contabilidade é extremamente importante dentro da organização, pois é uma ciência que estuda e pratica as funções de orientação, registro e controle do patrimônio de qualquer entidade. Uma definição simples de patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados às entidades.

As informações geradas pela contabilidade são muito importantes nas tomadas de decisões, por meio delas a organização faz uma análise sobre a situação real da entidade.

“A contabilidade é a ciência que organiza, em demonstrações padronizadas, dados referentes à situação patrimonial, financeira e econômica das entidades” segundo Cruz (2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.4 Kb)   pdf (428.7 Kb)   docx (57.8 Kb)  
Continuar por mais 71 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com