TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS- empresa Lopes Transportadora Turística Ltda

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.486 Palavras (18 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

O Programa de APS (Atividades Práticas Supervisionadas) é realizado pelos alunos do curso de graduação em Administração de Empresas, da Universidade Paulista (UNIP).

A APS tem como objetivo geral propiciar aos alunos uma fundamentação prática dos conceitos teóricos explorados na disciplina de evolução do pensamento administrativo de uma determinada empresa (geralmente de pequeno ou médio porte).

Os participantes desse grupo realizarão uma análise de como a empresa de médio porte Lopes Turismo administra seu relacionamento com os clientes da “geração smartphone”. Em busca de promover uma visão integrada das disciplinas, desenvolverem trabalho em equipe, inserindo-os nas práticas administrativas da empresa.

Os objetivos desse APS são: contribuir para a compreensão de que as organizações, enquanto sistemas dinâmicos necessitam da aplicação de conceitos adequados; advindo da evolução administrativa; como o bom relacionamento com os clientes, para que sua sobrevivência seja garantida.

A principal metodologia utilizada pelo programa é:

Entrevistas realizadas com os colaboradores da empresa para fazer um levantamento das informações e suas sugestões de melhoria. O questionário foi baseado no roteiro de conteúdo da APS.

1. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

1.1 Apresentação da empresa

Trata-se de empresa privada, de médio porte (segundo os critérios do BNDES), com faturamento de aproximadamente R$ 16 milhões e cuja denominação é Lopes Transportadora Turística Ltda, inscrita no CNPJ nº 64.758.998/0001-70 e Inscrição Estadual nº 117.148.220-111.

Fundada em 23 de outubro de 1990 como Hudson Agência de Turismo e Fretamento Ltda; a empresa efetuou a troca de sócios, alteração no contrato social e razão social em 13 de agosto de 2002 para Puertas Transportadora Turística Ltda. Em 28 de março de 2005 foi efetuada novamente a troca de sócios e razão social na qual está até hoje.

Possui escritório localizado na Rua dos Caris, nº 102, Balneário São Francisco São Paulo/SP Cep:04473-090 e Garagem localizada na Rua do Bagres, nº 103, Balneário São Francisco São Paulo/SP Cep:04473-080. E atua no ramo de Transporte e Turismo, sejam para linhas fretadas, excursões, passeios escolares, clubes, igrejas, Indústrias (transporte de funcionários, eventos em gerais).

A empresa possui seguro para passageiros, terceiros, bagagens e obrigatório. Registrada em todos os órgãos de fiscalização: Antt, Artesp, Emtu, Emdec, Sptrans e Ministério do Turismo.

A frota é composta por ônibus e micro-ônibus tipo executivo e super executivo, equipado com ar-condicionado, som CD, DVD, TV, internet Wifi, geladeira elétrica, água mineral, Micro fone e WC.

Um dos serviços diários que a empresa presta na grande São Paulo são os fretamentos diários como: Linha 01 - São Paulo para Jundiaí - Louveira - Vinhedo - Valinhos – Campinas, Linha 02 - Bairro do Limão X Sabará, Linha 03 - Pedreira X Pinheiros, Linha 04: São Paulo x Atibaia x Campinas, CPFL, CPQD e Unicamp, Linha 05 - São Paulo para Polvilho - Cajamar - Jordanésia - Centro de Jundiaí - Distrito Industrial - Direto pela Rodovia Anhanguera, Linha 06 - São Paulo X Santos - Ponta da Praia.

E ainda realiza fretamentos eventuais para qualquer outra ocasião que for necessário. A empresa ainda realiza pacotes de viagens nacionais como para a Bahia e Pernambuco nos meses de julho e dezembro, tendo como as principais cidades do destino: Vitória da Conquista, Poções, Feira de Santana, Serrinha, Tucano, Paulo Afonso, Garanhuns, Lajedo, Cachoeirinha, São Caetano, Caruaru, Riacho das Almas, Agrestina, Cupira, Panelas e Jurema. Além de viagens mensais para a Aparecida do Norte.

1.2 Força de trabalho

Conta com aproximadamente 10 funcionários, sendo a maioria em regime de CLT e alguns como prestadores de serviço, todos são motoristas capacitados conforme a lei.

A parte administrativa, de departamento pessoal, de compras, jurídico, financeiro é feita pelo próprio dono da Lopes Turismo.

1.3 Produtos e clientes

Seu principal serviço é o fretamento de ônibus, micro-ônibus de primeira qualidade, além dos pacotes de viagens.

Atualmente sua frota é composta por 9 ônibus e 1 micro-ônibus todos os ônibus são equipados com: bancadas soft rodoviário para acomodar um maior número de passageiros e ainda assim proporcionar todo conforto necessário. Ainda conta com poltronas com acessibilidade para deficientes físicos, sistema de ventilação, sistema de áudio e vídeo, internet wifi, tomadas para carregadores de celular e notebooks, geladeiras, WC e amplo espaço/capacidade dos bagageiros.

Seus principais clientes são os passageiros individuais que utilizam os fretamentos diários, o colégio Adventus, colégio Zampieri, colégio Piaget, colégio Advir que fazem excursões.

1.4 Principais concorrentes da organização

O ramo de fretamento na grande São Paulo é bem concorrido, pois tem diversas empresas no mesmo segmento como: Kuba Turismo, Turismo Pavão, Viação Santo Ignácio, Viação Cometa, Jumbo turismo, Leads Transportes, Turismo Santa Rita entre outras.

1.5 Principais insumos

Se tratando de serviço de transporte o principal matéria prima é a mão de obra dos motorista. Além de contar com alguns fornecedores de água mineral, peças para manutenção dos veículos e também conta com gastos expressivos com o diesel.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

2.1 Clientes: Definições e Entendimento

De acordo com Silva e Azevedo (2011) “Cliente significa muito mais do que comprador ou consumidor”. (Silva e Azevedo, 2011 , P. 1)

 “Cliente aquele que é o destinatário de um produto, entendendo-se como produto o resultado de um processo e entendendo-se como processo um conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam entradas em saídas.” (Silva e Azevedo, 2011 , P. 2)

Porem existe diversos tipos de clientes, os clientes intermediários, clientes finais, clientes individuais, clientes coletivos, clientes internos e externos. Além dos tipos de clientes cada um dele tem o seu papel.

Segundo Silva e Azevedo 2011 a definição para os tipos de Cliente: “São clientes intermediários todas as unidades produtoras que adquirem os produtos para revenda, transformação ou distribuição gratuita” (Silva e Azevedo, 2011, P. 3)

“Cliente final são os destinatários dos produtos (mercadorias ou serviços). O grupo principal dos clientes finais é formado pelas pessoas, pelas unidades familiares ou por empresas.” (Silva e Azevedo, 2011, P. 4)

“Cliente individual é aquele cujas necessidades e desejos podem ser identificados ou atendidos individualmente” (Silva e Azevedo, 2011, P. 5)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (197.6 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com