TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO A ROTATIVIDADE NAS EMPRESAS

Por:   •  13/6/2015  •  Artigo  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 5

ARTIGO

A ROTATIVIDADE NAS EMPRESAS

RODRIGUES,LUCILENE LOPES SILVA - Graduando em Administração pela fapepe - Faculdade

Presidente Prudente.

RESUMO

O presente artigo procura esclarecer algumas dúvidas de um tema bastante discutido e decisivo na vida das organizações, e que também acontece com grande frequência, muitas vezes sem que as organizações saibam o por que. A rotatividade de pessoas nas organizações é um acontecimento frequente, que gera alguns problemas, como por exemplo, menor qualidade no produto e do atendimento ao cliente, relacionamento não muito agradável entre colegas de trabalho, entre outros, no que sempre resultam em danos financeiros para a empresa. A administração de recursos humanos é o principal responsável pelo bom desenvolvimento e desempenho das organizações. Um dos procedimentos de extrema importância no qual o recursos humanos deve se atentar e na integração do recém contratado,importante para o novo funcionário,conhecer sobre a empresa,seus produtos e colegas de trabalho,a avaliação do desempenho de cada profissionais, seja ele, recém contratado ou com alguns anos de empresa,interessante para que cada um saiba seu desempenho,treinamento é uma das maneiras de conquistar o funcionário,item muito importante para desenvolver um grande colaborador e ao mesmo tempo manter ele na empresa,e isso também manterá o funcionário sempre entusiasmado e com um bom índice de produtividade.

Palavras-chave: rotatividade, seleção de pessoas e treinamento.

INTRODUÇÃO

A rotatividade de pessoal, também conhecida por turnover, está relacionada com a saída de funcionários de uma organização. As razões para o desligamento podem ser diversas;os indivíduos podem solicitar sua demissão por descontentamento com alguma política da empresa, falta de motivação ou em busca de uma melhor colocação profissional.Assim como a empresa também pode buscar por profissionais mais capacitados para integrar seu quadro de funcionários.

O profissional da área de gestão de pessoas que tenham por objetivo reduzir o seu índice de rotação de pessoal deve analisar todo o processo de recrutamento, seleção, treinamento, motivação.

A ROTATIVIDADE NAS EMPRESAS

Sabe-se que o alto índice de rotatividade é prejudicial para as organizações, porem, qual seria a relação desse índice com a dificuldade em atingir os resultados desejados ou o sucesso.

Spector (2010) apud Silva et al (2013.p.24), afirma que quando a rotatividade se torna excessiva a forca de trabalho da organização pode se tornar inexperiente e destreinada, resultando em ineficiência e dificuldades na consecução dos objetivos organizacionais.

Segundo Chiavenato (2009, p.40) o termo rotatividade é utilizado pelo intercambio de pessoas entre a organização e o ambiente, é definido pelo numero de pessoas que saem e entram nas empresas. Para ele, a rotatividade é expressa em índices mensais ou anuais para permitir comparações, seja para desenvolver diagnósticos,promover providencia ou ainda com caráter produtivo. ¨segundo Chiavenato (2009, p.40).

Alguns fatores contribuem com o índice de rotatividade nas organizações e as razoes para o desligamento podem ser diversos. Do lado da empresa, as demissões são devidas a variação econômica, mudanças tecnológicas, reestruturação do quadro e outros fatores.

Do lado do funcionário, os pedidos de demissões decorem do despontamento com alguma política da empresa, falta de motivação, falta de treinamento, busca de melhores salários, melhor colocação profissional ou ate mesmo por motivos pessoais como mudança de município ou problema de saúde.

Para Chiavenato (2009, p.42) existem dois tipos de rotatividade,são elas: rotatividades provocadas pelas pessoas e rotatividade provocadas pela organização. Para o autor,

Rotatividade provocada pelas pessoas: quando os desligamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com