TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ATIVIDADES DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  2/6/2020  •  Abstract  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades

1) Segundo o texto, quais seriam as três principais etnias que contribuíram para a formação do povo brasileiro?

Os índios (povos nativos), brancos (sobretudo portugueses) e os negros africanos (escravos).

 2) Quais foram os grupos de imigrantes que contribuíram para a formação do nosso povo? De quais continentes vieram?

Com o desenvolvimento da cultura do café e a proibição da entrada de escravos no Brasil, muitos italianos vieram trabalhar nas fazendas de café de São Paulo. Depois, alemães, espanhois, portugueses, japoneses, sírios, libaneses e tantos outros povos chegaram aqui, contribuindo para a formação do povo brasileiro.

 3) Qual foi a principal mão de obra, utilizada na cafeicultura, após a abolição ou a proibição da entrada de novos escravos no Brasil? Onde foi cultivado esse produto agrícola?

Italianos em São Paulo 

4) Qual produto agrícola e qual produto mineral utilizou a  mão de obra escrava africana? Onde estavam localizados no território brasileiro?

Os negros africanos foram trazidos para trabalhar como escravos nas plantações de cana-de-açúcar (na Zona da Mata Nordestina, no litoral), na mineração (Minas Gerais) e nas lavouras de café (São Paulo e Paraná). 

 5) Explique o termo “miscigenação”.

Miscigenação é o processo gerado a partir da mistura entre diferentes etnias. Os seres humanos miscigenados apresentam características físicas típicas de várias "raças".

O indivíduo que nasce a partir da miscigenação étnica (que ainda pode ser chamada de mestiçagem ou caldeamento) é considerado mestiço.

Do ponto de vista mundial, a miscigenação é considerada a união entre as três principais etnias existentes no planeta: brancos, negros e amarelos (sendo que os indígenas estariam classificados neste último grupo).

Atualmente, estima-se que grande parte da população tenha algum grau de miscigenação, principalmente devido ao fenômeno da globalização, que facilitou a locomoção das pessoas entre os diferentes pontos da Terra.

6) Você saberia citar algumas contribuições dos povos indígenas e dos africanos na cultura do povo brasileiro? Se souber,  cite-as. Se não souber, faça uma pesquisa.

A influência africana pode ser vista nas músicas, religiões e manifestações culturais do povo brasileiro. A cultura negra é forte principalmente na região nordeste do Brasil.

O samba, principal ritmo brasileiro, tem grande contribuição e influência da cultura africana, sendo uma das primeiras adaptações dos cantos tribais dos primeiros escravos que chegaram ao Brasil.

A capoeira, um tipo de dança e luta de origem negra, foi proibida no Brasil por muitos anos, mas se tornou parte importante da cultura do país em 1930, sendo considerada nos dias de hoje como um esporte verdadeiramente nacional.

Na religião, a grande influência está no Candomblé, que teve origem na África.

Já na culinária, a cultura africana é vista em pratos como o vatapá, o acarajé, o caruru, a feijoada, o sarapatel, entre outros.

Agora, no que diz respeito à influência indígena, a herança cultural brasileira pode ser vista no folclore, nas lendas com personagens da floresta, no artesanato, no idioma, nas técnicas de plantio de baixo impacto ambiental, no conhecimento sobre as plantas e suas características medicinais e na alimentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (145.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com