TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTRIBUIÇÕES DA CONTABILIDADE PARA O SUCESSO DA EMPRESA

Por:   •  9/12/2022  •  Artigo  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 7

AS CONTRIBUIÇÕES DA CONTABILIDADE PARA O SUCESSO DA EMPRESA  

Iago de Oliveira Tofolo[1]

Talita Menezes Trindade2

Professor tutor externo 3

1.INTRODUÇÃO

Corroborando com o autor a Contabilidade Comercial também denominada como ramo da Contabilidade do estudo e controle do patrimônio das empresas comerciais, tem o propósito de promover dados sobre sua estrutura e as variações, acompanhado os resultados consequentes da atividade mercantil. Logo, entende-se que o contador possui o papel primordial como responsável por esse processo de controle (KOWALSKI, 2012).

Contabilidade é o setor responsável pelo patrimônio da organização, apresentando as variações quantitativas e qualitativas, registradas por meio de dados da natureza econômico-financeira que afetam o financeiro da empresa.

Todo procedimento que ocorre no patrimônio precisa ser registrado pela contabilidade, que possui a função de apurar os resultados dos demonstrativos com os valores de entradas e saídas. As organizações, de uma forma bastante ampla, são unidades sociais intencionalmente construídas e reconstruídas, a fim de atingir os objetivos específicos. Isso caracteriza que em organização há pessoas capazes de se comunicarem e que estão dispostas a contribuir com ações conjuntas (CHIAVENATO, 2009). 

Os planejamentos feitos por coletas de dados, trabalhando com transparência, e credibilidade buscando satisfazer as necessidades analisando os riscos e ganhos da organização. O demonstrativo contábil detalha as modificações ocorridas no saldo das disponibilidades da empresa em um determinado período, registrado por meio dos fluxos de recebimentos, os débitos, os pagamentos, o crédito da conta caixa. Sendo assim, a contabilidade é o dispositivo que acompanha todo o processo de desenvolvimento da organização apontando dos livros de registros, salários, pagamentos ICMS, INSS, FGTS, DAE, dos benefícios, faturamento, balanço.

Diante do exposto o artigo tem como objetivo compreender os impactos dos custos no crescimento da empresa, analisar as vantagens e desvantagens dos custos no desenvolvimento da estabilidade econômica da empresa.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O mundo vem sofrendo diversas transformações em múltiplos setores da organização e na sociedade provocadas especialmente pelo avanço das tecnologias, pela produção incessante de conhecimento, pelo crescimento desordenado da população e impactos ambientais, sociais e econômicos. Corroborando com as mudanças políticas, econômicas e sociais traçadas na era industrial. No mercado econômico, existem fases caracterizadas a cada período: a tecnologia representada pelos avanços da segunda revolução industrial, alteração nos sistemas monetários, crises financeiras, crescimento favorecido por estagnação, crises de liberalização setorial, novos fatores econômicos, mantendo as desigualdades estruturais, fechamento e abertura dos fluxos de pessoas e capitais (SILVA, 2016).

“A contabilidade, como ciência social aplicada, tem sua evolução paulatina na medida em que a sociedade e as organizações se desenvolvem e o homem tem a necessidade de aprimorar seus conhecimentos” (MARTINS, 2010, p. 19).

MILLER (1981, p.4) descreve o enfoque econômico como modelo de comportamento racional, tendo alternativas de ação através de uma decisão avaliada sistematicamente e coerente, optando pela melhor opção ciente das limitações do mundo real. Neste contexto, o gestor de preços realiza a análise racional das alternativas de preço e decide pela melhor oportunidade no processo decisório, através do comportamento intencional e sistemático.

Conforme Burch e Henry (1974) a definição de custo de oportunidade surgiu com Frederich Von Wieser (1851-1926) que foi aplicada na determinação do valor dos fatores de produção. Tendo como definição o valor de um fator de produção em qualquer situação como o seu custo de oportunidade, sendo tal custo de oportunidade definido como “a renda líquida gerada pelo fator em seu melhor uso alternativo”.

Bruni e Famá (2004, p. 25) pontuam que “os investimentos representam gastos ativados em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuros períodos”. Ficam temporariamente “congelados” no ativo da entidade e, posteriormente e de forma gradual, são “descongelados” e incorporados aos custos e despesas.

Ribeiro (2009, p. 18) em suas pesquisas conceitua os custos:

Define que os custos são os gastos incorridos na área de produção, ao passo que as despesas são os gastos incorridos nas áreas administrativa, comercial e financeira. Em relação aos custos, só integram o resultado aqueles utilizados na geração das receitas do período, uma vez que os custos incorridos no período, porém integrantes dos produtos não vendidos, permanecerão compondo os estoques de produtos acabados. Já em relação às despesas incorridas no período, algumas podem ser identificadas com determinadas receitas, como ocorre, por exemplo, com as comissões, com os tributos sobre vendas etc., ao passo que outras contribuem com a geração de receitas de forma global, não correspondendo especificamente à venda de determinado produto ou lote de produtos (RIBEIRO, 2009, p.18).

Marion (2004) afirma que a contabilidade auxilia a gestão a tomar decisões, por meio das informações coletas, registrando os eventos econômicos que surgem em uma empresa, pontuando e alterando as informações em relatórios contábeis. O autor discorre sobre a importância do papel do profissional contábil: na prestação de serviços de contabilidade terceirizada, assessoria contábil, consultoria contábil tradicional, tributária e gerencial (MARION, 2004).

Bilas (1976, p. 168) pontua que “O custo dos fatores para uma empresa é igual aos valores destes mesmos fatores nos melhores usos alternativos. Esta é a doutrina dos custos alternativos ou de oportunidade que o economista aceita quando fala de custos de produção”.

O autor corrobora que “O custo tem um significado muito especial em Economia, não apenas quando nos referimos à teoria da firma, mas também quando nos referimos à tomada de decisões do consumidor. O custo em economia significa apenas custo de oportunidade” (MILLER,1981, p.188).

A contabilidade de custos apresenta os dados para a contabilidade financeira e a gerencial. Elabora o planejamento para cumprir os objetivos da contabilidade financeira, fazendo um diagnóstico da empresa para proporcionar maior rentabilidade e melhor serviço através das coleta de dados dos custos sobre produtos, clientes, serviços, projetos e estratégias de negócios, sistemas operacionais, favorecendo aos objetivos de custeio para a contabilidade gerencial, através de estratégias e tomada de decisão com o uso de metodologia adequada ao controle de custos, estabelecendo estratégia de planejamento e processo decisório (SANTOS, 2018).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com