TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NORMAS TÉCNICAS

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.016 Palavras (9 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 9

NORMAS TÉCNICAS

Entende-se por “Norma Técnica” todo documento que, habitualmente, é elaborado por um órgão oficial, no qual se encontram estabelecidas diretrizes e/ou regras que visam o desempenho adequado de determinado processo, serviço ou material, seguindo determinados critérios previamente estabelecidos.

No Brasil, o órgão responsável pela regularização técnica é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, conhecida pela sigla ABNT, criada em 1940 visando fornecer a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro, sendo uma entidade privada e sem fins lucrativos e de utilidade pública.

Em nível mundial do tema, temos a Organização Internacional para Padronização ( conhecida pela sigla ISO ) que regulariza a padronização / normalização das normas de mais de 170 países.

O ordenamento dos órgãos oficiais reguladores obedece a seguinte precedência hierárquica:

* Norma internacional (ISO)

* Norma nacional

* Norma regional

* Norma organizacional

Dentro desse contexto, salienta-se que A Organização Internacional para Padronização (ISO) é a entidade internacional responsável pelo diálogo entre as várias entidades nacionais de normatização dentre os países nos quais está presente. Vale ainda informar que, quando não referendada determinada norma ( chamada Norma Mandatória ), esta não segue nenhum ordenamento jurídico.


Naquilo que tange as normas técnicas dentro do tema da Construção Civil padronizadas pela ABNT, temos atualmente no Brasil, 881 normas aprovadas, divididas entre os assuntos Viabilidade; Contratação e Gestão; Desempenho; Projeto e Especificação de Materiais e Sistemas Construtivos; Execução de Serviços; e Controle Tecnológico e Manutenção, sendo os temas distribuídos conforme segue na próxima pagina.

- 496 relacionadas a desempenho, projetos e especificação de materiais e sistemas construtivos;

- 306 relacionadas a controle tecnológico;

- 64 relacionadas à execução de serviços;

- 13 relacionadas à viabilidade, contratação e gestão;

- 02 relacionadas à manutenção.

Para conhecimento de tais, deve-se sempre que necessário consultar o site da ABNT para avaliar a fase atual em que se encontram as normas e a existência de outros incidentes no tema de interesse.

Em face do exposto, podemos concluir que a normalização / padronização de normas técnicas é de fundamental importância aos avanços tecnológicos em todos os setores, visto tal a atividade estabelecer diretrizes buscando alcançar, de modo geral, os seguintes objetivos:

- Economia: proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos.

- Comunicação: proporcionar meios mais eficientes na troca de informações entre fabricante e cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços.

- Segurança: proteger a vida humana e a saúde.

- Proteção ao consumidor: prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos.

- Eliminação de barreiras técnicas e comerciais: evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando assim, o intercâmbio comercial.

Em se alcançando tais objetivos, obtém-se uma organização do mercado, constitui-se uma linguagem única entre produtor e consumidor, uma efetiva melhora da qualidade de produtos e serviços, aumento das produtividades e, por consequência, promove o aumento da economia do país e o desenvolvimento da tecnologia nacional.

O processo de elaboração de uma Norma técnica pela ABNT é conduzido segundo procedimentos e conceitos definidos pelo Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (SINMETRO), do qual fazem parte o setor governamental e a iniciativa privada, além de contar também com princípios da OMC e da ISO, sendo todo o processo iniciado com uma demanda da sociedade, pelo setor envolvido ou mesmo dos organismos regulamentadores.

Complementando o paragrafo anterior, são os órgãos técnicos formados por Comissões de Estudo onde as Normas Brasileiras são desenvolvidas. A ABNT possui 55 Comitês Brasileiros e 04 Organismos de Normalização Setorial, os quais chamamos genericamente de Comitês Técnicos.

As etapas do processo de elaboração das Normas se dão da seguinte forma:

01) As Comissões de Estudo devem discutir e chegar ao consenso para elaborar o projeto de Norma.

02) De posse do Projeto de Norma, a ABNT o submete a consulta nacional, como forma de dar oportunidade a todas as partes envolvidas de examinar e de emitir suas considerações.

03) Passado o tempo necessário para Consulta Nacional, a Comissão de Estudo fará uma reunião para análise da pertinência ou não das considerações recebidas, onde não havendo impedimento, o Projeto será encaminhado para homologação pela ABNT, onde recebe a sigla ABNT NBR e seu numero respectivo, sendo inserida no acervo de Normas Brasileiras.

NOTA: Das definições, temos as seguintes considerações:

- ABNT NBR é a sigla de Norma Brasileira aprovada pela ABNT, de caráter voluntário e fundamentada no consenso da sociedade. Torna-se obrigatória quando essa condição é estabelecida pelo poder público.

- NR é a sigla de Norma Regulamentadora estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego com caráter obrigatório.

ISO 9000 - Qualidade Total e Produtividade na Engenharia

INTRODUÇÃO

Aspectos básicos da gestão da qualidade

 “Qualidade Total é a implantação de uma filosofia de gestão que procura alcançar o pleno atendimento das necessidades e a máxima satisfação das expectativas dos clientes em todos os processos da organização”.

Observa-se que para se alcançar à qualidade total, é necessário um “estado de espírito” de todos os colaboradores, além do uso de métodos e técnicas de implantação e manutenção da qualidade. Para que uma organização possa ser enquadrada como de qualidade total, deve utilizar várias ferramentas da qualidade e sistemas de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (43.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com