TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS QUESTÕES PARA REFLEXÃO E DISCUSSÃO

Por:   •  16/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE

Professor: Luiz Carlos Di Sério

FGV - Pós Graduação em Gestão de Negócios

Aluna: Jéssika Caroline Carneiro Elias

QUESTÕES PARA REFLEXÃO E DISCUSSÃO

1. Considerando os três aspectos principais da competitividade (diferenciação, liderança em custos e enfoque), o que você diria sobre o papel da TI no caso Burti?

R: O investimento feito pela Burti foi altíssimo, correram muitos riscos, porém souberam ter uma visão macro e estratégica da necessidade dos clientes e do mercado. Os fatores que incentivaram o desenvolvimento do sistema foram o trânsito caótico e os serviços ruins e caros oferecidos pelas empresas de telecomunicações. Assim, o presidente da empresa, identificou perfeitamente as tendências e novas tecnologias, e as adequou às necessidades e dificuldades.

Com isso a empresa conseguiu reduzir os custos na eliminação das provas e do transporte por meio dos motoboys. A empresa viabilizou a “engenharia simultânea” no processo de criação de negócios. Agora o publicador criador de arte interage diretamente com o técnico da gráfica, fazendo todo e qualquer experimento de anúncio.

2. Avaliando o caso Burti segundo o modelo de Porter para análise das forças competitivas (empresas concorrentes, poder de pressão dos fornecedores, poder de pressão dos clientes, novos ingressantes e serviços substitutos), como você diria que o uso de tecnologia afetou cada uma delas?

R: Pode-se afirmar, que a tecnologia teve um efeito enorme sobre o grau de competitividade da Burti, pois ajudou-a a ganhar grande espaço no mercado.

A principio a Burti deparava-se com algumas pressões dos concorrentes. Ao implantar o novo sistema TransBurti, foi possível atender os clientes com maior qualidade e prazos muito menores que a concorrência, e conseguiu estabelecer um posicionamento no mercado muito superior à ela.

Com o investimento altíssimo, a possibilidade da empresa conquistar seu market share é muito maior, pois automaticamente a empresa cria uma barreira aos novos ingressantes de copiar o sistema que é muito caro e possui alta tecnologia. Assim torna-se muito difícil também a ameaça dos produtos substitutos, pois o serviço que a empresa oferece é muito mais avançado.

A Burti se aliou a dependência de seus parceiros na cadeia produtiva e desse modo impôs preços altos, sendo que seus clientes, mesmo sabendo desses custos elevados, estão dispostos a pagar devido a alta qualidade reconhecida e também de não conseguirem mais trabalhar com o método antigo. Apesar da dependência com os parceiros, não foi criada dependência com os fornecedores.

3. Considerando que, neste caso, o ganho de competitividade é fruto de investimentos em tecnologia, que recomendações você daria para manter e ampliar o diferencial em relação aos concorrentes?

R: A Burti é um exemplo de como é importante estarmos atentos às necessidades da empresa, dos clientes às tendências do mercado e principalmente às tecnologias.  

A empresa investiu em inovações visando sempre a qualidade em primeiro lugar. Com isso, conquistou seus espaço no mercado e agora só lhe resta manter esse diferencial. Acredito que para isso é preciso manter-se ligada a tecnologia que se inova o tempo todo, fazer sempre um feedback com os clientes para identificar as necessidade que poderão surgir ao longo do tempo e estar atento ao mercado. A empresa deve adotar um processo contínuo e permanente de produção de inovações de qualquer magnitude.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com