TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RELAÇÕES E RESPONSABILIDADES DAS EMPRESAS PERANTE AS COMUNIDADES E AS AÇÕES SOCIAIS

Por:   •  7/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.221 Palavras (17 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

AS RELAÇÕES E RESPONSABILIDADES DAS EMPRESAS PERANTE AS COMUNIDADES E AS AÇÕES SOCIAIS

SÃO PAULO

2016


Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar as relações e responsabilidades das empresas perante as comunidades e ações sociais. Será abordado o conceito de responsabilidade social e comunidade, a relação com o público interno e externo, o relacionamento entre empresa e a sociedade e a importância das ações sociais. A responsabilidade social é um assunto de extrema importância para as áreas econômicas, sociais e ambientais e leva a necessidade das empresas verificarem a importância da implementação desse tema na gestão empresarial.  Para melhor auxílio neste processo o entendimento de responsabilidade social é uma grande ferramenta para que as organizações possam planejar e criar projetos ou ações sociais e sustentáveis em toda cadeia produtiva. 

PALAVRAS-CHAVE: Relações, responsabilidade social, ações sociais.

Abstract

This study aims to evaluate the relationship and responsibilities of companies to the communities and social actions. Will address the concept of social responsibility and community, the relationship with the internal and external public, the relationship between business and society and the importance of social actions. Social responsibility is a matter of utmost importance for the economic, social and environmental areas and takes the need for companies to verify the importance of the implementation of this theme in business management. To further aid in this process the social responsibility of understanding is a great tool for organizations to plan and create projects or social and sustainable actions throughout the production chain.

        

KEYWORDS: Relations, social responsibility, social actions.

Sumário

INTRODUÇÃO        

1.        RESPONSABILIDADE SOCIAL        

4.        COMENTÁRIO        

5.        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

Bibliográficas        

INTRODUÇÃO

A proposta para a elaboração deste trabalho enfoca no entendimento do conceito de Responsabilidade Social e as relações das empresas perante a comunidade; também propicia uma reflexão da importância das organizações adotarem projetos e ações sociais.

Os primeiros estudos sobre a responsabilidade ocorreram nos Estados Unidos e Europa nas décadas de 50 e 60, respectivamente. Na década de 70 esse tema passou de uma simples curiosidade para um novo campo de estudo.

Com a escassez de recursos públicos para implementação de projetos e ações sociais, as empresa perceberam a importância de adotar em suas estratégias ações e projetos feitos para a comunidade com o objetivo de diminuir os problemas existentes da população.

A Responsabilidade Social e a relação entre empresa e comunidade vêm tornando-se um grande aliado para os negócios, uma vez que, no cumprimento de seu papel social, atrai mais consumidor e fortalece a imagem da organização. Para que uma empresa se torne socialmente responsável ela deve, além de ser ética, ter uma preocupação com as questões sociais nos seus negócios.

A análise do tema teve como objetivo analisar a importância da gestão de desenvolvimento da responsabilidade social nas empresas, tendo como proposta ações sociais voltadas para a comunidade possibilitando que as empresas façam uma análise profunda e delicada sobre suas estratégias dentro da sua organização para uma melhor evolução na relação com a sociedade.  

A importância deste trabalho se refletiu em fortalecer, disseminar e ampliar os conhecimentos dos alunos quanto os conceitos de responsabilidade social e o quanto é fundamental realizar uma gestão focada em ações sociais e  sustentáveis.

O trabalho está divido em cinco partes: conceito e importância da responsabilidade social, as relações e responsabilidades das empresas perante as comunidades, ações sociais, comentário sobre o assunto tratado e para concluir, as considerações finais traz uma análise sobre o tema abordado, referindo os aspectos considerados relevantes.  

  1. RESPONSABILIDADE SOCIAL

Responsabilidade social é quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.

Os primeiros estudos que tratam da responsabilidade social tiveram início nos Estados Unidos, na década de 50, e na Europa, nos anos 60. As primeiras manifestações sobre este tema surgiram em 1906, porém essas não receberam apoio, pois foram consideradas de cunho socialista, e foi somente em 1953, nos Estados Unidos, que o tema recebeu atenção e ganhou espaço. Na década de 70, começaram a surgir associações de profissionais interessados em estudar o tema, e somente a partir daí a responsabilidade social deixou de ser uma simples curiosidade e se transformou em um novo campo de estudo.

Existe também a responsabilidade social corporativa, que é o conjunto de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividades locais e governo.

Geralmente, as organizações criam programas sociais, o que acaba gerando benefícios mútuos entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, e da própria população.

Já a Responsabilidade Social Empresarial está intimamente ligada a uma gestão ética e transparente que a organização deve ter com suas partes interessadas para minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (356.8 Kb)   docx (243.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com