TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética é tudo aquilo que esta relacionado a moral e comportamento do ser humano e empresa perante a sociedade .

Por:   •  4/4/2015  •  Artigo  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É ÉTICA

Ética é tudo aquilo que esta relacionado a moral e comportamento do ser humano e empresa perante a sociedade.

Ética é uma parte da filosofia que estuda os princípios morais que orientam o comportamento humano e empresarial, a ética funciona como um “juiz” que irá avaliar a escolha feita por cada pessoa; Ser ético ou ter um comportamento ético refere-se a um modo exemplar de viver baseado em valores morais. É o comportamento definido socialmente como bom; um profissional ético é aquele que atua sem prejudicar terceiros dirigindo-se por valores e padrões éticos.

Ética organizacional

Ética organizacional é utilizada como base para conceituar os deveres e conduta do colaborador dentro da empresa, estabelecer regras de como agir para obter resultados positivos em suas atividades profissionais e relacionamento com clientes e demais pessoas.

Ética organizacional é um modo de uma organização agir. Com a intenção de mostrar que sua conduta pública tem como base os princípios de valor consensuais, que caracterizam um perfil próprio.

A instituição tem como objetivo manter seus princípios e criar uma cultura ética e empresarial e profissional verdadeira e própria adequada aos conceitos da empresa com base nos dias atuais.

Isso também faz com que haja harmonia, equilíbrio dos interesses individuais e institucionais trazendo satisfação e motivação dos colaboradores; fortalecimento das relações da empresa com todos os agentes envolvidos direta ou indiretamente com as suas atividades e melhoria da imagem e da credibilidade da empresa e de seus negócios.

Diferenças entre ética e moral

Existe uma diferença significativa entre ética e moral, “Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.”.

A ética esta mais voltada para o lado dos estudos de valores morais que servem de orientação para o comportamento humano em relação à sociedade;

Moral esta relacionada a parte de Regras, tabus, costumes, etc. estabelecidas de acordo com cada sociedade;

Ética: é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais; a ética pode ser confundida com lei, embora que, com certa frequência a lei tenha como base princípios ética.

Moral: é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade;

A moral orienta o comportamento do homem diante das normas instituídas pela sociedade ou por determinado grupo social. Diferencia-se da ética no sentido de que esta tende a julgar o comportamento moral de cada indivíduo no seu meio. No entanto, ambas buscam o bem-estar social.

http://www.significados.com.br/etica/

http://www.rh.com.br/Portal/Relacao_Trabalhista/Roteiro/6099/tica-organizacional.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (296.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com