TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EMPRESA COMO COMUNIDADE MORAL

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3
  1. INTRODUÇÃO

Quando falamos de empresa, se dá uma definição de um conjunto de pessoas associadas para exercer uma atividade comercial ou industrial, definindo-a como comunidade moral, onde as pessoas estão ligadas uma a outra mesmo com diferenças culturais, hábitos, realidades, pois sempre implica um tipo de solidariedade.

  1. DESENVOLVIMENTO

Parte da Mari

A EMPRESA COMO COMUNIDADE MORAL

   

Empresa é um conjunto de pessoas com visão compartilhada que contribui para o desenvolvimento econômico empresarial, nela as pessoas podem parecer estranhos no sentido da vida privada de cada um, mas saberem que o bem-estar de cada um está ligado no bem-estar da organização, definindo-a como uma comunidade, sujeita a alguns fatores que possam dificultar a integração das pessoas como crenças, hábitos, costumes.

 Para Alencastro (2013), é correto dizer que uma organização é uma comunidade moral, pois todas as organizações para existirem em coletividade humana necessita de uma ética, mas nem sempre estes princípios éticos da organização estão bem definidos para os colaboradores. Porém existe uma analogia do iceberg que pode definir bem a imagem da empresa separados entre a parte visível (racional) da empresa, onde estão os cargos, organogramas, etc. E na parte invisível (humanas), onde aparece os valores pessoais, necessidades, poder, sentimentos, nem sempre são fáceis de ser percebidos, porém, essas duas partes interagem entre si.

A percepção de valores é algo individual e subjetivo. Logo, para evitarmos um mal-entendidos na compreensão dos valores corporativos é necessário que a organização dissemine esses valores de forma clara e objetiva, de modo que todos tomam ciência do que a organização está pensando em termos éticos e valores. É importante adotar um código de ética empresarial para que os colaboradores possam ter um entendimento sobre a realidade organizacional, com isso torna-se fácil padronizar e formalizar os processos da organização, pois existe diferentes culturas dentro dela.

Baseados nos estudos de Alencastro (2013), a empresa que pratica a ética convencional deve materializar suas convicções afim de manter uma ética impecável, mais concreta e passível de discussão, com o objetivo de desenvolver um código de conduta que deverá ser escrito. É indispensável que todas as empresas tenham e/ou elaborem seu próprio código de conduta ética, porque do contrário, as decisões a serem tomadas seriam decididas de diversas formas, visto que cada funcionário possui sua própria bagagem e valores que foram adquiridos no decorrer de sua vida e podem influenciar nas decisões.

A empresa deve então esclarecer sua missão, objetivos e valores, e também, comunicar a missão e valores a todos os colaboradores e assim, alinhar suas práticas diárias as missões e valores já estabelecidos.

  1. ANÁLISE CRÍTICA

MARI COMEÇA

Uma ética empresarial não consiste somente no conhecimento da ética, mas sua prática. E este praticar-se concretizar diariamente e não apenas em ocasiões de conflitos, as organizações que cumpre esse papel com seus colaboradores e até mesmo com a sociedade, cria um fator competitivo no mercado se tornando atrativa para novos clientes, pois, sua imagem se torna mais respeitada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com