TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS SETE FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE

Por:   •  28/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.553 Palavras (11 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 11


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        1

2        AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE        1

3        AS SETE FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE        2

3.1        FLUXOGRAMA        2

3.2        FOLHA DE VERIFICAÇÃO        3

3.3        GRÁFICO DE PARETO        4

3.4        DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO        5

3.5        HISTOGRAMA        6

3.6        DIAGRAMA DE DISPERSÃO        7

3.7        GRÁFICO DE CONTROLE        9

4        OUTRAS FERRAMENTAS DE SUPORTE À QUALIDADE        10

4.1        CICLO PDCA        10

4.2        BRAINSTORMING        11

REFERÊNCIAS        12


  1. INTRODUÇÃO

O termo qualidade vem do latim qualitate, um conceito desenvolvido através de muitos estudiosos e que obtém origem na relação das organizações com o mercado. As considerações que concebem esse conceito são aquelas que se referem ao atendimento das instâncias dos clientes e do padrão de produção e serviços providos pela organização. A satisfação das necessidades das pessoas é a razão da existência da organização, a qual, portanto, deve suprir tais necessidade com produtos e serviços esperados pelos clientes e pelo mercado.

Logo, a aplicação das ferramentas da qualidade pelas organizações colabora para tornar menor a restrição na colocação desses produtos no mercado, bem como para diminuir a longo prazo os custos dos produtos e dos processos, o que aumenta ainda mais a competitividade da organização.

A concorrência utiliza metodologias e ferramentas objetivando extrair das instituições todo o potencial de melhoria e aceitação dos produtos, não apenas a qualidade.

Essas ferramentas consideradas simples e muitos eficazes auxiliam o gestor na solução de problemas e ainda possibilita o crescimento do ser humano em direção a melhoria da qualidade de vida, uma vez que podem também ser utilizadas na esfera pessoal.

  1. AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Ferramentas da Qualidade são técnicas que se podem utilizar com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho, normalmente são usadas nas organizações, para registrar e interpretar o uso de dados. Ou seja, as ferramentas da qualidade auxiliam na melhoria dos processos.

As ferramentas da qualidade foram estruturadas, principalmente, a partir da década de 50, com base em conceitos e práticas existentes. Desde então, o uso das ferramentas tem sido de grande valia para os sistemas de gestão, sendo um conjunto de ferramentas estatísticas de uso consagrado para melhoria de produtos, serviços e processos.

As Sete Ferramentas Básicas da Qualidade, também conhecidas como Sete Ferramentas Estatísticas da Qualidade são:    

  • Fluxograma;
  • Folha de verificação;
  • Gráfico de Pareto;
  • Diagrama de Causa e Efeito;
  • Histograma;
  • Diagrama de dispersão;
  • Gráfico de controle.

Conforme a experiência, a maioria dos problemas existentes numa empresa poderá ser resolvida com o auxílio destas ferramentas. Cada ferramenta tem sua própria utilização, sendo que não existe uma receita adequada para saber qual a ferramenta que será usada em cada fase. Isto vai depender do problema envolvido, das informações obtidas, dos dados históricos disponíveis, e do conhecimento do processo em questão em cada etapa.

  1. AS SETE FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE  

  1. FLUXOGRAMA

O fluxograma de processos é uma representação gráfica que descreve os passos e etapas sequenciais de um determinado processo, por meio de formas e pequenos detalhes. É uma ferramenta fundamental, tanto para o planejamento (elaboração do processo) como para o aperfeiçoamento (análise, crítica e alterações) do processo. É basicamente formado por três módulos:

  • Início (entrada): assunto a ser considerada no planejamento
  • Processo: consiste na determinação e interligação dos módulos que englobam o assunto. Todas as operações que compõe o processo.
  • Fim (saída): fim do processo, onde não existem mais ações a ser considerada.

Através de símbolos geométricos é possível ter a compreensão completa de como ocorrem as interligações. Além disso, facilita a visualização das diversas etapas que compõem um determinado processo, permitindo identificar aqueles pontos que merecem atenção especial por parte da equipe de melhoria e na identificação de problemas que geram desperdícios e retrabalhos.

Figura 1 – Exemplo de fluxograma.

[pic 1]

O fluxograma objetiva padronizar a representação dos procedimentos, obter maior rapidez na descrição dos métodos, facilitar a leitura, o entendimento, a localização da informação, além disso, identificar os aspectos mais importantes a serem observados com maior flexibilidade e melhoria do grau de análise realizada pelo gestor.

  1. FOLHA DE VERIFICAÇÃO

A folha de verificação são tabelas ou lista de itens que foi previamente estabelecida para facilitar a coleta e análise de dados e certificar as condições de um serviço, produto, processo ou qualquer outra tarefa, também conhecido como Checklist, auxilia no momento de atestar que todas as etapas ou itens da planilha foram devidamente cumpridas de acordo com o programado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (995.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com