TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização Do Autocontrole Como Ferramenta Para A Qualidade Total

Dissertações: Utilização Do Autocontrole Como Ferramenta Para A Qualidade Total. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  9.499 Palavras (38 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 38

INTRODUÇÃO

O mercado brasileiro de bens de consumo vem crescendo em uma taxa anual de 5%, de acordo com dados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES (2007). Essa demanda constante oferece espaço para as indústrias se desenvolverem, no entanto, não é simplesmente por haver espaço no mercado que todos os fabricantes de bens de consumo terão sucesso. “[...] a intensificação da concorrência, e principalmente a mudança dos critérios de sucesso empresarial, criam pressão para a adoção de modelos e técnicas de organização e gestão condizentes” (BIANCO; SALERNO, 2001, p. 58). A exigência do consumidor por novidades a um preço acessível transcendeu a barreira da indústria dos eletro-eletrônicos e hoje é ponto decisivo na escolha de bens muito mais diversificados, como automóveis, indumentária, produtos para o lazer, entre outros.

O crescente desenvolvimento de novas tecnologias, abertura de mercados e globalização da economia são responsáveis por uma nova tendência mundial, onde satisfazer as expectativas dos consumidores permite apenas que uma empresa continue no mercado, enquanto que superar as expectativas passa a fazer parte dos objetivos básicos de uma organização. (Coral, 1996, p. 29)

Empresas líderes devem buscar sempre a inovação de seus produtos e processos, “como as necessidades dos consumidores mudam constantemente devido aos costumes, aos movimentos dos competidores e à oferta de produtos substitutos, o trabalho de inovação e melhoria nos bens e serviços ofertados deve ser contínuo” (TONTINI; SILVEIRA, 2005 apud TONTINI; SANT’ANA, 2007, p. 52).

O que deve, então, uma empresa fazer para se manter no mercado? É possível produzir cada vez mais, com mais qualidade e menores custos? Existe melhoria contínua?

A abertura dos mercados, impulsionada pela globalização, estimula a livre concorrência entre empresas e, em não havendo intervenções governamentais protecionistas, somente as empresas mais bem preparadas conseguem ter sucesso. Como o processo de concorrência por mercado consumidor é dinâmico, não é suficiente para uma empresa estar bem hoje, sem se importar com o amanhã. Somente as empresas que conseguirem a melhoria contínua de seus processos, no ritmo que é exigido pelo mercado, serão capazes de apresentar um bom desempenho no futuro.

A obstinação pela redução de custos, sabidamente indispensável à sobrevivência das empresas, aliada à melhoria incessante de qualidade é a linha limítrofe entre permanecer ou não no mercado. Decisões baseadas em interpretações equivocadas do processo podem induzir uma empresa a comprometer a qualidade do produto em busca de redução de custo. Este erro pode levar a conseqüências, por vezes, irrefutáveis.

Neste trabalho, é abordada a busca pela melhoria contínua de qualidade, através da implementação de conceitos de enriquecimento de tarefas, focando, mais especificamente na técnica de autocontrole de qualidade. “A atual prática de enriquecimento de tarefas é baseada nos trabalhos iniciais de Frederick Herzberg [...]” (MIONE 2006, p. 2) e vem sendo aprimorada até os dias atuais. O autocontrole, que segundo Juran e Gryna (1992), pode ser sintetizado no conceito de que cada operador é responsável pela qualidade dos produtos que fabrica, é uma forma eficaz de atender aos cinco princípios básicos do enriquecimento de tarefas, sendo: a variedade de competências, identificação com a tarefa, significância da tarefa, autonomia e retorno de informação ou feedback.

Este estudo de caso consistiu na implementação do sistema de autocontrole em uma célula-piloto e, posteriormente, uma comparação entre os resultados observados na célula-piloto e em um grupo de controle pré-estabelecido para permitir esta comparação, de forma a identificar as vantagens, e possíveis desvantagens, geradas pela transferência de responsabilidade do controle de qualidade, dos inspetores para os operadores responsáveis pela produção. Foram analisados os índices de rejeitos, ou não conformidades, encontrados durante o processo de montagem do produto e também o índice de desvios de qualidade detectados após a montagem. A comparação dos resultados respalda a eficácia da técnica.

A abordagem de melhoria de qualidade, apresentada neste trabalho, está focada, principalmente, não sobre a qualidade do produto em si, mas sim, sobre a qualidade do processo, pois esta foi identificada como grande oportunidade de ganho para a empresa estudada.

1.1 OBJETIVOS

1.1.1 Geral

Evidenciar as melhorias de qualidade no processo de montagem de um produto, proporcionadas pela mudança da forma de gestão do controle de qualidade nesta linha, a partir da implementação do sistema de autocontrole.

1.1.2 Específicos

Evidenciar a diminuição de rejeitos durante o processo de montagem e a redução de produtos não conformes detectados após a montagem proporcionados pela implementação do método de autocontrole.

Analisar criticamente os resultados através da comparação entre a proporção de produtos rejeitados durante o processo de montagem e o índice de produtos não conformes detectados após a montagem em uma célula piloto e um grupo de controle.

Relatar os fatores positivos e negativos da implementação do método de autocontrole.

1.2 MÉTODO

A concepção do projeto está baseada na comparação em tempo real dos resultados, através da adoção de uma célula piloto, onde foi implementada a técnica de autocontrole e de um grupo de controle, que permaneceu com sua forma de gestão tradicional inalterada durante o projeto.

Os indicadores de processo foram definidos com base em sua criticidade e capacidade de refletir a qualidade do processo, e forma analisados qualitativa e quantitativamente.

O ganho de qualidade de processo, através da melhoria contínua, foi evidenciado pela comparação dos resultados.

1.3 JUSTIFICATIVA

1.3.1 Cenário mundial

Baseado no crescimento populacional, aumento da diferenciação de produtos e evolução tecnológica das indústrias, o ascendente mercado consumidor forma o ambiente ideal para que as empresas prosperem, no entanto, nem todas são bem sucedidas. Em seu artigo, Silva (2004) destaca que, devido principalmente aos efeitos da globalização, o mercado mundial vem se modificando de forma intensa nos tempos mais recentes. A redução de barreiras alfandegárias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com