TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS 7 FERRAMENTAS BÁSICAS DE QUALIDADE

Por:   •  8/9/2018  •  Monografia  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE

GESTÃO DA QUALIDADE

São Paulo

2018-2

 NOME DOS ALUNOS E RA 

  1. São Paulo
  2. 2018-2

 

INTRODUÇÃO

Nós podemos compreender que, todas as empresas, indústrias e organizações existentes, de qualquer ramo, seja ele; transporte, varejo ou do ramo alimentício, por exemplo, tratam a Qualidade como um assunto de vital importância, seja ela; a qualidade em atendimento aos clientes, a qualidade na parte operacional ou até a qualidade na parte estratégica da empresa. Por isso, tanto a Qualidade em atendimento quanto a qualidade Operacional fazem menção á Sete Ferramentas da Qualidade que são essências no desenvolvimento de todas as atividades exercidas em uma empresa. Essas sete ferramentas são as responsáveis por mensurar, comparar e analisar os processos e procedimentos das empresas, a fim de estipular soluções eficazes para os problemas encontrados. As Ferramentas da Qualidade possuem como um dos seus principais objetivos a medida preventiva para auxiliar as empresas, á se anteciparem aos problemas que possam vir a ocorrem em um futuro bem próximo.

Nós podemos dizer que, desde a época de 1950, as organizações e a sociedade sempre passaram por um profundo processo de transformação. Em nenhum momento na história a qualidade de serviços foi tão discutida, analisada e aplicada como vem sendo feito no atual presente. Desde então, grandes autores de renome, como por exemplo; William E. Demming, Kaoru Ishikawa, Maria E. Ballestero Alvarez entre tanto outros foram alguns dos nomes que ajudaram a desenvolver as ferramentas da qualidade. Essas ferramentas proporcionaram um controle muito maior sobre os processos e também sobre a tomada de decisão, as ferramentas da qualidade ajudam a propor soluções aos problemas identificados e estabelecer medidas de melhorias nos serviços e processos.

AS 7 FERRAMENTAS BÁSICAS DE QUALIDADE.

Conceituação;

As sete ferramentas básicas da qualidade são:

  1. Fluxograma
  2. Diagrama de Ishikawa ( Espinha de peixe)
  3. Folha de verificação
  4. Diagrama de Pareto
  5. Histograma
  6. Diagrama de dispersão
  7. Gráfico de controle

Fluxograma

Uma das melhores ferramentas da qualidade, o fluxograma de processo ajuda na visualização da estrutura e na representação de um processo dentro de uma empresa. Ele geralmente, utiliza de símbolos gráficos para descrever a forma de funcionamento do processo, o seu fluxo e sua natureza.Um dos seus principais objetivos é o de mostrar de uma maneira simples, de fácil compreensão todas as etapas de um processo,o seu fluxo de informações e seus elementos. Muitas pessoas acabam cometendo o erro de confundirem o fluxograma com um organograma, entretanto, ele possui uma característica mais flexível e dinâmica, com começo, meio e fim. Os símbolos inseridos e utilizados nele são para determinar suas etapas e situações.

Diagrama de Ishiwaka (Espinha de peixe)

Segundo,Ballestero-Alvarez (2001), sua elaboração é relativamente simples e parte da premissa básica da participação de todos os fatores que entram na elaboração de um produto, sendo estes fatores conhecidos como “os seis M”, que abrangem: método, mão-de-obra, meio ambiente, materiais, máquinas e medida.

Junto com o fluxograma é uma das principais dentre as sete ferramentas da qualidade. É também muito conhecido como grafico espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito. Ele foi elaborado por Kaoru Ishwaka e visa entender a reação entre um efeito, um possível problema e todas as suas causas, o motivo pelo qual elas ocorreram e como ocorreram. É amplamente utilizado para listar os efeitos, que estes por sua vez podem apresentar muito mais do que uma causa única e por isso podem ficar distribuídos em mais de uma categoria. Essas categorias são divididas entre os 6MS, que por sua vez são: o método,a Mao de obra,material,meio ambiente, a medida e a maquina.

FOLHA DE VERIFICAÇÃO

Essa ferramenta da qualidade serve para auxiliar o Gestor ou Administrador  na apresentação do histórico e do padrão de possíveis variações de um processo. É geralmente muito usada logo que se dá o inicio ao processo, serve para juntar o Maximo de informações e dados possíveis e também para identificar problemas que possam vir a acontecer. Essa ferramenta é basicamente composta por planilhas e tabelas que procuram facilitar a coleta e a observação de dados recolhidos, como também, verificar se as variações resultam em melhoria ou não resultam.

DIAGRAMA DE PARETO

É também como principio de pareto. É basicamente um recurso gráfico de ajuda na hora de visualizar de uma forma mais eficiente um possível problema,para que assim, se possa classificá-lo colocando todos os problemas todos os problemas existentes em ordem de importância. Trata-se de uma excelente ferramenta, pois com o diagrama de pareto se torna muito mais fácil e rápido identificar quais são os problemas que são realmente importantes. As maiorias das empresas que usam o diagrama de pareto o utilizam para determinar onde seus principais esforços devem ser colocados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (167.7 Kb)   docx (56 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com