TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  27/3/2022  •  Abstract  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 2

Mirian Ap. Ferreira de Souza Silva

Curso : Comex 1º Semestre

Prof. Everton

ADM Geral

Resposta questão 2:

Teoria da Administração Científica (Taylor): Tanto o artigo como o quadro apresentam definições que concordam entre si pois citam a racionalização do trabalho no nível operacional com foco no empregado buscando a produtividade e eficiência sem a preocupação com as necessidades sociais do empregado. Máxima produção e mínimo custo.

Teoria Burocrática (Weber): Tanto o artigo quanto o quadro enfatizam a teoria com enfoque na organização formal (baseada em regras e normas) e na racionalidade organizacional. Juliana no artigo ainda acrescenta que era lenta e rígida apesar de apresentar vantagens como consistência e eficiência. O propósito era organizar e não atrapalhar as empresas.

Teoria Clássica (Fayol): Ambos destacam nessa teoria a ênfase na estrutura. Defendia o planejamento como uma das funções que o administrador deve ter. Uma administração bem estruturada funcionaria bem.

Teoria das Relações Humanas: Ambos citam essa corrente que foi iniciada com a experiência realizada na fábrica de Hawthorne (que analisou a produtividade em diferentes turnos com variação de iluminação). Tem como ênfase as pessoas. Defendia a organização informal, motivação, liderança e dinâmica em grupo. Começou a enxergar as pessoas como um recurso estratégico.

Teoria Estruturalista: O artigo e o quadro apresentado, concordam que a ênfase desta teoria está tanto na  estrutura como no ambiente. Observa a organização tanto no aspecto formal como informal e também o ambiente interno e externo e a relação de aprendizagem da empresa nesses ambientes – organizar  o todo .

Teoria Neoclássica: Ambos citam que a ênfase desta teoria também é na estrutura e que ela reafirma os princípios da Teoria Clássica porém com foco nos objetivos e resultados da organização. As ações administrativas devem ser planejadas, organizadas, direcionadas e controladas.

Teoria comportamental: Tanto o artigo quanto o quadro concordam que esta teoria têm ênfase nas pessoas e que é uma corrente baseada na psicologia (o artigo sita estudos da Teoria do  Behaviorismo – que estuda o comportamento) O comportamento organizacional é explicado pelo comportamento individual , é preciso motivar as pessoas para melhorar a eficiência nas empresas, pois a organização antes de ser um CNPJ é um conjunto de CPF´s.

Teoria Contingencial : Com ênfase no ambiente e na tecnologia , ambos concordam que a administração é relativa e situacional, ou seja não há uma maneira melhor de organizar, pois  o que funciona para uma empresa pode não pode funcionar para outra.

Empresas como o Habbibs, por exemplo, aplica todas as teorias, desde a Teoria Científica (divisão especializada das etapas na produção dos lanches acompanhada da organização e disposição dos utensílios de cozinha e de matéria prima de forma a minimizar o esforço individual) até a Teoria da Contingência ( a empresa montou um sistema inovador de entregas com mais de 400 pontos de atendimento e a mais moderna tecnologia de mercado de call center para se adaptar as necessidades do cliente)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com