TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE JOGOS DE EMPRESA

Por:   •  16/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CEUMA

CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

LENKA DA CRUZ MORENO RÊGO

ATIVIDADE DISCURSIVA COM ENVIO DE ARQUIVO: estudo de caso

São Luís

2019

LENKA DA CRUZ MORENO RÊGO

ATIVIDADE DISCURSIVA COM ENVIO DE ARQUIVO: estudo de caso

Atividade Discursiva apresentada à disciplina Jogos de Empresas do Curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade CEUMA, como requisito para obtenção da nota, sob orientação da Profª. Tutora Andressa Sakamoto.

São Luís

2019

ESTUDO DE CASO

Selpe – Seleção de Pessoal S/C Ltda. (Belo Horizonte, Minas Gerais).

Fundada em 1965, a Selpe é uma empresa pioneira na prestação de serviços em recrutamento e seleção de pessoal. Na década de 1980, expandiu suas atividades para colocação de mão-de-obra, consultoria empresarial, treinamento e desenvolvimento e implantação de programas de qualidade.

A Selpe desenvolve desde 1992 seu Programa de Qualidade Interno e, em 1993, decidiu inserir os jogos em suas atividades, como forma de envolver todo o grupo na filosofia do projeto e promover maior integração e comprometimento dele com os resultados. No último encontro, cujo objetivo foi mobilizar, integrar e envolver todos os funcionários na busca do desenvolvimento global da empresa, os jogos e as técnicas vivenciais foram amplamente utilizados. Para promover a conscientização da necessidade de integrar áreas e estabelecer interfaces, a coordenadora da área de Seleção e treinamentos, Shirley M. Belchior, utilizou o jogo Enfeites, Festas e Cia., que simula o envolvimento de quatro áreas da empresa no planejamento e na execução do pedido de um cliente. Além desse jogo, foram realizadas atividades vivenciais de ‘inclusão’ do grupo e ‘encerramento do encontro’, com excelentes resultados.

A Selpe pretende incrementar o uso de jogos, na medida em que intensifique as atividades do seu Programa de Qualidade Interno.

Questões:

1) Comente sobre a importância dos jogos de empresa no processo de ensino e aprendizado.

2) Aponte as características e as classificações dos jogos empresariais. (2,0)

3) Estabeleça a diferença entre simulação e jogo. (2,0)

Resolução:

1 - Os jogos de empresa oferecem a garantia de um  melhor aprendizado e treinamento das habilidades por meio de uma metodologia de simulação que interage com situações definidas pelos participantes, saindo da teoria e, literalmente, pondo a mão na massa, tendo por objetivo estimular a capacidade já existente em cada participante. Tem, ainda, o intuito de implementar e aprimorar o planejamento estratégico, estimular o pensamento criativo, permitir a observação de processos e melhorar o trabalho em grupo.

Seus desafios fomentam o aprendiizado dos estudantes e permitem que eles vivenciem assuntos e cenários do ramo empresarial, capacitando-os para a realidade do mercado de trabalho.

Segundo Bowen (1987), os Jogos de Empresas apresentam um grande impacto no processo de ensino e aprendizado, visto que podem ser estruturados de forma que possam se desenvolver dentro de um ambiente de grande estímulo emocional, permitirem uma resposta imediata das ações propostas, ocorrerem em um ambiente de total segurança, uma vez que as conseqüências das ações propostas atingem exclusivamente um modelo ou empresa, permitirem uma visão holística da empresa, mostrando a interatividade entre os seus diversos componentes, explorarem uma das características da personalidade humana de participar e vencer uma competição através da adoção de atitudes destinadas a atingir resultados melhores do que os obtidos pelas demais empresas competidoras.

2 - Em seu livro Jogos de Empresa, Gramigna (2010), aponta quatro características básicas fundamentais de um jogo:

1) Possibilidade de Modelar a Realidade da Empresa: Deve reproduzir situações semelhantes a atividades dos participantes o que permite a familiarização e comparação com suas atividades do dia-a-dia.

2) Papéis Claros: Estruturados: Os participantes recebem orientação detalhadas em relação a sua responsabilidade e comportamento a serem adotados; Semi–Estruturados: É dado ao participante uma forma genérica sobre como exercer seu papel; Desestruturados: Cada participante, com base no problema apresentado, define seu papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (60.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com