TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE SUSTENTABILIDADE

Por:   •  10/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE SUSTENTABILIDADE – Inovação Social

- Tendência, solução, novos negócios?

- Michael Porter fala de valor compartilhado, ou seja, como as empresas podem compartilhar valor, agregar. O valor é da empresa e da sociedade.

- Linha acadêmica diz que a inovação social visa a solução de problemas sociais, sejam ambientais, pobreza etc. Outra linha diz que a inovação social não basta visar resolver problemas e, que eles devem ser resolvidos junto com a sociedade -> convidada acha que é mais interessante, pois acredita que a sociedade deve participar da solução e não apenas recebe-la;

- Exemplo: Embrapa: 7 anos atrás em parceria com catadores de castanhas, criaram máquina de processamento que o agricultor poderia manusear, e com isso, conseguiram que as castanhas saísse mais inteira (maior valor de mercado) e, então conseguiram vender a um melhor valor de mercado, e sem intermediários.

- Responsabilidade social corporativa x Valor Compartilhado x Inovação social:

Há 2 diferenças básicas, que no Valor compartilhado social e responsabilidade social corporativa não há compromisso com a inovação, podem ser ações já existentes. E, a segunda, para que seja inovação social, deve engajar todos os stakeholders. Inovação social é o avanço dos 2 conceitos anteriores.

- Pandemia: deve alterar as práticas de Inovação Social?

Oportunidade, pandemia revelou diversos problemas que a sociedade enfrenta, ou seja, pode alavancar a inovação social e aprofundar estudos.

- Pós pandemia: vai haver mudança na relação entre, empresa, estado e sociedade?

Parceria deve se aprofundar, e vai precisar pois a pandemia está mostrando que precisamos de um estado forte (estado que sabe ativar todo o sistema a favor da pandemia).

- Papel da “academia” frente a pandemia: as pessoas responderam rápido às mudanças, acreditaram na ciência.

Exemplo de Inovação Social: LEGO

A empresa perto dos anos 2000 estava correndo de risco de falência, quando então teve que inovar e, para isso criaram o The Future Lab, laboratório comandado por time de pesquisa e desenvolvimento encarregada de inventar novas experiencias lúdicas, tecnologicamente aprimoradas para o publico infantil de todo o mundo.

Uma das novas apostas do Future Lab foi em prototipagem rápidaA empresa começou a testar novas ideias de produtos em menor escala, para aprender a inovar sem correr grandes riscos. O time do Future LAB passou a criar protótipos de novos produtos a serem testados e colocar novos produtos no mercado em pequena escala e velocidade. Validados pela aceitação do público no mercado, eles passavam a ser produzidos em larga escala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com