TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRATICA

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.441 Palavras (34 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PROGRAMA DE INICIAÇÃO ÀS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS/

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PIPA III/APS

1º SEMESTRE DE 2013

TÍTULO

ANÁLISE E SUGESTÕES DE MELHORIA:

PROJETO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA

ARARAQUARA SP – 1º SEMESTRE 2013

 

 Vanessa zamparo......................RA:

 Katy Cristina Tolon Leite......... RA:

 Rafael

 Marco

 Josenice

ANÁLISE E SUGESTÕES DE MELHORIA:

PROJETO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA

DISTRIBUIDORA FARMACEUTICA PANARELLO LTDA

Trabalho Interdisciplinar do Programa de iniciação às Prática Administrativas (PIPA), apresentado como exigência para a avaliação avaliação do segundo bimestre, do Curso e Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre e coordenação do Professor Roberto Tomaoka.

ARARAQUARA 2013

Agradecimentos

• A Distribuidora de medicamentos Panarello, por ter nos ajudado com informações referentes à empresa;

• Aos nossos amigos que de diferentes maneiras contribuíaram para a realização deste trabalho;

• Ao nosso coordenador Roberto Tomaoka, por ter nos transmitido toda sua experiência e sabedoria;

• Ao coordenador do curso de Administração de Empresas, Professor Jarbas C. Mattos, pelo convívio pelo e apoio.

Dedicatória

Dedicamos este trabalho aos nossos professores e amigos, que de muitas formas nos incentivaram e ajudaram para que fosse possível a concretização deste trabalho.

                                                                Aprender é a única coisa de que a mente, nunca se

                                                                cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.

                                                                                                    (Leonardo da Vinci)

SUMÁRIO

Introdução

Quando fala-se sobre análise ambiental, muitas pessoas pensam no ambiente físico (clima, vegetação e grau de urbanização). Este ambiente inspirou por semelhança o processo da análise do ambiente organizacional, que é uma técnica administrativa que deu a origem ao que denomina-se planejamento estratégico (WRIGHT; KROLL; PARNELL, 2000).

Toda empresa existe dentro de uma complexa rede de forças ambientais. Todas as empresas são afetadas por tendências e sistemas político-legais, econômicos, tecnológicos e sociais. Juntos, esses ambientes formam o macroambiente das empresas. Como essas forças são muito dinâmicas, suas constantes mudanças criam milhares de oportunidades e ameaças ou restrições para os administradores estratégicos (WRIGHT; KROLL; PARNELL, 2000).

A análise dos ambientes internos e externos das organizações é de suma importância para a tomada de decisão, pois as informações colhidas dos componentes internos e externos do ambiente trazem dados concretos do futuro para a elaboração dos planejamentos, metas e objetivos. De maneira reativa, através de seus pontos fortes, possibilita explorar as oportunidades que o ambiente possa oferecer e procurar eliminar os seus pontos fracos que podem se tornar uma ameaça para a organização (WRIGHT; KROLL; PARNELL, 2000).

Organizações que detêm vantagem competitiva são aquelas que possuem uma visão de fora para dentro sobre seus negócios, ou seja, reconhecem que o ambiente está constantemente oferecendo novas oportunidades e apresentando novas ameaças e reconhecem a importância vital de técnicas de prospecção de futuro para o monitoramento e da adaptação contínua a essas mudanças (WRIGHT; KROLL; PARNELL, 2000).

Este trabalho visa o entendimento dos aspectos ligados ao comportamento organizacional, buscando a fundamentação prática dos conceitos teóricos explorados. E para tal entendimento utilizamos Distribuidora Farmacêutica Panarello Ltda, para a realização da pesquisa, conforme veremos a seguir.

HISTÓRICO DA EMPRESA

Distribuidora Farmaceutica Panarello Ltda, conta com 13 (treze) centros de distribuição, tendo sua matriz na cidade e Goiania - GO. A empresa deu início às suas atividades no dia 15.04.1985, registrada com Sociedade Limitada.

Porém iremos focar nosso trabalho na filial da cidade de Araraquara – SP, CNPJ 01.206.820/0012-50, IE 181.339.741.115, que teve sua abertura na cidade de Bebedouro – SP, situada na Avenida Belmiro Dias Batista, 778, Distrito Industrial, Cep 14700-000, com início das atividades no dia 22.12.1997, sendo transferida para Araraquara/SP na data de 15.05.2007, e está localizada na Avenida Alberto Benassi, nº 2560, Bairro Santana, Cep 14804-300, (Área A).

A atividade da Empresa é o comércio atacadista no ramo farmacêutico, e é constituída por capital fechado, ou seja, pelo valor de sua cota, tendo como sócios Paulo Panarello Neto e Ester Rodrigues Panarello Neto.

A distribuidora de medicamentos Panarello atua no comércio atacadista de medicamentos, alimentos nutricionais, cosméticos e produtos para saúde. Ela compreende cerca de 70% do território nacional e onde a mesma atua, cobre cerca de 92% da região, tendo uma cartela de clientes de aproximadamente 30 mil farmácias, atendendo Araraquara, Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Borborema Dobrada, Gavião Peixoto, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Rincão, Santa Lúcia, Tabatinga e Trabiju.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.6 Kb)   pdf (829.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com