TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

Por:   •  8/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

EDUARDA ANDRADE

JONATÃ CARDOSO DE VARGAS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

CANOAS

2020

Gestão de Talentos – Departamento RH

Gestão de recursos humanos, gestão de pessoas ou ainda administração de recursos humanos, conhecida pela sigla Rh. É uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. Pode-se analisar ainda que a área de RH é uma das que mais tem passado por mudanças e transformações nos últimos tempos, tendo destaque nos resultados de toda empresa.

Muitas organizações atualizaram o nome do Departamento de RH (Recursos Humanos), para GP (Gestão de Pessoas), que é mais estratégico e digital, além de ser responsável de grandes conquistas por meio de colaboradores qualificados, motivados e alinhados. Os objetivos da GP são variados, ela deve contribuir para a eficácia organizacional, através dos seguintes meios: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; proporcionar competitividade à organização; proporcionar à organização colaboradora bem treinada e bem motivada; aumentar a autoatualização e a satisfação das pessoas no trabalho; desenvolver e elevar a qualidade de vida no trabalho (QVT) – Que é um conceito que se refere aos aspectos da experiência vivida no trabalho – como estilo de gestão; liberdade e autonomia para tomar decisões; segurança no emprego; horas adequadas de trabalho; administrar e impulsionar a mudança; manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável; construir a melhor equipe e a melhor empresa. Ao cuidar dos talentos, a GP precisa cuidar também do contexto em que eles trabalham. Isso envolve a organização do trabalho, a cultura corporativa e o estilo de gestão. Ao lidar com essas variáveis, a GP conduz não somente à criação de uma força de trabalho engajada como também a uma nova e diferente organização.

Administrar com as pessoas significa tocar a organização juntamente aos colaboradores que são os parceiros internos que mais entendem dela, das suas atividades, dos seus negócios e do seu futuro. Isso requer uma nova visão das pessoas, não mais como apenas um recurso organizacional, um objeto servil ou mero sujeito passivo do processo produtivo, mas fundamentalmente como um sujeito ativo e provocador de decisões, empreendedor das ações, criador da inovação e agregador de valor dentro das organizações. Mais do que isso, um agente ativo e proativo que dá vida à organização e dotado de inteligência a maior e a mais avançada e sofisticada habilidade humana.

Por tanto, o principal objetivo da GP deve ser o de ajudar a organização a atingir metas, objetivos e a realizar sua missão. Além de fazer com que as forças das pessoas sejam mais produtivas para beneficiar clientes, parceiros e empregados, também tem como finalidade construir talentos por um conjunto integrado de processos que cuida do capital humano das organizações, o elemento fundamental do seu capital intelectual e a base do seu sucesso.

Abaixo podemos notar as atribuições da Gestão de Pessoas em uma organização: 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (288.5 Kb)   docx (204.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com