TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.076 Palavras (13 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ANHANGUERA
Curso de Administração a Distância- EAD

CAMILA CRISTINA ESTEVAN (RA- 6942009256)
IRAMAIA A. S. OLIVEIRA (RA - 7543607564)
LUIZ ED. GEMIGNANI (RA - 7717628630)
MARCIA MARCUCCI (RA-6942009275)
SABRINA DEMARCHI (RA- 6942009284
)



ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Rio Claro / SP
Março / 2015

FACULDADE ANHANGUERA

Curso de Administração a Distância EAD


ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Atividade Prática Supervisionada apresentada como trabalho acadêmico da disciplina Análise de Investimentos do Curso de Administração a Distância da Faculdade Anhanguera, Unidade Rio Claro, sob a Tutoria de Adalberto Barros.




Rio Claro / SP

Março/2015

SUMÁRIO                                                                          PAG.
1-INTRODUÇÃO................................................................................................. .4
2- TIPOS DE INVESTIMENTOS........................................................................4
3- DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO...................................5
4- FLUXO DE CAIXA RELEVANTE..................................................................5
4.1- INVESTIMENTO INCIAL...........................................................................6
4.2- ESTIMATIVA DE VENDAS DIARIA, MENSAL E ANUAL....................7
4.3- FATURAMENTO ESTIMADO PARA OS PRÓXIMOS 5 ANOS.............7
4.4- DIAGRAMA DE FLUXO DE CAIXA.........................................................8
5- MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS...........................8
5.1- A TAXA SELIC.............................................................................................8
5.2 TÉCNICAS PARA ALVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS......................9
5.3- CÁLCULOS.................................................................................................10
6- O EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS........11
7- O IMPOSTO DE RENDA E A DEPRECIAÇÃO........................................12
7.1- DEPRECIAÇÃO.........................................................................................12
7.2- IMPOSTO DE RENDA.............................................................................12
8- CONCLUSÃO...............................................................................................13
9- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................14












INTRODUÇÃO

Na presente atividade prática supervisionada, iremos fazer a análise de investimentos de uma empresa no setor de alimentação que oferece lanches variados ao público em geral. A análise de investimentos é um conjunto de técnicas que nos permite a comparação entre resultados obtidos, com diferentes possibilidades de investimentos para a tomada de decisão, que envolvam o direcionamento de recursos financeiros, dentro da organização. Dessa forma, analisaremos o investimento a ser realizado. A enumeração de alternativas viáveis, análise, comparação e a escolha da alternativa melhor. Dentro desse contexto, demonstraremos a visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil na organização, analisando e implantando sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revendo capacidade crítico- analítico para avaliar as implicações organizacionais com as tecnologias da informação (TI). Assim, faremos um projeto de Investimento estruturado através da descrição do investimento pretendido, elaboração do fluxo de caixa relevante, métodos para avaliação de investimento, o efeito da inflação na análise de investimentos, o imposto de renda e a depreciação, e dessa forma elaborar a conclusão do projeto.

TIPOS DE INVESTIMENTOS.

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem. Dessa forma, temos os seguintes tipos básicos:
2.1- Investimentos Públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades publicas a fim de gerar bem estar social. Os investimentos públicos não têm por objetivo gerar retornos monetários e sim retornos sociais. Exemplos: hospitais, escolas, pavimentação de ruas, entre outros.
2.2- Investimentos Privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Exemplo: loja de varejo, shopping, fabrica particulares, etc.
2.3- Investimentos Mistos: são recursos disponibilizados parte pelos governos ou entidades publicas e parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Estrutura-se em empresa de capital misto, tanto para gerar bem estar social, quanto para retornos monetários. Exemplos: Petrobras e Banco do Brasil.

3. DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO

O tipo de serviço escolhido pelo grupo foi uma lanchonete, seu público alvo são pessoas físicas, sorveterias e afins. O investimento foi escolhido após pesquisa realizada pelo grupo. Uma empresa que proporciona aos clientes uma variedade de produtos com destaque para seus sanduiches, vitaminas e sucos naturais, produzidos com matéria prima adquirida com fornecedores com alto índice de qualidade no processamento, oferecendo aos clientes as melhores condições , além de lançar promoções para capturar novos clientes.

FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

Todas as principais técnicas de análise de investimentos se baseiam no conceito de fluxo de caixa, o qual tem diferenças em relação ao conceito de lucro, que é um conceito contábil.
Os fluxos de caixa relevantes, ou seja, aqueles que serão projetados e utilizados para analisar os investimentos das organizações, apesar de, a principio, poder ter quaisquer valores, dada a lógica dos negócios e empreendimentos, acabam por apresentar em geral, um formato padrão composto por três partes: investimento inicial; retorno de caixa do investimento e valores residuais.

- Investimento Inicial: bens físicos ( prédios, equipamentos, ferramentas) e investimento para em capital de giro para suportar o projeto, são saídas de caixa, portando devem ter o sinal negativo no fluxo de caixa.
- Retorno de caixa do investimento: após alguns períodos, o projeto ser torna rentável, gerando fluxo de caixa positivo para a empresa ou investidor.
- Valores residuais: geralmente positivos, ocorrem no final do investimento, seja pela venda de algum ativo após seu uso ou alguma vantagem tributária adquirida. Pode eventualmente ser negativo, como a obrigação legal de algum dano causado ao meio ambiente, chamado       “passivo ambiental”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (245.9 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com