TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES DE ADMINISTRAÇÃO DO AGRONEGÓCIO

Por:   •  16/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS [pic 1]

ENSINO SEMI PRESENCIAL

ATIVIDADES DE ADMINISTRAÇÃO DO AGRONEGÓCIO - AULAS 1 A 04

  1. Descreve o que as inovações mecânicas, biofísicas, bioquímicas e biológicas  contribuíram no processo de desenvolvimento da agricultura.

R:-Inovações mecânicas, quando iniciou as atividades com a agricultura o homem utilizava instrumentos rudimentares o que eles tinham no momento como pedaços de madeira, ossos e objetos com ponta para poder preparar o solo e plantar. Com a revolução industrial o homem começou fazer ferramentas de ferro, onde surge arados, foices, enxadas entre outros, utilizando assim a força animal para tração modificando a qualidade e a rapidez de trabalho. No início do século XX quando surgiu o motor a explosão é que foi possível aumentar a força de trabalho, através dos primeiros modelos de tratores.Com isso foi substituído a tração animal em quase todas as operações, mas em algumas regiões de difícil acesso até os dias de hoje se usa equipamentos puxados por animais pois essa é a única forma de trabalho.

-Inovação biofísicas, ocorreu uma grande revolução na produção de alimentos no mundo, porem alguns países até hoje não produzem a quantidade de alimentos para sua população, com isso surgiu o método de conservação e transporte dos alimentos de regiões que produzem com excedentes para outras regiões desabastecidas, esse processo denominados biofísicos são os responsáveis pela industrialização e pela distribuição de alimentos proporcionando assim grandes negócios entre os continentes.

-Inovaçoes bioquímicas e biológicas, foi o inicio da fertilização controlada pelo homem, o uso de agroquímicos e o desenvolvimento de pesquisas, possibilitando a utilização do conhecimento biológico em beneficio das culturas.

  1. Commodity é uma mercadoria de importância mundial, que tem seu preço determinado pela oferta e pela procura internacional. Cite os três requisitos mínimos que deva atender para ser considerada uma Commodity.

R:O termo Commodity significa mercadoria é utilizado nas transações comerciais de produtos de origem primaria nas bolsas de mercadorias. As commodities são produzidas por diferentes produtores e possuem características uniformes. Geralmente, são produtos que podem ser estocados por um determinado período de tempo sem que haja perda de qualidade. As commodities também se caracterizam por não ter passado por processo industrial, ou seja, são geralmente matérias-primas.

Commodities agrícolas: soja, suco de laranja congelado, trigo, algodão, borracha, café, etc.

Commodities minerais: minério de ferro, alumínio, petróleo, ouro, níquel, prata, etc.

Commodities financeiras: moedas negociadas em vários mercados, títulos públicos de governos federais, etc.

Commodities ambientais: créditos de carbono

 

  1. Assinale a alternativa correta quanto o porquê de as FRUTAS não serem considerada commodities.

  1.  Não há variação no seu valor.
  2.  São perecíveis. X
  3. Não estragam facilmente.
  4. São armazenadas.

Resposta letra B

  1. O termo “antes da porteira” faz referência a tudo que é necessário à produção agrícola, mas não está na fazenda. É aquilo que o produtor rural precisa comprar para produzir: todos os insumos (máquinas, defensivos químicos, fertilizantes, sementes, frota, etc.). Assinale a alternativa correta quanto uma das principais características do segmento “antes da porteira”.

(A) Forte distribuição.

(B) Forte organização. x

(C) Forte armazenamento.

(D) Forte produção.

Resposta letra B

  1. Cadeias produtivas é um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação, até a constituição de um produto final (bem ou serviço) e sua colocação no mercado. O que a análise da Cadeia Produtiva possibilita?

R:A analise de cadeia produtiva de cada produto agropecuário permite visualizar as ações e inter relações entre todos os agentes que a compõem e dela participam. Com a analise da cadeia produtiva é possível descrever toda a cadeia, reconhecer o papel da tecnologia na estruturação da cadeia produtiva, organizar estudos de integração, analisar as politicas voltadas para todo o agronegócio, compreender a matriz de insumo-produto para cada produto agropecuário e analisar as estratégias das firmas e das associações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (138.9 Kb)   docx (797.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com