TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  16/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.780 Palavras (24 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APS III

RESPONSABILIDADE SOCIAL ORGANIZACIONAL III: UMA PESQUISA

APLICADA A S.Y.L SISTEMAS DE FREIOS S.A

SOROCABA, 2020

ABNER FERRACINI MORATO – D93829-0

ANDERSON RODRIGUES ROCHA – F0357G-3

BEATRIZ AMORIM DE SOUZA – F09BAH-9

GABRIEL DE OLIVEIRA GREGOROVICZ – D88AJG-3

YASMIN MATIAS XAVIER – N52925-3

APS III

RESPONSABILIDADE SOCIAL ORGANIZACIONAL III: UMA PESQUISA APLICADA A S.Y.L SISTEMAS DE FREIOS S.A

Atividade Pratica Supervisionada – APS                Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 3° semestre de Administração da Universidade Paulista, sob a orientação da professora Roberta Peroni.

SOROCABA, 2020

SUMÁRIO

OBJETIVO DO DIAGNOSTICO        4

FUNDAMENTAÇÃO CONCEITUAL        5

POR QUE E COMO PRATICAR RESPONSABILIDADE SOCIAL NOS SUBTEMAS OBJETO DA PESQUISA        7

1 - DIAGNÓSTICO DA ORGANIZAÇÃO        12

2 - DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO        13

3 - CONCORRÊNCIA E AMBIENTE COMPETITIVO        16

4 - IDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL        17

5 - ANÁLISE E SUGESTÃO DE MELHORIA        20

CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

BIBLIOGRAFIA        24

OBJETIVO DO DIAGNOSTICO

Investigar a aplicação de práticas de responsabilidade social por uma empresa ou outro tipo de organização, escolhida pelo grupo de trabalho, tendo como referência os indicadores da ferramenta de gestão “Indicadores Ethos para negócios sustentáveis e responsáveis”, que tratam dos seguintes subtemas:

  • Situações de risco para os direitos humanos
  • Ações afirmativas
  • Relações de trabalho
  • Desenvolvimento humano, benefícios e treinamento
  • Saúde e Segurança no trabalho e qualidade de vida

FUNDAMENTAÇÃO CONCEITUAL

Por que a responsabilidade social é necessária?

Muito além de bons preços, os consumidores atualmente buscam cada vez mais consumir produtos e serviços produzidos por marcas comprometidas com o futuro e com o bem estar da sociedade. E por esse e outros fatores, é notório a importância da responsabilidade social no mundo corporativo/empresarial.

Uma empresa que adota essa prática e trabalha atentamente em cima dos princípios da responsabilidade social (cultura, social e ambiental) gera, por consequência seu crescimento, pois, trabalhando isso irá resultar em clientes mais satisfeitos e colaboradores com mais comprometimento profissional.

Além de seu crescimento a empresa que prática a responsabilidade social, impacta diretamente na sociedade como um todo, pois ela além de estar prestando serviços, também está contribuindo para um melhor desenvolvimento econômico sustentável, com isso, gera uma qualidade de vida melhor para a atual e futuras gerações. Para colocá-la em prática é necessário que:

  • A organização tenha uma visão e uma cultura com foco na preservação ambiental e bem-estar de seus funcionários. Compartilhando, promovendo campanhas e conscientizando a equipe para a importância da responsabilidade social. Construindo um bom diálogo a base da honestidade e transparência, ouvindo críticas e sugestões do que será relevante para as futuras gerações.
  • Investir em estratégias de progressão de carreira, capacitação, planos de carreira e atividades que visem a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários, construindo assim um bom desenvolvimento e satisfação de seus colaboradores.
  • Produzir produtos e serviços sustentáveis, dentro das regulamentações ambientais, criados por uma mão de obra legalizada, bem-remunerada e de qualidade.

  • Investir e/ou criar ONG’s e associações com ações socialmente responsável para a sociedade e meio ambiente, programas de incentivo ao esporte e a saúde e campanhas referente responsabilidade social contribuindo para um futuro melhor.

A responsabilidade social dentro de uma organização é de suma importância e trata de questões relativas a projetos que beneficiem todo a sociedade e não somente a visão de “maximização dos lucros”. É uma responsabilidade que a empresa passa a ter com questões sócio ambientais e de cunho social visando promover um bem-estar e desenvolvimento sustentável a todos.

ISO 26000

Para isso, existem normas e regras que normatizam essa atuação por parte da empresa, como a ISO 26000 da qual não fornece certificação, mas sim institui espécie de um guia para as organizações. Dentre elas, também podemos citar a ABNT NBR 16001 da qual trata de sistemas de gestões e estabelece requisitos para a prática da RS (Responsabilidade Social). Dentro da ISO 26000 podemos citar os princípios básicos de sua atuação, como:

Responsabilidade: Prestar contas à sociedade sobre processos decisórios e se responsabilizar por elas.

Transparência: Comunicar aos órgãos competentes de forma clara, suas atividades e como elas impactam a sociedade.

Comportamento Ético: Se comportar de forma ética, seguindo normas pré-estabelecidas.

Respeito pelos interesses das partes interessadas: Considerar os interesses envolvidos por outras organizações e órgãos públicos, da qual determinada atividade desempenhada pela sua empresa pode impactá-los.

Respeito pelo estado de direito: A organização deve respeitar toda a legislação vigente que regem a sociedade. Tais normas expressam que nenhum órgão está acima da lei, seja ele público ou privado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)   pdf (171.8 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com