TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS- TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.802 Palavras (8 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO/ UNIAN ABC

CURSO ADMINISTRACAO DE EMPRESAS

 STEPHANY CAMARGO DE BARROS                                                                                 RA: 7036521404

SUELEN APARECIDA GENTIL DA CONCEICAO                                                        RA: 9894554288

ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS- TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

ETAPA 1 E 2

PROFESSORA ORIENTADORA MARIETA BARBOSA PEREIRA

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO/ UNIAN ABC

CURSO ADMINISTRACAO DE EMPRESAS

DISCIPLINA TEORIA GERAL DA ADMINISTRACAO

STEPHANY CAMARGO DE BARROS                                                                      RA:7036521404

SUELEN APARECIDA GENTIL DA CONCEICAO                                                       RA :9894554288

ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS- TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

ETAPA 1 E 2

Trabalho de conclusão de Curso apresentado ao curso de Teoria da Administração da faculdade Anhanguera Educacional, requisito parcial á obtenção do título de Bacharel em Administração.

Orientadora: Marieta

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2014

SUMARIO

INTRODUÇÃO______________________________________________________

DESENVOLVIMENTO _______________________________________________

ETAPA 1 __________________________________________________________

 ETAPA 2 _________________________________________________________

CONCLUSÃO______________________________________________________

BIBLIOGRAFIA____________________________________________________

INTRODUÇÃO

Iremos desenvolver nesse trabalho a importância das Teorias de Taylor e Fayol, distinguindo a diferença de Administração Científica e Administração Clássica, visando o aumento da produtividade em todos os sentidos, nos dias de hoje.

Nesse trabalho, vamos diagnosticar os problemas em que a JC Confecções está encontrando no momento como desmotivação dos funcionários, queda nas vendas, insatisfação dos clientes e inexperiência dos funcionários e dos sócios. Por isso, fomos contratados para dar consultoria visando  solucionar os problemas da  JC Confecções, iremos utilizar os conceitos de Taylor e Fayol , tornando a mais eficaz, reduzindo custos,  aumentando  a produção trazendo conseqüentemente a reestruturação da empresa  aumentando seus rendimentos.

ETAPA 1

A administração, os seus conceitos e técnicas, foram usadas consciente e inconscientemente nas civilizações antigas da Babilônia, China, Egito, Grécia dentre outros.A revolução industrial no séc. 19, foi substituída a produção manual pela produção mecânica e  das fabricas. Os antigos administradores não sentiam dificuldade em administrarpequenos grupos com a tentativa de erros e acertos.

No final do séc.19, com o crescimento dos transportes, das estradas de ferro, com o telégrafos e correios, com o desenvolvimento da fabricas,  as organizações se tornaram maiores e ficou evidente a necessidade de se ter uma administra;’ao mais estruturada começando assim o surgimento da abordagem clássica da administração que se dividem em duas partes. A administração cientifica com o Americano Taylor, e a Teoria clássica da administração clássica como Europeu Fayol.

Na Filosofia da administração de Taylor, existem quatro princípios Pagar maiores salários e ter baixos custos de produção, aplicar métodos de pesquisas e determinar a melhor maneira de executar uma tarefa.Os funcionários deveriam ser cientificamente selecionados e recrutados com as pessoas e as tarefas que fossem compatíveis. Deveriam ter cooperação entre chefes e funcionários para tornar um ambiente de trabalho favorável.

Com Taylor, as tarefas realizadas eram feitas no chão da fabrica, ele realizava o estudo de tempos e movimentos cronometrando o tempo de produção dos trabalhadores dividido nas tarefas de trabalho. Em seguida, analisava as unidades de trabalho procurando encontrar a melhor maneira de coordenar uma  tarefa maior. As propostas de Taylor que são planejamento, padronização, especialização e controle e remuneração na sua aplicação, trouxeram decorrências sóciais e culturais representando o maior aumento de produtividade em massa.

Enquanto isso, Fayol defendia esses mesmos princípios na Europa, se baseando em sua alta experiência na administração. Ele leva toda a analise de processo para organização. Sendo assim, considerado o principal pensador da gestão e o pai da primeira organização estrutural das empresas. Seu modelo baseia se em cinco modelos sendo: planejar estabelecer os objetivos da empresa especificando a forma a ser completa.

Segunda: organizar que ensina a coordenar todos os recursos da empresa

Terceiro: comandar que é fazer com que o seu subordinado execute o que deve ser feito

Quarto: coordenar almejando as metas traçadas.

Quinta: controlar estabelecer padrões e medidas de desempenho que permite que os funcionários sejam compatíveis com o que se espera.  

Com o crescimento da produção em massa, o que era considerado luxo para os ricos, como automóveis e equipamentos elétricos, passou a ser popularizado pára as demais classes sociais acarretando o aumento do piso salarial no mesmo tempo em que se reduzia o preço total dos custos.

Enquanto Taylor estudava a prioridade de produção, Fayol estudava dando uma importância maior as tarefas da organização como um todo. Taylor desejava aumentar a eficiência da industria por meio da racionalização do trabalho de preparo, enquanto Fayol se preocupava na organização e da aplicação de princípios em base cientifica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com