TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS TEORIA DA CONTABILIDADE

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.179 Palavras (21 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 21

                                         
[pic 2]

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS TEORIA DA CONTABILIDADE

NOMES:                                                                    RA

Ana Claudia Carvalho Costa                                 427474

Daniela Pires Braga                                                433196

Priscila Rafaela Silva                                             425318

Kelly Cristina Ferreira Lima                                  418859

Marcilene Augusto Garcia                                     418899

Emiliany Coutinho Brumatti                                  7981706500

Kleytiana Costa                                                       448826

Trabalho acadêmico apresentado como requisito para a avaliação na disciplina de teoria da contabilidade pelos professores: Me. Juliana Leite

   

Ivinhema. MS

                                 

                                        Introdução

Neste projeto abordaremos a importância de teoria da contabilidade, para o controle do patrimônio dentro de uma organização, e seus conceitos, o impacto da contabilidade empresarial, os sistemas se suas relevâncias, e a sua importância. A contabilidade fornece as informações conforme a necessidade dos gestores, nos mais diversos níveis da administração, com isso, cada departamento, setor, ou célula empresarial, por meio dos usuários das informações contábeis, pode melhorar o processo de tomada de decisões.  

1.0

Teoria da contabilidade tem como umas das suas principais características estudar e controlar o patrimônio de uma empresa, estudo dos bens tudo o que entra e sai de uma empresa é denominado patrimônio. A contabilidade como se pode perceber é um dos conhecimentos mais antigos e não surgiu em função do tipo legislação fiscal ou societária, e também não é baseada em pensamentos filosóficos como a teoria da contabilidade, e nem com regras estipuladas por terceiros, mas sim pela necessidade de se ter um controle do patrimônio.

Com a evolução e o crescimento das empresas, a contabilidade passou a interessar cada vez mais a grupos como acionistas, financiadores, banqueiros, fornecedores, órgãos públicos, empregados, ou seja, a toda a nação, pois percebiam que dessa forma poderiam se ter um controle maior. A contabilidade surgiu para responder dúvidas e atender todas as necessidades de seus usuários dessa forma adaptando se a eles. Miranda (2006), afirma que a contabilidade formatou-se em concordância com o ambiente no qual opera, pois como as nações têm historias, valores e sistemas políticos diferentes, elas também têm padrões diferentes de desenvolvimento financeiro e contábil.

Dentre as informações podemos afirmar que a contabilidade surgiu com o proposito de auxiliar os gestores de patrimônio e foi um grande marco na sociedade, pois é de grande importância e já serviu muito e ate hoje ainda vem nos ajudando no intuito de melhorar ainda mais o controle do patrimônio das entidades, como também buscar melhores alternativas para melhor servir os tomadores de decisões dentro de uma organização.

1.1

 O Planejamento Financeiro cada vez mais se torna uma ferramenta imprescindível na administração da vida familiar e profissional. Tanto a vida financeira como a vida profissional, precisa ser conduzida de uma forma ajustada através de suas estratégias, planos e metas, da mesma forma que uma empresa precisa ser bem administrada para ter sucesso e progredir.

Existem vários pontos em que podemos dizer que são exatamente iguais e outros com pequenas diferenças. Em uma dessas semelhanças pode-se citar o fluxo de caixa, pois nos programamos baseando no que temos a receber e a pagar, tentando manter o controle financeiro. Uma vez que nossos ganhos ultrapassam nossas despesas, nasce o conceito de lucro e tal como em uma empresa esse é um objetivo a ser cumprido.  Podemos citar também os investimentos, pois uma empresa sempre tem sua visão no futuro, e esses são necessários para que lá na frente esse recurso nos gere lucro.

Uma pessoa física também faz investimentos, sejam em um investimento imobiliário, aplicações bancárias ou em investimento não palpável, como faculdade, cursos e especializações. Enfim, a empresa comercial gera lucros e resultados financeiros, e a empresa familiar gera bem estar, tranquilidade, saúde, paz, realizações pessoais e integração entre seus componentes.

Toda família pode ser chamada de empresa, pois ela surge de uma sociedade entre marido e mulher. Organizar-se a adquirir uma consciência profunda do momento atual e iniciar daí o processo de mudança. Planejar com boas estratégias, com objetivos claros e possíveis, recuperando o domínio das vontades e sonhos de toda a família.

Na vida profissional é a mesma coisa. Em alguns momentos é preciso se retirar emocionalmente do ambiente em que está e analisá-lo de uma forma crítica, impessoal, coerente e corajosa. Como um estrategista à procura da melhor forma de atingir seus objetivos em uma negociação. Não podemos mais deixar o comando de nossas vidas nas mãos de terceiros.

A vida financeira nas mãos dos Bancos, financeiras, cartões de crédito, do comércio com suas seduções nos obrigando a consumir de qualquer forma. A vida profissional nas mãos das empresas, decidindo o que se vai fazer, em que lugar, de que forma sem fazer uma única pergunta.

1.2

 O Conceito do ativo é apresentado como o conjunto de bens e direitos ou como aplicações de recursos de uma empresa, o ativo esta ligado a vários outros itens da contabilidade que envolver receitas e despesas ele ajuda também na definição de outros termos como receitas, despesas, passivos, perdas e ganhos. Ativos podem ser definidos também como reservas de benéficos futuros prováveis que são obtidos ou controlados por uma entidade. A incorporação de um benéfico futuro provável aparece como característica essencial dos ativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (226.2 Kb)   docx (345.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com