TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

Por:   •  21/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.814 Palavras (8 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Fernanda da Silva Abreu RA 8824332194

Kelly Lacerda de Souza RA 8069841446

Mayara de Arruda Ferreira RA 8411147863

Raquel Roselene Gomes Leite RA 2974572594

Sheila Barbosa Santos RA 8411990524

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

Aula-tema: Os fundamentos da administração: O que é administração de empresas, As empresas; O Administrador; O contexto em que as empresas operam.

Aula-tema: Empresa B.O.N.I.T.A Ltda.

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Fernanda da Silva Abreu RA8824332194

Kelly Lacerda de Souza RA 8069841446

Mayara de Arruda Ferreira RA 8411147863

Raquel Roselene Gomes Leite RA 2974572594

Sheila Barbosa Santos RA 8411990524

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

Aula-tema: Os fundamentos da administração: O que é administração de empresas, As empresas; O Administrador; O contexto em que as empresas operam.

Aula-tema: Empresa B.O.N.I.T.A

Relatório das Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) – Etapa 1 apresentada à Universidade Anhanguera de São Paulo, como requisito da disciplina Comportamento Organizacional.

        Orientadora: Prof.ª Márcia Torres

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2014

AULA-TEMA: Os fundamentos da administração: O que é administração de empresas, As empresas; O Administrador; O contexto em que as empresas operam.

ETAPA 1

Passo 1. - ITEM 1

Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso.

Para Chiavenato as principais habilidades para um gestor se subdividem em 03 principais:

* Habilidade Humana: a habilidade de se relacionar com pessoas, motivando-as e compreendendo-as para obter um maior resultado.

* Habilidade Conceitual: a capacidade de ter raciocínio rápido, eficaz e eficiente, facilitando para tomadas de decisões estratégicas, visando sempre a situação num todo, possuindo uma visão ampla de toda a organização.

* Habilidade Técnica: capacidade de se comprometer com os procedimentos e regras que há dentro da organização. Utilizando todos os recursos em benefícios da empresa.

Passo 1 - ITEM 2.

O conceito de Empresa, de gestor e empresário.

* Empresa é uma entidade que explora uma atividade econômica.

* Empresário é uma pessoa (física) que organiza a empresa e suas atividades econômicas.

* Gestor: Pessoa responsável por administrar e/ou gerenciar uma organização, tomando decisões eficazes para a empresa, alcançando assim objetivos estabelecidos pela empresa.

Passo 1 - ITEM 3

Por que as empresas são consideradas sistemas abertos

Sistema aberto: Constitui por um sistema integrado atuando de maneira harmônica e se interagem entre si. Portanto podemos considerar que as empresas são consideradas como sistema abertos pois tudo está interligados a um objetivo comum, ou seja, é necessário para o bom funcionamento da organização que haja entrosamento.

Passo 1 - ITEM 4

O que é missão, visão e valores organizacionais.

Missão: é o que determina os propósitos e responsabilidade da empresa. Exemplo de missão: Atender os clientes com respeito, firmar parcerias com fornecedores, entre outros.

Visão: o que define a "ética" a ser adotada pela empresa, adotando princípios para que a organização seja identificada pelos valores. Exemplo de valores: Valorização do ser humano, responsabilidade social, entre outros.

Valores: são regras que vão nortear as atitudes e comportamentos dentro da organização. Como por exemplo, de valores: Integridade, inovação, comprometimento, entre outros.

ETAPA 1 - Passo 2:

Observando a empresa B.O.N.I.T.A Ltda. há um descuido da Sra. Marie Lou principalmente na Área Comercial de sua empresa, fazendo com a queda das vendas seja algo significativo, obtendo prejuízo para a empresa.

Há um descuido muito grande no departamento que faz com a proprietária repasse a responsabilidade de sua loja a funcionários. Promovendo uma insatisfação tanto a sua equipe de venda quanto aos seus clientes.

A proprietária da empresa deverá sempre supervisionar o que sua equipe faz e diante do problema assumir as responsabilidades de propor cursos profissionalizantes e capacitar a equipe.

O ponto inicial é identificar a causa do problema e sana-lo com ajuda de profissionais da área, identificar qual é deficiência de sua equipe e investir e aprimora-la.

Afinal o cliente que deveria ser a solução para uma empresa, afinal o que gera lucros para a organização, neste caso está sendo o prejuízo. Portanto cliente satisfeito, equipe motivada, e gerencia capacitada é a solução afirmativa de uma empresa sucedida.

ETAPA 1 - Passo 3.

Segue a missão, visão e valores da empresa de Cosméticos B.O.N.I.T.A:

Missão: Oferecer uma ampla diversificação de cosméticos de altíssima qualidade à preços acessíveis, proporcionando satisfação dos nossos clientes.

Visão: Ser uma empresa atuante no cenário da beleza e estética. Possuindo um Comprometimento com a ética visando à liderança neste mercado. Buscando em nossas ações a honestidade, transparência e acima de tudo qualidade com os produtos. Respeitando funcionários e clientes.

Valores: Integridade

Valorização humana

Inovação

Honestidade

Fidelidade

Melhoria contínua.

ETAPA 1 - Passo 4

Relatório: É de suma importância um planejamento Estratégico tem para uma organização. Identificando a os pontos principais para uma organização.

Dentre eles: sua visão, missão e valores.

O primeiro passo para que uma empresa seja bem sucedida é entender qual é o objetivo dessa empresa dentro da sociedade e assim implantando métodos eficazes para sua estabilização.

A importância de ter um bom Gestor, identificando pontos negativos que surgirão dentro da organização, e além de identificar saber e ser capacitado para solução de problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (42.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com