TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATPS

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.312 Palavras (18 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS / CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

Amanda

Thiago

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATPS

DO 1° PERÍODO- SALA

PROFESSOR MARCELO

BELO HORIZONTE

2013

Etapa – 1

Passo 1 – Escolher a sua equipe de trabalho, que deverá ter no mínimo 4 e no máximo 8 integrantes. Entregue ao seu professor os nomes, RA´s e e-mails dos Alunos.

Passo Realizado.

Passo 2 – Ler, para se familiarizar com o conceito de negociação, o capítulo 1 do PLT da disciplina. (Livro: Martinelli, Duarte P. Negociação: aplicações práticas de uma abordagem sistêmica. São Paulo: Saraiva, 2009).

Passo Realizado.

Passo 3 - Pesquise na Biblioteca da faculdade ou outro local, livros, capítulos, artigos em revistas técnicas, filmes e palestras em vídeo que tratem do tema negociação, para conhecer a conceituação de negociação e a visão de outros autores. Procure pelo menos 2 autores diferentes. (No plano de Ensino da disciplina, existe uma lista de livros complementares, mas o grupo está livre para procurar outros autores).

A negociação, no ponto de vista de Victory Dealmakers Academy, é um tipo de processo social de confrontamento de interesses, baseado no binômio problema/solução, e formado por argumentações, propostas e barganhas, visando um acordo que satisfaça as partes envolvidas.

Conceito, Negociação, Victory Dealmakers Academy

Site: onegociador.wordpress.com/2010/.../conceito-de-negociacao/

Já no Ponto de vista dos Autores Eugenio do Carvalhal, Antonio André Neto, Gersem Martins de Andrade e Et Al. Há Negociação é um processo de se chegar a um entendimento comum de ambas as partes sobre uma determinada necessidade ou ocasião, em que através de discussão de propostas e confrontos, as partes consentem em entrar em uma determinado consenso e ajustar seus interesses divergentes.

Negociação e Administração de Conflitos

Autores: Eugenio do Carvalhal & Antonio André

Neto & Gersem Martins de Andrade & Et Al.

Editora: Editora FGV

Ano: 2006

Edição: 1

Etapa - 2

Passo 1 - Leia os capítulos 2 e 4 do PLT da disciplina.

Passo Realizado.

Passo 2 - Reúna-se com a sua equipe para debater as seguintes questões: “Qual seria a melhor definição para negociação?” “Quais são as variáveis básicas da negociação apresentadas nestes primeiros capítulos do PLT?”

- Qual seria a melhor definição para negociação?

Seria uma Comunicação complexa, onde de ambas as partes conseguem entender e chegar a uma conclusão para discutirem e resolverem os assuntos em questão.

- Quais são as variáveis básicas da negociação apresentadas nestes primeiros capítulos do PLT?

São elas Poder, Tempo e Informação, conceituadas da seguinte forma:

Poder – Habilidade de influenciar pessoas ou situações usando sua hierarquia para ter vantagens nem sempre sendo em si nem boas ou ruins.

Tempo – O período onde no qual serão tomadas as decisões das negociações, podendo no qual formalizar estratégias usando o tempo de acordo com o desenvolvimento do assunto.

Informação – É a forma de apresentar o conhecimento e as potencialidades do produto ou serviço de forma mais clara e segura, com intuito de esclarecer as dúvidas.

Passo 3 - Produza um texto de uma página que resuma as principais ideias consensuais na equipe para as duas questões do passo anterior.

Resumo das ideias é Entendimento segundo a Equipe.

A Negociação é o processo de comunicação com o foco em atingir um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidades.

De acordo com as pesquisas realizadas constatamos que Negociar é um fator de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de forma que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram entendidas, tendo oportunidades de apresentar toda a seu ponto de vista e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.

Deste modo, é indiscutível dizer que a arte de negociar está praticamente presente em todos os momentos da vida, desde quem vai a padaria comprar um pão a decisões de grandes investimentos. As decisões que são utilizadas nas negociações são diretamente ligadas ao dia-a-dia das pessoas, e é claro que isto é real também para o entendimento das negociações das quais as

pessoas fazem parte.

O Globo das negociações sempre está em constante mudança, o próprio potencial negociador sempre está em busca de incansáveis meios de desenvolvimento, para que por antecedência possam sempre estar um passo a frente das mudanças, administrando-as favoravelmente.

E para que haja uma boa negociação é também de importância que seja necessário o bom uso de três variáveis básicas: Poder, Informação e Tempo, descrito abaixo:

- Poder – Pode ser separado de acordo com sua origem, poderes pessoais e poder circunstancias. Poder Pessoal são aqueles desde o nascimento, presentes em qualquer situação e Poder Circunstanciais Aproveitando-se de determinadas situações ou influenciando determinado tipo de negociação especificada.

- Tempo – Muito importante para quem saber fazer bom uso é buscar sucesso de uma negociação, por exemplo, se uma pessoa chega atrasada a uma reunião pode ser vista como hostil, mais se chega adiantada, pode ser considerada como ansiosa. Estas questões podem revelar muito, durante uma negociação.

- Informação – A informação dar o controle efetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com