TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS DA NEGOCIAÇÃO

Por:   •  31/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.070 Palavras (21 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP/MACAÉ-RJ.
CURSO: ADMINISTRAÇÃO / 1º SEMESTRE / N10
DISCIPLINA: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO.

Jeferson Luiz Mariano Salcedes – RA 441696.
Rosemery de Fátima Magro Bastos – RA 444409.
Fábia Correia Leonel – RA 444209.
Elizabete Gomes de Souza – RA 444208.

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:
CONCEITOS E CARACTERISTICAS DA NEGOCIAÇÃO

Profa. MSc. Juliana Leite Kirchner.

Tutor de ensino a distancia: Prof. Samuel.

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS:

Para dar início a um processo de negociação é essencial estar ciente que uma das respostas ou várias das que vai receber pode ser um ‘não’. Por isso, é preciso estar preparado para essa resposta, não como o fim da negociação, mas como o começo, pois uma negociação só acontece quando duas pessoas buscam por um objetivo que pode começar sendo negativo para uma parte, mas que é possível chegar a um bom resultado, onde ambas as partes saiam satisfeitas. São chaves essenciais numa negociação: preparação, firmeza, prudência, autocontrole, além disso, pontuar sobre a empresa e conformar-se avaliando novamente sua postura na empresa e no mercado ao final da negociação.
Vale lembrar também que as negociações são específicas é preciso avaliar o posicionamento e o momento em que a empresa esta vivendo no mercado. Por exemplo, em uma situação de crise, quando estão cortando gastos, não é o ideal pedir aumento salarial. Por isso analise esses quesitos antes de iniciar sua negociação. Porém para reagir diante de um ‘não’, como em todo o tempo de dentro de uma negociação, é preciso saber aonde você quer chegar, e ter argumentos para isso, é preciso estar preparado, e ter informações suficientes para reagir diante dessa resposta. Para administrar a situação, é preciso não se abater, não permitir que as emoções tomem conta da razão, pois muitas vezes essa pode ser a estratégia do outro negociador. Os humanos têm o privilégio de saber negociar, então a estratégia não é atacar ou fugir, mas negociar.
Ao se planejar para essa negociação é preciso levantar todos os argumentos a seu favor, sem mentiras ou invenções, mas sim levantar dados, informações sobre os resultados alcançados pelo rendimento do trabalho oferecido pelo negociador para a empresa. Além disso, apresentar fatores de crescimento, que mostrem comprometimento e dedicação em busca desses resultados.
O primeiro passo para dar inicio a essa negociação, é marcar uma reunião como o seu gestor e com o gestor do RH. O horário a ser definido deve não atrapalhar a rotina comercial e deve ser marcado com antecedência, e o assunto que será abordado também deve ser repassado previamente.
Ao dar início nas argumentações, deve-se colocar em evidência a importância dessa atividade para o profissional, não apenas nesse setor, mas também na área pessoal e social. Mostrar os vínculos com a empresa e com a atividade que executa, mostrando que não é apenas mais uma atividade, mas o real valor que esse trabalho tem para o colaborador. A seguir algumas etapas para uma boa negociação salarial:

-Relatar o máximo de ações que realizou nos últimos tempos que impactaram positivamente em seu trabalho, sua área e na empresa em que trabalha.

- Buscar informações salariais do seu cargo no mercado, para que você entenda suas expectativas e compare com a realidade aplicada a outros profissionais atuantes na mesma função.

- Entender claramente a importância da sua função na estrutura organizacional da empresa, pois a análise de seu mérito deve partir primeiramente de você mesmo.

- Conhecer a missão, os objetivos e as necessidades de crescimento da empresa, para que seus argumentos estejam alinhados com os interesses da organização.

As grandes e boas empresas consideram muito importante estreitar laços com o colaborador, não apenas com ele, mas também com a família, de forma que ele se sinta acolhido e se sinta parte da empresa. Por isso, é importante que o colaborador também demonstre esse feedback para com a empresa e com seu trabalho.
Porém, não se trata de ‘bajulação’, e para que não soe dessa forma, é preciso apresentar argumentos concretos, dados, resultados que comprovem o bom trabalho do colaborador. Além disso, mostrar também o crescimento intelectual, principalmente se a empresa oferece apoio financeiro, ou cursos para se aprimorar nas áreas de conhecimento em que atua, é positivo, mostrar os cursos, as especializações que fez no decorrer de sua trajetória na empresa. Seja claro e objetivo, não se prolongue a menos que seja com mais argumentos sustentáveis, não fique enfeitando as palavras e as frases.
Faça comparações com a atuação anterior a sua, por exemplo, e com o desenvolvimento do seu trabalho, seja científico ou o empírico, mostrando o resultado promissor que obteve.
Mostre também interesse em continuar se aperfeiçoando se especializando, procure mostrar para a empresa (que nesse caso é outro negociador), que aumentar seu salário é investir também na empresa, pois você irá melhorar ainda mais os resultados obtidos pelo seu trabalho, esse posicionamento é bem visto em um ambiente cada vez mais competitivo em que se vive.
Proponha desafios que possam ser alcançados por você, traçando os objetivos que você possa alcançar na empresa futuramente, e que o resultado obtido com sua especialização você possa contribuir ainda mais com a empresa. Comprometa-se.
Depois de mostrar de abordar todos estes pontos você já traçou sua negociação. Agora é o momento de falar sobre valores. Seja cauteloso, ao levantar argumentos de valores tenha em mãos uma pesquisa prévia de mercado, sobre os salários pagos na mesma área de atuação que atuação, mas leve em consideração também o porte da empresa, e proponha o que é realmente justo.
Mas lembre-se que a negociação considerada de êxito é aquela em que ambas as partes estão satisfeitas, pois do contrario torna-se frágil e rápida. Por isso, é melhor não assumir compromissos que não possa cumprir, seja coerente e parceiro da empresa, mas o combinado sempre será a melhor maneira de obter satisfações futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (124.3 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com