TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (PIPA II) –EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

Por:   •  14/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.203 Palavras (13 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (PIPA II) –EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO - EPA - SILVEIRO´S EMBALAGENS LTDA. – ME

RIBEIRÃO PRETO - SP.

2015

Gabriela Espínola Geraldo - C73877-8

                             Igor Roberto Sanches - C751DF-0

                   Jemima da Silva Barbosa S. Missiato - C69197- 6

                             João Pedro Germano – C6418D-6

                        Leonardo Henrique de Souza – C56GDA-0

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (PIPA II) –EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO - EPA - SILVEIRO´S EMBALAGENS LTDA. – ME

Atividades Práticas Supervisionadas – APS – PIPA II – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 2º/1° semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação de professores do semestre.

RIBEIRÃO PRETO – SP.

2015


Sumário

INTRODUÇÃO...................................................................................................................4

1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO..........................................................................................5

2 REVISÃO CONCEITUAL, IDENTIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS E ANÁLISE............................................................................................................................6

Administração Científica...............................................................................................6

Gestão Administrativa Clássica...................................................................................8

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.....................................................................................10

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................................13

APÊNDICE A- FORMULÁRIO DA COMPOSIÇÃO DA EQUIPE.....................................14

APÊNDICE B- VISITA À EMPRESA................................................................................15

INTRODUÇÃO

O objetivo desta APS é realizar um estudo de como a empresa Silverio´s Embalagens Ltda. – ME. Aplica os conhecimentos da Administração Científica e Clássica dentro da organização. O primeiro passo para que esse trabalho pudesse ser realizado, foi com a visita realizada até a empresa, para conhecer sua metodologia e seus processos. O Segundo passo, foi comparar as informações coletadas na organização com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

1. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

1.1. Apresentação da empresa.

A empresa Silverio´s Embalagens LTDA. – ME. CNPJ: 0006.765/0001-06 é uma empresa privada e está localizada na rua Fausto Fabbri N° 479 no bairro Distrito Industrial na cidade de Brodowski – SP.

A organização é uma sociedade formada por Adi Antônio Silveiro Teodoro, Oseias Silveiro de Lima e Antônio Ricardo Teodoro. A empresa atua no ramo de fabricação de embalagens flexíveis e se enquadra como uma microempresa segundo os números do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tendo uma receita operacional bruta anual menor ou igual a R$ 2,4 milhões.

 

1.2. Força de trabalho.

A empresa conta com 28 funcionários, sendo apenas 2 deles com ensino superior e o restante com ensino fundamental e médio.

1.3 Produtos e clientes.

Os principais clientes são as empresas Bebidas Jota Efe Industria e Comercio LTDA., Refrigerantes Coroa LTDA., Flamim Mineração LTDA. e Benevides Águas S/A.

1.4 Principais concorrentes da organização.

Os Principais concorrentes da organização são as empresas Plastplus que atua na produção de brindes e embalagens promocionais e Grafigel que atua no mesmo mercado, sendo apenas as duas como concorrente direto da Silverio´s.

1.5 Principais insumos.

Os principais insumos da organização são com plásticos, tintas, solventes, papelões e caixas. Seus principais fornecedores são as empresas Tecnofilme Ind. e Com. de Filmes Esp. LTDA., Plastilux Distribuidora LTDA., Limer – Cart Ind. Com. de Embalagens LTDA., Luminar Tintas e Vernizes LTDA., Steel Serv Comercio Importação e Exportação LTDA., TSA Químico do Brasil LTDA., Clicherlux Ind. e Comercio de Clichês e Matrizes LTDA.


2 REVISÃO CONCEITUAL, IDENTIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS E ANÁLISE

 2.1. Administração Científica

A Administração Científica de Taylor tem como ênfase as tarefas e foi dividida em três partes fundamentais.  Na primeira ênfase existia o problema dos salários: o pagamento dos funcionários era por dia trabalhado. Como o salário era fixo, eles faziam peças na quantidade que achavam adequados.  Entretanto, se eles trabalhassem muito e a quantidade de peças aumentasse, o preço por dia cairia, criando assim um caos na empresa. Taylor criou um plano onde o pagamento seria feito por peça, chamado PIECE-RATE SYSTEM. Esse seria o 1º estágio da administração científica

Na segunda fase, com o problema de salários resolvido, entrou em questão o aprimoramento do método do trabalho, chamado SNOP MANAGEMENT.  Essa fase é mais teórica, tornando a administração científica mais abrangente.

Na terceira fase, ele sintetizou os objetivos da administração, que seriam:

(1) Desenvolver uma ciência para cada elemento do trabalho, para substituir o velho método empírico.

(2) Selecionar cientificamente e depois treinar, instruir e desenvolver o trabalhador, que, no passado, escolhia seu próprio trabalho e treinava se o melhor que podia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (480.5 Kb)   docx (323.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com