TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Praticas Supervisionadas - Evolução Do Pensamento Administrativo

Casos: Atividades Praticas Supervisionadas - Evolução Do Pensamento Administrativo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  2.113 Palavras (9 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSOS: ADMINISTRAÇÃO

MANUAL do ALUNO

APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PIPA II

(2º/1º semestres)

SÃO PAULO

2013

APRESENTAÇÃO

O Manual aqui apresentado tem como objetivo fornecer orientações para a realização das Atividades Práticas Supervisionadas – APS–PIPA II - nos 2º/1º semestres dos cursos de Administração. Trata-se de um trabalho semestral, extraclasse e em equipes.

Como consta do Projeto Pedagógico do Curso, as Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem por meio da aplicação do conhecimento - adquirido em sala de aula - à realidade.

As Atividades Práticas Supervisionadas visam a contribuir para desenvolver nos alunos as competências requeridas aos futuros Bacharéis e a favorecer aos alunos um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação, descrição e análise de importantes temas e desafios presentes em uma empresa/organização em situação real.

Neste semestre, o tema e a estrutura do roteiro de conteúdo dos 2º/ 1º semestres aproximam-se de um possível artigo científico.

1 ORIENTAÇÕES/ETAPAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS-PIPA II)

 Composição das equipes: número mínimo 4 (quatro) e no máximo 6 (seis) alunos. Segue anexo o modelo de Formulário de Composição da Equipe.

 Identificação de uma organização/empresa de pequeno ou médio porte (de acordo com os critérios do BNDES) para o estudo: caberá aos alunos escolher uma organização/empresa com a qual possam estabelecer uma parceria, ou seja, a organização/empresa se beneficiará com a contribuição dos alunos e os alunos terão na organização/empresa o espaço extraclasse para aprendizagem.

 Realização das Atividades Práticas Supervisionadas na organização/ empresa escolhida pela equipe. Caso seja necessário, a equipe poderá solicitar ao Coordenador Auxiliar do Curso – via Coordenador das APS-PIPA II do semestre - uma Carta de Apresentação da equipe.

 Responsabilidades dos Atores:

 Coordenador Auxiliar do Curso:

a-) designar o Coordenador das APS-PIPA II do semestre;

b-) encaminhar ao Coordenador das APS-PIPA II os Manuais referentes ao semestre;

c-) definir o período para as (eventuais) apresentações;

d-) encaminhar ao Coordenador das APS-PIPA II informações referentes ao período e procedimentos para o encaminhamento dos trabalhos escritos ao Sistema de Trabalhos Acadêmicos (conforme Manual desse Sistema).

 Coordenador das APS-PIPA II do semestre:

a-) disponibilizar aos alunos o Manual e o Tema/Roteiro de conteúdo das APS-PIPA II do semestre;

b-) orientar os alunos sobre os procedimentos para a realização das APS-PIPA II a partir das informações do Manual;

c-) mediar a composição das equipes;

d-) estabelecer as datas para receber: o Formulário de Composição das Equipe;

e-) encaminhar ao Coordenador Auxiliar do Curso as eventuais Cartas de Apresentação para que sejam assinadas;

f-) esclarecer eventuais dúvidas quanto à forma de realização das APS-PIPA II do semestre junto às equipes;

g-) elaborar o cronograma das apresentações (quando for o caso) no período estabelecido pelo Coordenador Auxiliar do Curso;

h-) orientar os representantes das equipes quanto aos procedimentos para cadastramento da equipe e postagem individual do Trabalho Escrito e da Ficha de APS no Sistema de Trabalhos Acadêmicos - http://trabalhosacademicos.unip.br - (conforme Manual do respectivo Sistema).

 Professores das Disciplinas:

a-) orientar os alunos quanto ao conteúdo do Tema/Roteiro do semestre, em especial, o professor da disciplina básica (a que é diretamente contemplada no Tema/Roteiro das APS-PIPA II) do semestre;

b-) estabelecer datas de aulas específicas para esclarecer eventuais dúvidas quanto ao conteúdo das APS-PIPA II do semestre.

 Equipe:

a-) realizar as APS-PIPA II conforme as orientações recebidas via o Coordenador das APS-PIPA II do semestre, professores das disciplinas e o Manual e o Tema/Roteiro do conteúdo;

b-) cumprir os cronogramas estabelecidos pelo Coordenador Auxiliar do Curso e pelo Coordenador das APS-PIPA II do semestre;

c-) preencher – cada integrante – a Ficha de APS e entregá-la ao representante da equipe que irá postá-la, em arquivo único, quando posta o relatório (Trabalho Escrito Final) no Sistema de Trabalhos Acadêmicos - http://trabalhosacademicos.unip.br .

 Representante da Equipe:

a-) comunicar ao Coordenador das APS-PIPA II do semestre quaisquer mudanças ocorridas na equipe e/ou em relação à organização/ empresa sob estudo;

b-) responsabilizar-se pela entrega do Formulário de Composição da Equipe na data estabelecida;

c-) responsabilizar-se pelo cadastro da equipe e postagem do Trabalho Escrito e das Fichas de APS (de cada integrante da equipe, em um único arquivo) no Sistema de Trabalhos Acadêmicos - http://trabalhosacademicos.unip.br – no período estabelecido, (conforme Manual desse Sistema).

 Procedimentos das Equipes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com