TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS-AdmMateriaiseLogistica

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.253 Palavras (10 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

2015


INTRODUÇÃO

 O objetivo da logística na administração de materiais é fazer com que os processos se movam para custos mais baixos com alta produtividade de serviço, mantendo a qualidade e a credibilidade do serviço prestado para o cliente. O presente trabalho aborda a administração de materiais e logística dentro de uma organização.

Através de planejamento e estudos, os gestores podem colocar em prática seus conhecimentos, atuando de forma administrativa e estratégica, buscando a melhoria na organização e na liderança das atividades desde a aquisição dos materiais até a entrega do produto final para o cliente.

Atualmente as empresas precisam ter uma participação mais ativa do mercado consumidor para identificar formas de melhorar seus desempenhos e encontrar maneiras diferentes de obter vantagem competitiva. É impossível uma empresa funcionar sem recursos, sejam eles financeiro, humano ou material, e com isso, é necessário focar nos principais pontos na administração de insumos ou de bens patrimoniais, imprescindíveis no processo. Uma boa gestão de recursos materiais e patrimoniais traz uma enorme vantagem à empresa.

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Uma das atividades de gestão mais importantes para as empresas é a Administração de Materiais. A manutenção da concorrência depende diretamente da maneira com que os materiais são acondicionados, os quais devem ser compatíveis de acordo com suas demandas, como também as compras necessitam ser cada vez mais rápidas e eficazes, para que possam atender às necessidades de demanda de renovação dos estoques das empresas.

A administração de materiais tem por objetivo:

  • Preços baixos;

  • Alto giro de estoques;

  • Baixo custo de aquisição de posses;

  • Bons registros;

  • Pouca despesa com pessoal.

A administração de materiais dentro de uma organização corresponde ao planejamento, organização, direção e controle de todas as ações necessárias para se chegar à definição de qualidade. Pode ser definida também como sendo um conjunto de atividades criadas e desenvolvidas dentro de uma empresa, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições.

Os recursos são fatores da produção, normalmente são bem amplos e importantes. Podemos dizer que os recursos são o conjunto de riquezas da empresa e de grande importância na fabricação do produto final ou serviço.

A ciência da administração é sustentada por:

  • Finanças: mola propulsora;

  • Material; condição para o processo produtivo;

  • Pessoal: aciona o processo produtivo.

Para que exista uma administração perfeita, é necessária uma conformidade entre as três áreas. Uma empresa nada pode fazer sem o capital, sem o material e sem o elemento humano que irá ativar o processo produtivo. Os principais recursos para uma empresa poder operar e produzir novos produtos ou serviços, são os patrimoniais, que são o conjunto de riquezas (patrimônio) da empresa, como prédios, terrenos, máquinas e equipamentos. Já os recursos materiais são os recursos que uma empresa utiliza nas suas operações ou no processo de fabricação para chegar ao seu produto final como matéria- prima, estoques e materiais auxiliares. 

Nos dias de hoje, onde o cenário atual entre as empresas é muito competitivo, ganhar dinheiro com altas margens de lucro é impossível. Daí surge a importância da redução dos estoques e da agilização dos processos de aquisição de matérias, pois comprar grandes quantidades não é viável. Simplesmente comprar, armazenar, industrializar e vender não atende às necessidades do mercado cada vez mais exigente.

Para os gestores de estoque, o grande desafio é conseguir que o estoque gire o mais rápido possível, sem que isso ocasione em desabastecimento e estoque baixo, visto que a manutenção da lucratividade da empresa depende disso.

A tecnologia atual é um item imprescindível e precioso dentro de uma empresa. É um recurso que ganha destaque no dia a dia, o corpo de conhecimentos com o qual a empresa conta para produzir produtos e serviços que possam ser transformados em algum tipo de vantagem econômica, como maior lucro. Para que não ocorram futuramente prejuízos na empresa, é preciso seguir rigorosamente todas as etapas que o planejamento criados pela administração de materiais, desde o desenvolvimento dos fornecedores até a entrega do produto.

A MELHOR FORMA DE ADMINISTRAR O SISTEMA DE LOGÍSTICA INTEGRADA DE UMA EMPRESA

Administrar o sistema de logística integrada da empresa, ou seja, o uso de tecnologias avançadas, entre elas gerenciamento de informações e pesquisa, para planejar e controlar uma complexa rede de fatores visando produzir e distribuir produtos e serviços para satisfazer o cliente.

Ela pode-se ser dividida em 4 grandes grupos:

1º) grupo dos fornecedores;  

2º) grupo de empresas manufatureiras, que transformam as diversas matérias-primas em produtos acabados;

3º) centros de distribuição, responsáveis em receber, acondicionar e entregar os produtos ao quarto grande grupo, que são os:

  • Fornecedores: de quem se adquirem materiais e componentes. Aqui se pode perceber a importância da atividade logística no desenvolvimento dos fornecedores, uma atividade de fundamental importância, a exemplo do que estão fazendo as montadoras de automóveis, colocando os seus principais fornecedores dentro do seu parque fabril.
  • Manufatureiras: onde se vai produzir, ou seja, onde se vai instalar a fábrica; quanto e quando produzir determinado produto. Aqui fica clara a atividade de planejamento de materiais, pois é a partir das decisões acima que poderá ser definida toda a política de estoques da organização em questão.
  • Centros de distribuição: onde se devem armazenar produtos acabados? Onde se devem armazenar peças de reposição? Quanto se deve armazenar de peças e de produtos acabados? Aqui fica clara a preocupação com o nível de serviço a ser repassado ao consumidor. Muitos produtos em estoque sejam peças de reposição ou produtos acabados, e diversos locais de armazenagem melhoram, sem sombra de dúvida, o nível de serviço para o consumidor, porém com uma conseqüente elevação dos custos, o que, em ultima análise, diminuirá as vendas devido ao incremento nos preços de venda.

4º) consumidores: este quarto e último grande grupo dentro da cadeia de suprimentos é o ponto central onde desembocam todos os outros grupos. Entretanto, não se deve supor de antemão que a organização será perfeita e atenderá a todos os mercados com a mesma presteza.

GESTÃO DE ESTOQUE E COMPRAS E SUA IMPORTÂNCIA NA EMPRESA

O conceito de ocupação física, que se concentrava mais na área do que na altura, está mudando. Em geral, o espaço destinado à armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Com o passar do tempo, o mau aproveitamento do espaço tornou-se um comportamento antieconômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (220.5 Kb)   docx (191 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com