TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE

Por:   •  28/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1 – Passo 1 

Escrituração Contábil


A escrituração é a primeira e mais importante das técnicas contábeis, porque somente através dela é que é possível desenvolver as outras técnicas contábeis que são: demonstrações contábeis, auditoria, e por fim análise das demonstrações contábeis, sua finalidade é fornecer a pessoas interessadas e do meio interno de uma determinada entidade informações sobre seu patrimônio.

 Todo fato contábil da entidade deve ser escriturado, para isso devem ser utilizados livros contábeis. Alguns livros são obrigatórios, tais como o Livro Diário que registra todas as operações que envolvam o patrimônio de uma determinada empresa no decorrer de algum período, e o Livro Razão onde o registro contábil é lançado, conta por conta, a sua escrituração deve ser individualizada e seguir à ordem cronológica das operações, o seu preenchimento deve obedecer ao método das partidas dobradas. O lançamento no livro Razão é muito importante para as empresas, porém, com a totalização individual das contas, é possível se saber a qualquer instante, o saldo de cada uma delas. 

Escrituração é o registro dos fatos que afetam ou irão afetar o patrimônio de uma determinada entidade, esse registro é chamado de lançamento que são registros de fatos contábeis, esses registros são feitos através do método das partidas dobradas, e são realizados em ordem cronológica obedecendo a determinada disposição técnica, os mesmos são feitos nos livros contábeis, contudo a escrituração também pode ser entendida como um conjunto de lançamentos, que tem inicio nos documentos que são os elementos de comprovação dos fatos.

Existem dois métodos de escrituração: O método das partidas simples envolvendo controles individuais conta a conta que não se relacionam entre si, diferente do método das partidas dobradas que diz que o registro de qualquer operação cria um débito em uma ou mais contas que deve corresponder a um crédito equivalente, em uma ou mais contas, de um modo que a soma dos valores debitados seja sempre igual a soma dos valores creditados, ou seja, não existe débito sem crédito A escrituração pode ser feita de diversas ordens diferentes

Uma determinada organização que mantenha a escrituração contábil regular pode gerar informações estratégicas para seus gestores que possam auxiliar em processos decisórios que a curto ou a longo prazo poderão definir o futuro da entidade. Contudo, em algumas entidades, pela falta de organização interna ou simplesmente por não darem prioridade ao assunto, a maioria dos  gestores têm dificuldades em terem dados contábeis confiáveis. Balancetes mal conciliados, balanços com ausência de  informações, documentos não contabilizados, transformam a contabilidade em uma peça inútil, sem utilidade gerencial, por isso é de extrema  importância uma contabilidade  saudável  com suas Demonstrações Contábeis em ordem, para manter o bom funcionamento da empresa.

As Demonstrações Contábeis possuem um dos pontos importantes da atividade profissional contábil, pois, através delas são relatadas as informações indispensáveis aos acionistas, administradores, governo e sociedade em geral sobre a situação patrimonial e financeira das empresas.

Todos os  empresários precisam organizar suas finanças e compreender os seus custos, suas despesas, seus lucros, seus direitos e obrigações, enfim, todo seu patrimônio. A contabilidade é uma ferramenta indispensável para  a gestão de qualquer empresa, seja ela  grande ou pequena. Portanto, a necessidade de uma boa contabilidade, um modo de utilizar   melhor seus recursos além de permitir a seus sócios onde são gerados os recursos e onde eles estão sendo aplicados, e para assim promover uma maior transparência em suas ações.

Para realizar uma consultoria contábil focando na escrituração contábil e no balanço patrimonial, é preciso compreender a real situação  da empresa e do escritório que presta serviços contábeis para a organização da entidade. Além, da importância das pessoas envolvidas neste processo, a necessidade e os impactos que os  materiais e tecnológicos têm na prestação desses serviços e a extensão dos serviços prestados atualmente.

A preocupação com a qualidade  contabilidade interna e da empresa prestadora de serviços contábeis tem sido de bastante valiosa aos empreendedores atualmente. Um serviço contábil bem prestado poderá contribuir com o sucesso da empresa e com uma maior lucratividade e rentabilidade da mesma. Pois, para que a empresa possa prestar um bom serviço contábil é preciso que a mesma receba todas as documentações com adequadamente para que a escrituração seja bem feita.

O objetivo geral desses trabalhos é verificar como os sistemas contábeis da empresa estão sendo utilizados, com isso é possível diagnosticar possíveis problemas no futuro e propor soluções alternativas dos possíveis problemas observados na área contábil, com a devida competência dos profissionais da área.

A escrituração pode ser efetuada em ordens diferentes, depende apenas do cenário contábil no qual o profissional responsável por tal ação se encontra.

Escrituração é um procedimento muito comum e super necessário no ramo empresarial, pois, nem sempre é realizada da forma correta pelos empreendedores ou colaboradores responsáveis. Na verdade, muitos nem sabem de sua existência, embora seja a partir dela que se torna possível fazer o balanço patrimonial de toda a entidade.

O processo de escrituração contábil ou fiscal nada mais do que a reunião de documentos de todas as movimentações financeiras realizadas pela entidade durante o mês. Para que o procedimento seja feito da maneira adequada, todas as contas devem ser contabilizadas: compras, vendas, pagamento de fornecedores, recebimentos e pagamentos em atraso, impostos, salários, pró-labore e benefício a colaboradores.

A transformação de todos esses dados em relatórios contábeis permite que contador formule o balanço patrimonial da entidade. Esta é uma das funções do profissional da área contábil, pois, ele não terá como fornecer os relatórios anuais se não receber as informações sobre a empresa. De certo modo que , a qualidade do balanço está diretamente relacionada à qualidade dos documentos enviados pelo dono da empresa e por seus colaboradores. E é assim que surgirá outro papel fundamental para escrituração: as informações nelas contidas também serão utilizadas para negociações ou futuros cadastros do estabelecimento junto a clientes, fornecedores e principalmente bancos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (457 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com