TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - POLO PINDAMONHANGABA

Superior de Tecnologia em Gestão Pública

CONTABILIDADE

GRUPO

Isabel Cristina José - RA 1299707297

Jemilson dos Santos - RA 6942009110

Leandro Aleixo da Silva - RA 6942009114

Simone Aparecida Gasparin Cardoso - RA 1299518359

“CONTABILIDADE NO DIA A DIA”

Tutor Presencial: Mestre Renato Ferreira

Pindamonhangaba, 23 de abril de 2014.


ETAPA - I

  1. O QUE É CONTABILIDADE?

A contabilidade é o grande instrumento que ajuda o administrador a tomar decisões de maneira segura. Portanto a contabilidade busca de maneira precisa um levantamento de dados financeiros, demonstrando-os monetariamente, registrando-os e os separando item por item em forma de relatórios ou de comunicados, e é com o auxílio desta ferramenta que o administrador terá as diretrizes para a tomada de decisões com segurança.

  1. QUAIS OS OBJETIVOS DA CONTABILIDADE?

O objetivo principal da contabilidade é permitir ao usuário avaliar a situação econômica e financeira da organização em um sentido estático, bem como fazer projeções para tomadas de decisões futuras. Portanto o objetivo principal da contabilidade são os dados financeiros das empresas, que geralmente estão contidos em relatórios contábeis abrangendo dados como: situação financeira econômica referente ao patrimônio, capital, receitas e despesas, fluxo de caixa, entre outros.

  1. QUEM SÃO OS USUÁRIOS DA CONTABILIDADE?

Qualquer pessoa que tenha interesse nos dados contábeis da entidade pode fazer uso da contabilidade. Os usuários podem ser internos (gerentes, diretores, administradores, funcionários em geral), que pela contabilidade sabem, por exemplo, se a empresa poderá dar um aumento salarial para algum grupo de funcionários. Já os usuários externos (acionistas, bancos, fornecedores, financiadoras, governo, sindicato), podem avaliar através da contabilidade a situação da parceria com empresa.

  1. PORQUE A CONTABILIDADE É IMPORTANTE PARA TODA EMPRESA?

A contabilidade é um levantamento de dados em forma de relatório que norteia qualquer tomada de decisão de uma empresa. Esta ciência social é muito importante pois uma má gerencia destes dados e sem respaldo confiável da contabilidade pode se tornar uma célula cancerosa para a empresa, o que chamamos de uma contabilidade irreal ou distorcida em consequência de uma má elaboração ocasionando o fracasso da organização. Portanto a contabilidade bem elabora é um dos indícios de uma empresa de sucesso.

RELATÓRIO I - (ETAPA I)

Para alguns autores a contabilidade é uma ciência social que visa apenas o patrimônio das entidades econômico-administrativas. Seu alvo principal é controlar o patrimônio das entidades no decorrer de suas transformações. Para outros autores, e se falando em dias atuais a contabilidade passou a exercer com o passar do tempo, a responsabilidade do equilíbrio da empresa. É através da contabilidade e de seus registros que poderemos conhecer o passado e o presente da empresa e sua situação econômica, bem como este relatório representa as possibilidades de direções de futuros planos em relação à organização. As organizações, de maneira geral, têm receitas e despesas constantes durante os doze meses do ano, e a contagem destes dados mostrará se durante este período houve lucros ou prejuízos. Se as receitas do período são maiores que as despesas, haverá lucro, se ocorrer o inverso, despesas maiores que receitas, haverá prejuízo. Observando estes pontos de vistas hoje a contabilidade não está apenas voltada para o patrimônio, mas também é fundamental para projeções futuras da organização, e como foi dito nas questões levantadas acima deve ser exercida com responsabilidade mostrando que o papel do contador dentro de uma empresa é fundamental, pois o mesmo deverá produzir informações úteis e precisas aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões, este profissional deverá procurar a todo o momento mostrar o melhor caminho que a organização deverá seguir para evitar custos desnecessários ou possíveis gastos causados por erros em tomadas de decisões.


ETAPA II

CONCEITOS DE PATRIMONIO E BALANÇO PATRIMONIAL

Patrimônio é o conjunto de bens pertencentes a uma empresa ou pessoa física. Na posição de pessoas físicas o individuo poderá possuir um conjunto de bens e consumo (caneta, notebook, celular, etc.). Na posição de pessoa jurídica, no caso de empresas para fins lucrativos ou na posição de instituições para fins de ideais que possuem outros tipos de bens. Estes bens podem estar diretamente sobre o poder da empresa ou em poder de terceiros, como por exemplo o dinheiro depositado no Banco (pois ele não está com em poder diretamente da empresa).

Deste modo começamos a ter noção ao falarmos de bens e direitos. São bens tudo o que tem valor econômico e que pode ser transformado em dinheiro, São as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas e estes fazem parte do ATIVO (PATRIMONIO BRUTO DA EMPRESA). Podemos classifica-los em:

MÓVEIS

Aqueles que podem ser removidos do local sem causar dano, ou seja, objetos reais, tateáveis, físicos, que não são fixos ao solo. Ex.: dinheiro, carro, móveis, utensílios, máquinas, estoques, etc.

 IMÓVEIS

São imóveis os bens que não podem ser retirados do local onde estão instalados, ou seja, para serem modificados de local terão que ser destruídos pois são fixos ao solo. Ex.: árvores, prédios, terrenos, obras em construção, etc.

TANGÍVEIS

São aqueles que compõem uma forma física, bens fisicamente reais, que podem ser tocados. Ex.: carros, prédio, dinheiro, mesas, armários, itens do estoques, etc.

INTANGÍVEIS

São aqueles que não compõem uma realidade física e que não podem ser tocados. Ex.:Marca da Empresa, patentes, um domínio de internet, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (183.8 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com