TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade Geral

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ

   

                                                                         

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CONTABILIDADE GERAL

SP

2015

FACULDADE ANHANGUERA

   

                                                                         

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CONTABILIDADE GERAL

SP

2015

INTRODUÇÃO

Através deste trabalho acadêmico é possível conhecer um pouco sobre surgimento da contabilidade, e identificar como ela está presente no dia a dia das pessoas e empresas. Também é possível a compreensão dos princípios fundamentais da contabilidade.

DESENVOLVIMENTO

Para realização desta ATPS utilizamos o PLT, assistimos também aos vídeos que nos foi disponibilizado, e também fizemos pesquisas na internet para acrescentar e obtermos um maior entendimento sobre o assunto proposto.

  1. - Etapa 1

1.1.1 – RELATÓRIO

O surgimento da contabilidade tem origem desconhecida e algumas teorias afirmam que vem sendo utilizada a cerca de 3.000 antes de Cristo, no início da civilização na fase da contabilidade empírica, época onde não era realizada a escrita ou havia algum tipo de moeda vigente, o homem então realizava o controle de suas criações de gados ou ovelhas, descrito na forma de desenhos nas paredes, e que sofria redução ou ampliação conforme o rebanho, isso, portanto, seria nos tempos atuais uma forma de apresentação de inventário do patrimônio. O primeiro registro encontrado de livros contábeis foi no Egito, às margens do rio Nilo, os escribas colhiam os papiros e os utilizava para registrar seus alimentos. Mas foram os Venicios a desenvolver bases para troca monetária, substituindo registros por símbolos. Os Romanos foram os que difundiram o sistema jurídico de contabilidade organizado, por toda a Europa, Norte da África e Oriente Médio. No final da idade média, os árabes, utilizaram se de obras manuscritas de contabilidade que influenciaram o comércio na velha Europa, pois havia uma necessidade de refletir nos interesses dos credores e investidores, dando se inicio então a sistematização da contabilidade. Na mesma época um frei Franciscano chamado Luca Pacioli,desenvolveu um método de partida dobrada, que consiste que todo lançamento a crédito em uma conta, gera o surgimento de uma outra conta que seja lançada o mesmo valor mas a débito. No Brasil os primeiros indícios da contabilidade, foi após o descobrimento e a instituição do governo geral, forma trazida pelos provedores da fazenda, que já eram os contadores da época. Com a regulamentação da lei para exercício da profissão contábil em Portugal, e com a vida da família real para o Brasil, se deu inicio ao ensino de aula de comércio da corte. A partir daí houve a propagação do ensino da contabilidade no Brasil e outras escolas forma criadas, gerando o aprimoramento no estudo dessa ciência até os dias atuais.

A contabilidade nada mais é do que a prática do controle das situações financeiras ou econômica tanto empresarial, quantos de pessoas físicas. Quando nos referimos à contabilidade, muitas pessoas fixam a idéia de algo que somente se restrinja ao âmbito empresarial, mas partindo do conceito que a contabilidade é uma ciência que auxilia na tomada de decisões, e que a origem da palavra contabilidade vem da palavra "contar", que nada mais é do que apresentar uma situação financeira em forma de números pode perceber desta forma que isso se aproxima da realidade das pessoas em seu cotidiano, e que fica evidente o uso da contabilidade , quando, por exemplo, calculamos nossos gastos mensais, ou planejamos um investimento. Tudo o que envolva o controle da nossa situação financeira faz com que conseqüentemente façamos uso da contabilidade.

O papel da contabilidade dentro das empresas tem uma importância fundamental para o administrador como uma ferramenta de administração, pois são através dos registros de dados contábeis, que são disponibilizadas informações de grande importância no processo de tomada de decisões dentro de uma organização. A área contábil sendo ela interna isto é estando dentro da empresa, ou externa na forma de escritórios terceirizados, não tem apenas como finalidade o registro de dados fiscais ou tributários, ela é parte ativa na prestação de informações relevantes para a administração. O contador deve estar atento a saúde da empresa, e perceber possíveis sinais de crises. Essas informações são utilizadas dentro de uma organização por usuários que são as pessoas no nível de gerencia, diretoria e encarregados, os quais se utilizam destes registros para uma avaliação atualizada do patrimônio, para possam fundamentar suas decisões sobre o futuro de uma determinada organização.

1.1.2

Tabela1 – Classificação Contábil (Bens, Direitos e Obrigações)

Conta

B / D / O

R$

Caixa

B

1.000,00

Banco

B

8.500,00

Fornecedores

O

18.550,00

Energia Elétrica a Pagar

O

125,00

Clientes

D

13.025,00

Estoque de Mercadorias

B

15.500,00

Salários a Pagar

O

15.500,00

Máquinas

B

25.000,00

Softwares

B

95.000,00

Imóveis

B

260.000,00

Empréstimos a Pagar

O

1.350,00

Móveis e Utensílios

B

12.500,00

1.1.3

Tabela 2 – Classificação Contábil (Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido)

Conta

A / P / PL

R$

Caixa

A

1.000,00

Banco

A

8.500,00

Fornecedores

P

18.550,00

Energia Elétrica a Pagar

P

125,00

Clientes

A

13.025,00

Estoque de Mercadorias

A

15.500,00

Salários a Pagar

P

15.500,00

Máquinas

A

25.000,00

Softwares

A

95.000,00

Imóveis

A

260.000,00

Emprétimos a Pagar

P

1.350,00

Móveis e Utensílios

A

12.500,00

Capital Social

PL

395.000,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com