TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ADMINISTRAÇÃO 4 SEMENTE

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.446 Palavras (14 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 14

1.1 CONCEITOS

Direito Comercial: É no direito comercial que se estuda, além da caracterização de quem seria comerciante, os títulos de crédito, as marcas e patentes, a falência e concordata, o direito societário, o direito marítimo, o direito aeronáutico e, dependendo da corrente doutrinária a ser seguida, também o direito do mercado de capitais e o direito bancário. É o ramo do direito privado que trata do estudo das normas que regulam os atos necessários às atividades dos comerciantes no exercício de sua profissão, bem como os atos pela lei considerados mercantis, mesmo praticados por não comerciantes. (SILVEIRA, 2012).

Direito Empresarial: É o conjunto de normas jurídicas (direito privado) que disciplinam as atividades das empresas e dos empresários comerciais (atividade econômica daqueles que atuam na circulação ou produção de bens e a prestação de serviços), bem como os atos considerados comerciais, ainda que não diretamente relacionados às atividades das empresas. (MAMEDE, 2007).

Empresa e sua evolução: É a unidade econômica organizada que, combinando capital e trabalho, produz ou comercializa bens ou presta serviços, com a finalidade de lucro. Adquire personalidade jurídica pela inscrição de seus atos constitutivos no órgão de registro próprio, adquirindo, dessa forma, capacidade jurídica para assumir direitos e obrigações, ou seja, “a empresa em um conceito econômico, seria a combinação dos elementos pessoais e reais, colocada em função de um resultado econômico, e realizada em vista de um intento especulativo de uma pessoa, que se chama empresário”. (REQUIÃO, 2003, p. 50).

Empresário: Segundo Coelho (2009, p. 11), empresário é um conceito que vem definido em lei, e se refere ao profissional que exerce uma “[...] atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços”. De acordo com o mesmo, o exercício profissional se refere a três pontos básicos: habitualidade; pessoalidade; e a informação. Habitualidade se refere ao fato de o empresário exercer as atividades de modo contínuo, não episódico, nem esporádico; Pessoalidade diz respeito à obrigatoriedade de se contratar empregados para a circulação de bens e serviços; e a Informação obriga o empresário a conhecer os bens e serviços que oferece ao mercado, bem como informar os possíveis consumidores devidamente.

1.2 EMPRESA

1.2.1 FUNDAMENTOS

Empresa: Banco do Brasil.

Razão Social: Banco do Brasil S/A.

Endereço: Avenida Afonso Pena, 2202, Centro, Campo Grande/MS.

Ramo de atividade: Instituição Financeira de Grande Porte.

Produtos ou serviços:

CONTAS – O Banco do Brasil tem um portfólio de contas desenvolvido especialmente para o cliente. Ao ser correntista do BB, o cliente dispõe de profissionais qualificados e conta com as mais diversas soluções de atendimento, produtos, investimentos e serviços criados para sua comodidade e conveniência.

LINHAS DE CRÉDITO – Com a abertura da conta, o cliente passa a dispor de várias linhas de empréstimos e financiamentos com limites pré-aprovados e taxas que estão dentre as melhores do mercado para utilizar quando e como quiser. A contratação é simples e o dinheiro é liberado no ato da solicitação. As prestações são debitadas em conta, na data de sua escolha e com carência que pode chegar a 180 dias para pagamento da primeira parcela. Com todas essas vantagens, o cliente pode ainda transferir suas dívidas em outras instituições financeiras para o BB, pagar menos pelos seus empréstimos e ainda ter dinheiro extra.

CARTÕES – Além da possibilidade de limite de crédito para suprir eventual necessidade financeira, o cliente escolhe o cartão Ourocard que mais se ajusta às suas necessidades, nas bandeiras Visa, MasterCard ou American Express com as funções débito, crédito e movimentação bancária em um só plástico para realização de saques, aplicações, resgates, consultas de saldos e extratos e pagamento de contas e transferências. Com a função débito, o cliente compra à vista com débito em conta corrente e, se o cartão for de bandeira Visa, ainda pode acessar, no momento da compra, as linhas de crédito disponibilizadas pelo BB em estabelecimentos comerciais. Quem tem limite de crédito no cartão pode utilizar o Ourocard na função crédito, em milhões de estabelecimentos no País e no exterior, com até 40 dias para pagar, sem juros. No ato da compra, o cliente também pode parcelar o pagamento pelo Banco, com uma das menores taxas do mercado, ou diretamente pelo lojista, sem juros.

INVESTIMENTOS – Na hora de investir, uma equipe de atendimento formada por profissionais qualificados está preparada para orientar o cliente sobre as opções de investimentos mais adequadas para o seu perfil e que atendam as suas expectativas: fundos de investimento, CDB, ações e poupança.

PACOTE DE SERVIÇOS – Basta o cliente escolher a modalidade de conta que mais atende às suas necessidades e o Pacote de Serviços adequado ao seu perfil, com possibilidade de descontos no valor das tarifas em função do relacionamento mantido com o BB.

PROGRAMA DE RELACIONAMENTO – O cliente também conta com as vantagens do programa de relacionamento Ponto pra Você. Ao abrir a conta é inscrito automaticamente e quanto mais se relaciona com o Banco, mais pontos ganha e mais vantagens pode obter, como o desconto em tarifas, redução na taxa de juros e troca por prêmios.

Atividades relevantes: Receita financeira do banco como, linhas de descontos de títulos, desconto de cheques emitidos em grandes quantidades, financiamento de bens, negociar taxas de juros nas operações de empréstimos e outras negociações, tendo sempre presente a necessidade de manutenção de receita para produzir o resultado esperado da agência, levando-se em conta a atuação dos bancos concorrentes visando ao mesmo tempo não perder receita; como também não elevar demasiadamente tais taxas de forma que o cliente procure outros bancos; linhas de crédito para aquisição de equipamentos de informática: BB Crediário, BB Crediário Internet e BB Crédito Informática; além de Negociar taxas de juros; Estudar orçamentos bancários; Mostrar aos clientes a rentabilidade de aplicações; Ourocap: título em capitalização com renda variável; e BrasilPrev: plano de previdência privada, onde o cliente escolhe um tipo de contratação de serviço e forma como irá recebê-lo, este tipo de plano também tem renda variável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com