TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Etapa 2 e 3 TGA

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ETAPA 2

PASSO 1

Para atingir a eficiência na produção JC Confecções, deve ser seguido certos conceitos estabelecidos por Taylor, na qual ele sugere que em uma Empresa deve haver funções, cargos estabelecidos e seus colaboradores especializados para uma determinada função. Estudar a melhor forma de movimentos para aperfeiçoar a produção, reduzindo o tempo.

Conforme esses conceitos aplicados na Empresa, ela terá uma melhoria em sua produção, diminuindo seus gastos e aproveitando melhor o tempo do processo. E com o treinamento oferecido aos colaboradores, evitará que ocorram erros de produção tendo uma eficiência na qualidade dos produtos e também evitando lesões causadas por acidentes de trabalho, e afastamentos, na qual causaria um prejuízo ao empregador.

Organograma da Empresa JC Confecções

Para a organização da Empresa e cargos que devem ser estabelecidos, será necessário um Organograma contendo uma hierarquização conforme o proposto a seguir:

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17]

        

PASSO 2

Para um controle das peças produzidas e seus responsáveis pela produção, deve seguir uma planilha de controle de produção que contém informações das etapas que devem ser realizadas, as quantidades de peças que cada etapa deve produzir, determinados períodos de tempo para cada uma delas e quantas peças serão entregues diariamente.

PLANILHA DE CONTROLE DE PRODUÇÃO

 

 

 

 

 

RESPONSÁVEL

ETAPA

QUANTIDADE

TEMPO

ENTREGA DIÁRIA

 

 

 

 

 

FUNCIONÁRIO 1 E 2

MOLDE

15 PEÇAS

40 MINUTOS

180

FUNCIONÁRIO 3 E 4

CORTE

15 PEÇAS

30 MINUTOS

240

FUNCIONÁRIO 5 E 6

COSTURA

15 PEÇAS

20 MINUTOS

360

FUNCIONÁRIO 7 E 8

ESTAMPARIA

15 PEÇAS

20 MINUTOS

360

Etapa 3

Passo 3

PROCESSOS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

PLANEJAMENTO

CONTROLE

Definir a missão

Definir os padrões

Formular objetivos

Monitorar o desempenho

Definir os Planos para alcançar os objetivos

Avaliar o desempenho

Programar as Atividades

Ação corretiva

DIREÇÃO

ORGANIZAÇÃO

Designar as pessoas

Dividir o trabalho

Coordenar os esforços

Designar as atividades

Comunicar

Agrupar as atividades em órgãos e cargos.

Motivar

Alocar Recursos

Liderar

Definir autoridade e responsabilidade

Orientar

 

NÍVEIS DE PLANEJAMENTO

Estratégico

Tático

Operacional

Passo 4

        Analisando a atual situação administrativa da empresa Jc Confecções, temos a nítida percepção de que a característica administrativa é de forma tradicional, pois hoje há uma hierarquia decrescente onde os proprietários delegam as funções a seus subordinados aleatoriamente, não havendo uma função definida.

Pela falta de conhecimento na área administrativa por parte dos Sócios, vemos que não há nenhum tipo de planejamento de metas, processos de produção e divisão de tarefas, gerando desmotivação de seus colaboradores,trazendo uma considerável queda nas vendas e na qualidade de seus produtos, ocasionando insatisfação de seus clientes.

Para melhorar o processo pode-se:

Designar aos proprietários administradores a ter mais flexibilidade quanto a receber sugestões por parte dos colaboradores e consumidores, tendo uma análise critica do processo administrativo para adquirir um nível eficiente de gestão. Para isso, pode ser utilizadas ferramentas para a melhoria contínua do processo. Exemplo: Ciclo PDCA.

O Ciclo PDCA tem por objetivo a melhoria contínua das etapas de um processo, identificando as causas de seus problemas e efetuando soluções para os mesmos. Por se tratar de um ciclo, ele não terá um fim pré-determinado, ocasionando a melhoria contínua sem intervalos.

[pic 18][pic 19]

As quatro etapas do Ciclo PDCA são:

  • Planejar: Estabelecer um plano com base nas metas da empresa, estabelecendo também os objetivos da Empresa.
  • Executar: Colocar em prática o plano de ação feito na etapa do Planejamento.
  • Checar: Verificar os resultados que foram obtidos na etapa de Execução.
  • Ação: Realizar as ações corretivas.

Também a Descentralização pode ser uma alternativa boa para o sucesso da Empresa, pois ela permitirá que as decisões da Empresa sejam tomadas pelas unidades situadas nos níveis mais baixos da organização, proporcionando um considerável aumento de eficiência. Algumas vantagens da Descentralização são que os gerentes ficarão próximos do ponto no qual devem tomar as decisões, haverá corte de atrasos nas decisões, se ocorrerem problemas serão indicadas para resolvê-los no local, economizando tempo e dinheiro. Também aumentará a eficiência e a motivação dos funcionários, aproveita melhor o tempo e evitando que fujam à responsabilidade. Também poderá ter uma motivação maior dos funcionários por meio de incentivos financeiros, treinamentos, planos de carreira, reconhecimentos, benefícios, análise de cargos e o mais importante é dar ouvidos a eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (245.9 Kb)   docx (76.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com