TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Fundamentos da Administração: Conceitos e antecedentes históricos da Administração

Seminário: ATPS: Fundamentos da Administração: Conceitos e antecedentes históricos da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  Seminário  •  1.952 Palavras (8 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO –1° e 2° SÉRIES C/C

ANDERSON CÉSAR DOS SANTOS

BRUNA CONCEIÇÃO BARRA

JANAINA MORAIS

JEFFERSON AUGUSTO RIBEIRO

MARCEL VIOTTO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

SOROCABA - SP

2013

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) elaboradas na forma de desafio, com o objetivo de desenvolver as competências e habilidades, referentes à Unidade Didática Teoria Geral da Administração, do Curso de Administração da Faculdade Anhanguera de Sorocaba, sob orientação do Professor Edimilson.

SOROCABA - SP

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

No decorrer do trabalho aprofundaremos nossos conhecimentos sobre á Teoria Geral da Administração. Conheceremos a importância, a história, como ocorreu a evolução dos séculos até se tornar o que vivenciamos hoje.

Quando o homem deixou de ser um nômade, ou seja, migrar de uma área para outra atrás de caça, aprendeu a plantar e estocar alimentos, então começava a consolidação da administração e assim foram surgindo às técnicas administrativas, que com o passar dos anos foram se aperfeiçoando até chegar ao que é hoje.

Durante a realização de nossas pesquisas/estudos, foram apresentadas algumas teorias, para como se fazer uma boa administração. E foram juntadas informações que servem de estratégias para a melhoria continua nas organizações com base em todo o contexto.

Etapa 01

Fundamentos da Administração: Conceitos e antecedentes históricos da Administração. Da revolução urbana à revolução industrial.

Em latim, Administração = AD (direção, tendência para;) + MINISTER (subordinação ou obediência).

Mas, hoje em dia as palavras de ordem da Administração são: planejamento, a organização, a direção e o controle da organização em relação aos objetivos organizacionais de todos os envolvidos, de todos os níveis e de todos os setores organizacionais.

ADMINISTRAÇÃO, UMA HABILIDADE HUMANA.

A administração é com certeza uma habilidade humana que se desenvolve após séculos de evolução pela grande necessidade das organizações.

Sobre os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração:

1. Antecedentes Históricos da Administração; - Teve início apenas em meados do século XX. A história da Administração foi influenciada por muitas correntes, a saber:

1.1. Influência dos Filósofos; - Suas definições se deram a partir dos pensamentos de filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles. Muitos princípios da Administração, como o da divisão do trabalho, da ordem e do controle surgiram por meio dos pensamentos filosóficos da época.

1.2. Influência da Igreja Católica; - Havia uma hierarquia de autoridade, um estado-maior e uma coordenação funcional, que juntas e comandadas por uma única pessoa – o Papa – e que, bem-sucedida serviu de modelo para diversas organizações.

1.3. Influência da Organização Militar; - Esta influenciou a organização linear, o princípio da unidade de comando e a escala hierárquica, a centralização do comando e a descentralização da execução, pensamento estratégico e a necessidade de disciplina e planejamento.

1.4. Influência da Revolução Industrial; - A moderna administração surgiu em resposta as duas consequências provocadas pela Revolução Industrial: Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração cientifica capaz de substituir o empirismo e a improvisação. Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.

1.5. Influência dos Economistas Liberais; - Surge o conceito de livre concorrência e de liberalismo econômico. Adam Smith funda a economia clássica, cria os conceitos de racionalização da produção, especialização e divisão do trabalho, reforçou o planejamento e da organização dentro das funções da administração. O socialismo e do sindicalismo obrigam o capitalismo de todos os meios de produção e a adequada remuneração. Surge então a racionalização do trabalho como um todo.

1.6. Influência dos Pioneiros e Empreendedores; - Crescimento da preocupação com o consumo direto; - surgimento das indústrias ferroviárias, de ferro e de aço; surgimento dos ‘impérios industriais’ e dos gerentes profissionais; surgimento do ramo de bens duráveis; preocupação com as vendas; desenvolvimento da organização do tipo funcional; preocupação com os meios de redução de custos. Surgem as fusões de empresas e aparecem os primeiros oligopólios.

Podemos citar como sendo os precursores da administração, seus princípios e contribuições:

Frederick W. Taylor, engenheiro e criador da Teoria da Administração Científica, a qual se baseia na estrutura formal e nos processos das organizações, preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a.

Fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo de custo seguindo os princípios da seleção cientifica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência. Os quatro princípios fundamentais da Administração Científica são: princípio do planejamento, princípio da seleção dos trabalhadores e princípio do controle.

Henri Fayol, engenheiro e criador da Teoria Clássica da Administração partem de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, com uma visão anatômica e estrutural. Fayol procurou demonstrar que, com previsão científica e métodos adequados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com