TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Investimentos Etapa 1 e 2

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.172 Palavras (13 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 13

Faculdade Anhanguera Educacional

Curso de Administração de Empresas

Disciplina Análise de Investimentos

Professor Carlos Augusto de Oliveira

Andreza Sarafim RA: 6814001481

Cristiana da Cruz Pereira RA: 6814012354

Viviane Aparecida Martins RA: 6814001611

Weslley Pereira Lima RA: 6247213611

Série 3º Ano – 5º Semestre

ATPS

CAMPINAS

2015

Faculdade Anhanguera Educacional

Curso de Administração de Empresas

Disciplina Análise de Investimentos

Professor Carlos Augusto de Oliveira

Andreza Sarafim RA: 6814001481

Cristiana da Cruz Pereira RA: 6814012354

Viviane Aparecida Martins RA: 6814001611

Weslley Pereira Lima RA: 6247213611

Série 3º Ano – 5º Semestre

ATPS

Trabalho de ATPS referente ao Semestre, apresentado a Faculdade Anhanguera Educacional, disciplina Analise de Investimentos, ministrado pelo Prof. Carlos Augusto de Oliveira.

Campinas

2015

Introdução

A geração de riqueza é a base dos motivos que levam pessoas a realizarem investimentos, buscando um retorno lucrativo e sustentável, sendo assim a análise de investimentos e suas ferramentas associadas é a palavra chave na tomada de decisão, pois exige posicionamento estratégico para os seguintes parâmetros: no retorno esperado do investimento e o risco associado ao negócio, onde também apresenta ao investidor os riscos e ganhos, para o mesmo obter a maximização de seus lucros e também assumir o menor risco de acordo com seu perfil.

Investimento é todo processo de inversão de capital em uma atividade produtiva, sendo assim, utilizamos a análise de investimento que consiste no modelo de várias técnicas especificas dos princípios financeiros com o objetivo de identificar, buscar a melhor opção entre diferentes possibilidades de investimentos.

Em termos gerais é a análise que se fundamenta em equações que tenham como objetivo específico identificar e mensurar se existe ou não viabilidade em um determinado investimento, ou seja, a rentabilidade ou não que determinada operação resultará.

A análise de investimentos engloba várias formas de evidenciar se o investimento se será lucrativo ou não e dentre eles enfatizamos alguns métodos de avaliação como as projeções de Fluxo de Caixa Futuro sendo este os cálculos do valor presente liquido, da taxa interna, de retorno e o Payback descontado.

Por fim ao falarmos desse assunto verificamos que existem varias situações que deveremos levar em conta para a melhor escolha, como por exemplo, a taxa de atratividade (TMA), o ponto de equilíbrio (PE), taxa de rentabilidade, onde temos também as ferramentas mais utilizadas para as analises que são o Valor Presente Liquido e a Taxa Interna de Retorno (TIR).

Etapa 01

Sobre o tema estudado de análise de investimentos, iniciaremos nossos estudos a princípio sobre o conceito e formas de investimentos, também a sua importância para as organizações, e o mercado financeiro e as principais formas de aplicação financeira no Brasil.

Passo 01

Ao iniciar o estudo com o artigo sugerido o grupo chegou ao entendimento de que o cenário econômico brasileiro é muito importante a todos e mais importante ainda aos investidores, sendo assim, o grupo foi unânime ao concluir que a economia brasileira em 2014 teve o menor nível desde 2009 e também que a corrupção com a empresa Petrobras afetou bastante a visão dos investidores, pois houve uma perda de confiança muito grande dos mesmos em relação ao país.

Além desse ponto cada um teve seu entendimento em relação à questão proposta, onde a integrante Andreza após varias pesquisas identificou que o aumento da taxa básica de juros e a questão energética foram grandes pontos que fizeram os investidores reavaliarem seus investimentos.

Já para o integrante Wesley o mesmo verificou após pesquisas que os investidores a principio se sentiram um pouco mais aliviados com a nomeação de Joaquim Levy como novo Ministro da Fazenda, pois Levy é conhecido pelo rigor que trata as questões fiscais, porem o esperado ajuste fiscal esperado e o aumento dos impostos criara um novo ciclo das altas de juros o que conseqüentemente irá dificultar o crescimento da economia em 2015.

Para Cristiana a mesma avalia que os investimentos em 2015 serão ainda muito prejudicados, devido às incertezas do abastecimento de água e energia e também no primeiro semestre as repercussões do escândalo da empresa Petrobras e a desvalorização do real em relação ao dólar.

E por fim a integrante Viviane entende que além das opiniões já expostas como mudança de governo, questões energéticas, escândalo da empresa Petrobras afetaram em muito os investidores quererem colocar dinheiro no país, porém além das variáveis negativas, é possível ver que 2015 será um ano difícil, mas também abre a perspectiva de uma trajetória positiva para os próximos anos.

Sendo assim há algo positivo no cenário principalmente no que diz respeito a investimento de renda fixa baseado na taxa Selic, pois como a mesma se encontra em alta para segurar a inflação do país, e os investimentos baseados nessa taxa se tornam um grande atrativo aos investidores.

Após as diversas opiniões, entende-se que a economia brasileira em 2015 ainda será um ano lento para crescimento, devido à alta da inflação, a disparada do dólar, a restrição ao crédito, e principalmente por conta da elevada taxa de juros o Brasil terá um tempo maior para atrair investimentos internos.

Em resumo a economia do país pode ser revertida e vista com outros olhos pelos investidores, mas é necessário um trabalho em especial do governo para a mudança do cenário atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com