TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS MATEMATICA E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.423 Palavras (14 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERIDADE ANHAGUERA -  Uniderp

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CATALÃO – GO

2015

SUMÁRIO

1. Passo 1        04

2. Passo 2        05

3. Passo 3         13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIA        15

INTRODUÇÃO

Contratada para o cargo de diretora administrativa e de projetos da empresa (Hoterdan  –  Hipermercado), o objetivo do “Desafio” é a implantação de uma estrutura organizacional condizente com a atividade econômica da empresa de varejo de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.  Após algumas análises, considerei ser mais adequado implantar a ESTRUTURA de DEPARTAMENTALIZAÇAO, onde o processo de decisão é centralizado respeitando a hierarquia, pois há um grande vantagem para acompanhar os resultados sobre os produtos e serviços.

Desenvolvendo um plano estratégico e tático para melhorar a performance e resultados (qualitativos e quantitativos) dos diretores e gerentes. Promoverei também cursos de especialização para aumentar e desenvolvera capacidade dos líderes em motivar o quadro operacional da empresa, e assim desenvolver equipes de alto desempenho voltado para liderança e trabalho em equipe.

PASSO 1

Existem diversas formas de estruturas organizacionais; mas o que é realmente importante é que a estratégia escolhida funcione de maneira a atingir os objetivos e cumprindo a missão da organização.  

A estrutura escolhida neste caso é a ESTRUTURA DEPARTAMENTALIZAÇAO POR FUNÇAO, do qual o processo de decisão é centralizado e as estruturas da empresa são coordenadas e controladas. Neste tipo, de estrutura os planos e estratégias são agrupados de acordo com as atividades essenciais a cada um dos produtos ou serviços da empresa.

É muito usada em empresas que tem grande variedade de produtos e representa um volume importante. A grande vantagem é o acompanhamento dos resultados sobre o produto e serviços.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

[pic 1]

A estrutura organizacional deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos, ou seja, a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa, é o instrumento básico para concretização do processo organizacional.

Para se organizar uma empresa, um estabelecimento, ou qualquer outra processo que inclua relações interpessoais, são necessárias algumas funções básicas, ou seja, um bom administrador precisa saber planejar sua empresa, precisa ter pulso e coerência para dirigir uma empresa e alem disso, precisa sabem acompanhar, controlar a empresa, o sistema abaixo identifica muito bem essas funções básicas para o administrador.

PASSO 2

Desenvolver um plano de ação (capacitação e desenvolvimento) para os Diretores e Gerentes, visando que:

2.1 Planejamento estratégico

Podemos encontrar definições com terminologias diferentes na literatura sobre planejamento estratégico, tais como: planejamento estratégico, administração estratégica, gestão estratégica, planejamento estratégico participativo, planejamento estratégico orientado para o mercado, planejamento estratégico empresarial ou simplesmente planejamento.

Planejamento estratégico pode ser conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da empresa com o seu ambiente. O planejamento estratégico é de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e preocupa-se com a formulação dos objetivos e à seleção dos cursos a serem seguidos.

As etapas do planejamento estratégico são:

  1. Definição de objetivos, identificação dos objetivos e da estratégia atuais, análise ambiental,
  2. Análise dos recursos, identificação de oportunidades e ameaças, determinação do grau de mudança necessária;
  3. Decisão da estratégia a ser adotada, implantação da estratégia, mensuração e controle.

O planejamento estratégico por ser abrangente é desenvolvido nos níveis hierárquicos mais elevados das organizações. O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões envolvendo empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. O nível mais elevado da empresa, ou seja, a direção, precisa estar envolvida, pois o planejamento estratégico é um processo contínuo de tomada de decisões estratégicas. As implicações futuras dessas decisões devem ser tomadas no presente.

O processo de planejamento estratégico como sendo o processo de elaborar uma estratégia baseada na análise dos ambientes externo e interno da organização e conceitua administração estratégica como o processo que compreende planejamento, implementação e controle da execução da estratégia.

O processo de planejamento estratégico consiste em definir objetivos para a relação com o ambiente, levando em conta os desafios e as oportunidades internos e externos. Afirma que o planejamento estratégico afeta a empresa à longo prazo pois compreende decisões sobre produtos e serviços que deseja oferecer ao mercado.

Planejamento estratégico é o processo de desenvolver a estratégia – a relação pretendida da organização com seu ambiente. O planejamento estratégico é uma ferramenta que pessoas e organizações usam para administrar suas relações com o futuro. Toda organização tem um plano estratégico com certo grau de explicitação, mas que provavelmente a maioria delas possuem esse plano implicitamente, elaborado por meio de tentativa de acerto e erro. O processo de planejamento estratégico é uma seqüência de análises e decisões que compreendem:

  1. Análise da situação estratégica;
  2. Análise externa;
  3. Análise interna;
  4. Definição do plano estratégico, compreendendo os objetivos e a estratégia.

Na definição de planejamento estratégico destacam-se aspectos como missão, objetivos, metas e políticas a serem seguidos pela empresa, mesmo utilizando terminologia diferente da deles. Assim: “Planejamento estratégico é uma atividade técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar os riscos” (FISCHMANN; ALMEIDA, 1991, p. 25).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (205.2 Kb)   docx (104.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com