TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS MATEMATICA FINANCEIRA

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.726 Palavras (15 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 15

ATPS Matemática Financeira

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Matemática Financeira como parte do aprendizado do semestre

Professor: Wilson

Campinas

2014

Sumário

Introdução Página 1

Etapa 1 Página 2

Etapa 1 – Passo 1 Página 3

Etapa 1 – Passo 1.2 Pagina 3

Etapa 1 – Passo 2.2 Página 4

Etapa 2 Página 7

Introdução

Partimos a ATPS de matemática financeira e já percebemos um grande desafio nos espera. Quanto problema vai aparecer? Como equacionar?

Vamos imaginar uma grande instituição financeira que tem que tomar grandes decisões todos os dias. Seria muito difícil equacionar esses problemas sem essa ferramenta chamada matemática financeira. Grande instituição financeira opera grandes créditos como financiamento imobiliário, automotivo, crédito direto ao consumidor, operações de mercado e outras.

Sabendo dessa informação devemos desenvolver um raciocínio logico analítico e clítico usar técnicas para operar fenômenos produtivos administrativos.

“Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável”

*Desafio

“Sempre foi um grande desafio para maioria das pessoas controlarem as suas finanças”

E muito comum ver as pessoas fazendo conta com cálculos simples.

O que já e insuficiente devemos renovar nossa vida financeira usando essa ferramenta maravilhosa matemática financeira que juntamente com ferramenta computacional já é muito usada chamada de planilha Excel.

Ajuda muitas pessoas a tomar decisões corretas e organizadas.

“Marcelo e Ana estão casados há seis anos e planeja ter um bebe no próximo ano. O casal se encontra, atualmente com uma vida financeira organizada, mas entendem que suas vidas mudarão no momento em que Ana engravidar”

Etapa 1

Há cinco anos, imersos em numeras dividas e gasto impensados, passaram a estudar uma forma de se relacionarem bem com o dinheiro para isso, resolveram adotar bons hábitos financeiros e passou alimentar, semanalmente, uma planilha do Excel com ganhos e despesas referentes ao período.

A planilha desenvolvida contemplava duas colunas. Na primeira, seria lançada todas as entradas, como por exemplo, o salário do casal; na outra, seria lançada todas as despesas referentes a alimentação transporte cuidados pessoais, despesas financeiras habitação, lazer, saúde, empréstimo, vestuário etc.

Com esse programa de reeducação financeira a que se submeterão, passaram a “enxergar” a quantidade de dinheiro que realmente estava entrando saído dos seus bolsos.

Com um orçamento realista, saldaram suas dividas seguindo uma ordem de prioridade (as dívidas que gerava mais juros eram pagas primeiramente) e transformaram a relação desastrosa que possuíam com o dinheiro no passado, em uma situação atual de multiplicação e qualidade de vida.

Motivado pelo desejo do casal de estudar “o quanto custa ter um filho em nossos dias” e a necessidade em que temos que adquirir bons hábitos financeiros, e desafio proposto nesta atividade e: qual a quantidade aproximada que Marcelo e Ana deverão gastar para que consigam criar seu filho, do nascimento até a idade em que ele terminara a faculdade?

Para tanto, oito desafios são propostos. Cada desafio, após ser devidamente realizado, deverá ser associado a um número (0 e 9). Esses números quando colocados lado alado na ordem de realização das etapas, fornecerão os algarismos que irão compor a quantia que deverá ser gasta pelo casal Marcelo e Ana, para criação do seu filho os seis primeiros números que serão obtidos na 1 até a etapa3, forneceram a parte inteira da quantia a ser gasta (milhares de reais) e os dois últimos algarismos obtidos na etapa 4, fornecerão a parte decimal da quantia gasta (centavos de reais).

Fundamentos da matemática

Matemática financeira deve ser uma ferramenta obrigatória para nosso dia a dia com um mercado estruturado para vender rapidamente para nos consumidores nem sempre as operações são transparentes. Por isso devemos saber que matemática financeira e como uma linha do tempo que vai nos orientar como agir em cada ponto para decidirmos o que e melhor para fazermos bons negócios. Iniciaremos os estudos fundamentais analisando juros simples e compostos.

1.1 Juros simples

O sistema de capitalização simples partimos de um valor inicial que chamamos PV percorremos uma linha do tempo ate chegar em FV.

PV: valor presente FV: valor futuro

Os juros serão calculados sempre do valor inicial da base. O juros como nome diz simples não e muito usado em nosso pais apenas para aplicações financeiras de curto prazo Representa inicio de um estudo básico de matemática financeira.

1.2 juros compostos

No regime de capitalização composta os juros produzidos num período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com