TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS MAtemática Financeira

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

  1. Etapa 1
  1. Passo 1 – Dissertação                                                                2
  2. Passo 2 – Cálculos                                                                        4
  3. Passo 3 – Associação Numérica                                                         3

Passo 1

  1. Conceito fundamentais de Matemática Financeira – regime de capitalização simples e composta.

A expansão de crédito para todas as faixas sociais, que ocorreu nos últimos anos, trouxe para a realidade do dia a dia, e do todos nós uma operação financeira, embora a mesma já estivesse presente em diversas situações, direta ou indiretamente. Como um simples crediário ou até o cálculo do pagamento a vista ou a prazo do carne do IPTU.

Atualmente todos os bens duráveis e não duráveis são financiáveis, cabe ao nos consumidores a decisão de adquirir o bem com capital próprio, pagando a vista ou com um financiamento. A decisão deve se pautar em diversos fatores, mas o principal é o valor do capital para meu uso imediato, quanto eu me beneficiaria com a disponibilidade imediata do bem, quanto seria o valor do desconto se eu pagasse a vista, e quanto seria o valor financiado.

Todos os elementos descritos acima é um exercício diário de um administrador de empresas, assim como de um bom administrador doméstico, uma vez que as decisões baseadas em cálculos matemáticos são sempre mais bem sucedidas que as decisões tomadas por impulso. A esses cálculos matemáticos utilizados para tomar decisões que envolvem a utilização de capital da se o nome de Matemática financeira, que na realidade vai muito além do cálculo de juros, ou dos chamados regime de capitalização simples ou regime de capitalização composto. A matemática financeira portando é uma ferramenta para melhor administração do capital.

Em relação aos regimes de capital, dizemos que existem alguns elementos essências, são eles; o financiador e o tomador do empréstimo, os mesmos irão lidar com as variáveis abaixo descritas:

  • Capital: Valor disponível na data focal 0, o que esta disponível hoje.
  • Juros: Remuneração de capital aplicado a uma certa taxa  durante um determinado período de tempo, ou seja é a remuneração do capital no tempo.
  • Tempo: Período pelo qual o capital fica aplicado. Pode ser dado em dias, meses ou anos.
  • Montante: è a soma do capital empregado com o juro obtido.

Em relação aos regimes de capital a serem adotados, pode-se dizer que cada um deles deve ser utilizado para uma determinada operação. Os juros simples, por exemplo, onde os juros incidem somente sobre o capital inicial são comumente utilizados em operações de curto prazo.

Já as operações onde se utiliza o regime de capitação composto são geralmente utilizadas em operações de curto e médio prazo. Nelas os juros incidem sobre os valores atualizados a cada período de pagamento. Resultando em valores de juros pagos, sempre superiores aos pagos, quando se utiliza o regime de capitalização simples.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com