TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS SIG

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.122 Palavras (9 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO ….......................................................................................................01

2 – CONCEITOS DE SISTEMAS …................................................................................02

3 – INFORMAÇÃO …......................................................................................................02

4 – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ….....................................................................02

5 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO …............................................................................03

6 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL …....................................................03

6.1 Sistema de Informação Gerencial e sua importância na Gestão Empresarial ….........04

6.2 Sistema de Informação Gerencial usado para obter vantagens competitivas ….........05

6.3 Classificação dos Sistemas de Informação Gerencial …............................................05

7 – CONSIDERAÇÕES FINAIS ….................................................................................06

8 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS …...................................................................09

01

1 - INTRODUÇÃO

Atualmente vivemos na era da informação, solicitando das organizações uma eficiente gestão estratégica, facilitada pelo uso de inteligentes recursos oferecidos pela tecnologia da informação e sistemas de informação.

A importância da Tecnologia da Informação (TI) ao negócio é proporcional ao nível de maturidade da organização, sendo muito importante os gestores agirem como agentes de mudanças, para incentivar a transformação dos negócios.

O Sistema de Informação Gerencial (SIG) intensifica o plano de atuação das empresas, a geração de informações rápidas, seguras e precisas, assegura uma estruturação de gestão diversificada, além de favorecer o processo de tomada de decisão.

O sistema de informação gerencial tem sido um grande parceiro do gestor, no processo de tomada de decisão. A forma como dados são processados até ser gerada a informação é que leva ao estudo do SIG, e a informação é de suma importância para que o a decisão seja tomada conforme o ambiente a qual a empresa está inserida. Estamos com a finalidade de conceituar o que é o sistema de informação gerencial, demostrando sua importância e benefícios para as empresas que adotam o SIG como diferencial estratégico e como ferramenta fundamental no processo decisório da administração estratégica.

02

2 – CONCEITOS DE SISTEMAS

“Sistema é uma associação de segmentos que agi mutuamente e na microcidade que, em conjunto, formam um todo exclusivo com definido objetivo e realizam uma determinada função” OLIVEIRA (2002, p.35).

É o processo de transformação de subsídios em informações.

3 – INFORMAÇÃO

A descrição de informação é bastante vaga e intuitiva. Quando fazemos uma pergunta, estamos pedindo uma informação. Quando assistimos televisão ou a um filme, estamos absorvendo informação. Ao ler um jornal, uma revista, ou ao ouvir uma música, sabemos que estamos lidando com algum tipo de informação. Até quando contamos uma piada estamos transmitindo informação. Usamos, absorvemos, assimilamos, manipulamos, transformamos, produzimos e transmitimos informação durante todo o tempo. Entretanto, não temos uma definição precisa do que é informação. Não temos uma definição que diga o que é e o que não é informação. Sabemos intuitivamente o que é informação, mas não conseguimos descrever, em palavras, o que é informação.

Os dicionários definem informação como o ato de informar. Sob essa visão, a informação é vista como “algo” advindo de uma ação, advindo do verbo informar. Entretanto, não é feita uma descrição desse algo que advém do ato de informar; não se faz uma descrição das características desse objeto, desse algo, sobre o qual a ação de informar age.

Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que por si só não conduz a compensação de determinado fato. Devemos diferenciar dado de informação que é o conhecimento que a mesma propicia na tomada de decisões.

Dado transformado Conhecimento gerado

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – TI

O valor da TI no negócio é proporcional ao nível de maturidade organizacional da empresa, sendo imprescindível que os gestores de TI procurem agir como agentes de mudanças para fomentar a transformação dos negócios.

03

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES - SI

O procedimento de gerar todas as informações para serem tomadas as decisões, após a coleta, processamento e transformação de dados, se dá o nome de Sistema de Informações. É uma série de componentes ou elementos interligados que capturam (entrada), chamamos de Sistemas de Informações, armazenagem e manipulação (processo), disseminação (saída) todos os dados e conhecimento, fornecendo um feedback. Definimos também que os sistemas de informação formam um grupo de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros associados e seguindo uma lógica para o processamento dos dados e a interpretação em informações. As empresas inovadoras estão sujeitas a enfrentarem diversas modificações devido ao seu ambiente interno e também externo. Segundo CHIAVENATO (2000, p.49), propõe que: “a empresa é visada como um sistema aberto em um dinâmico relacionamento com seu ambiente, recebendo vários insumos (entradas), transformando esses insumos de diversas maneiras (processamento ou conversão) e exportando os resultados na forma de produtos ou serviços (saídas)”. Os gestores necessitam cada dia mais do suporte que os sistemas proporcionam, isso porque estes são exatos, ágeis e necessários, sendo bem conduzidos para sua utilização no instante da tomada de decisão.

SISTEMAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (577.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com