TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Tecnologias e ferramentas de gerenciamento

Seminário: ATPS: Tecnologias e ferramentas de gerenciamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  Seminário  •  3.542 Palavras (15 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 3º SEMESTRE

MAICON DOUGLAS DE MATOS RA 386277

FÁBIO DOS SANTOS RA 396011

LUCAS DA CRUZ RA 371851

IRANI DE PAULA HENRIQUES..........RA 365024

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE TECNOLOGIA DE GESTÃO

Atividade Prática Supervisionada em grupo apresentado como requisito parcial para aprovação da disciplina de Tecnologia de Gestão, referente ao 3º semestre, do curso de Administração da Universidade Anhanguera – Uniderp Centro de Educação a Distância

Orientador: Jefferson Amaro Leite Neves

Ribas do Rio Pardo – MS

JUNHO 2013

INTRODUÇÃO

As empresas que buscam um bom posicionamento no cenário econômico atual devem enxergar na aprendizagem organizacional uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Identificamos aqui neste relatório uma empresa que passou por umprocesso de mudança organizacional e indicaremos também uma das tecnologias que poderia ser aplicada na empresa pesquisada para o seu melhor desempenho organizacional.

Sabemos que profundas alterações no mundo empresarial vêm, concomitantemente, acompanhadas por uma intensa modificação nas atividades empresariais voltadas à aprendizagem, o que leva as empresas a destinarem maior atenção e investimentos nessa área.

Falaremos sobre as tecnologias e ferramentas de gestão, como definir e escolher o melhor sistema de informação gerencial, que cuidado deve ter e quais os riscos que o gestor corre neste caso.

ETAPA 1

D’VALLUCI, empresa situada na cidade de Ribas Do Rio Pardo - MS,

Rua: Maria Sábio Abes – Numero: 424 – Centro.

A empresa D’valluci atua na área de confecções de uniformes empresariais, é uma empresa de porte simples, e a sua missão é atender a toda as empresas situadas no município, e às vezes fora do município também.

A escolha da empresa foi ditada pelo fato que a mesma esta passando por uma mudança, em seus produtos e na sua administração. Um dos integrantes do grupo trabalha na empresa na função de Artista Finalista e Serigrafista.

CONTATO da empresa D’valluci: LUCIMEIA SOUZA DO VALLE, também proprietária da empresa.

Entrevista com a administradora Lucimeia de Souza da empresa D’VALLUCI:

Aluno: O que você pensa sobre gestão organizacional?

Luciméia: gestão organizacional é um conceito essencial para uma empresa pois para garantir o sucesso precisamos de organização nas tarefas operacionais.

Aluno: E quando você sentiu a necessidade de uma boa gestão?

Luciméia: Quando eu comecei a passar por dificuldade nas tarefas, não conseguia administrar o tempo e meus funcionários também não estavam satisfeitos.

Aluno: Quais os benefícios que a Gestão do Conhecimento trouxe à empresa?

Luciméia: Diferenciação das demais empresas, redução de custos, aumento das receitas e Agilidade no processo de tomada de decisões.

DEFINIÇÃO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL E QUEBRAS DE PARADIGMAS

Mudança organizacional são o conceito e a ação de mudança em toda uma organização. Geralmente essa mudança consiste numa reorganização fundamental e drástica na maneira de operar. Começando com uma avaliação organizacional, ela muda a maneira de perceber, pensar e desempenhar. Mudanças na missão e visão, gerenciamento de processos, tecnologia e estratégia empresarial são áreas que determinarão algum tipo de transformação organizacional.

A quebra de paradigmas surgiu com a gestão da qualidade total, com a necessidade de uma revisão na administração das organizações de forma discreta e em longo prazo rompendo modelos burocráticos e centralizadores, requerendo tecnologias de gestão bastante recentes obtendo-se assim renovação constante.

É importante observar que, o que hoje é considerado certo no ambiente organizacional, amanhã poderá não ser. Quando ocorre este processo de mudança de pensamento, acontece o que nós administradores chamamos de "quebra de paradigmas", esta "quebra" não deve ser considerada negativa, pois esse processo é o principal instrumento para se observar a evolução do pensamento da gestão empresarial.

O principio básico para estar sempre pronta e ter uma vantagem cronológica para se adequar ao mercado e suas vastas mudanças é estarem conectadas 24 horas por dia, procurar estar sempre por dentro das atualidades do ramo a fim de acompanhar todo o movimento. Em segundo plano, porém não menos importante é preciso ter flexibilidade e utilizar das informações adquiridas para se traçar uma estratégia e estar sempre pronto para possíveis mudanças.

CONCEITO DE GESTÃO

A palavra “gestão” vem do latim gestione – ato de gerenciar e administrar – e o gestor organizacional terá de adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administrara-la rumo ao objetivo. Deve ainda ser capaz de planejar estrategicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais, de tal forma que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materializados na visão.

 Gestão é um conjunto de técnicas, instrumentose teorias que de forma planejada e organizada,com controle e liderança sobre todos os recursos(humanos, materiais, financeiros, logísticos etecnológicos), lidando com as oportunidades eameaças das variáveis macro e variáveis micro,alcançam resultados com eficácia e eficiência.

 Conjunto de tarefas que procuram garantir a afecção eficaz de todos os recursos disponibilizados pela organização, a fim de serem atingidos os objetivos predeterminados;

 O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com