TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Tecnologia Em Recursos Humanos

Ensaios: Atps Tecnologia Em Recursos Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2013  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  1.735 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1

Conceitue Recrutamento e Seleção:

“Recrutamento” é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher. O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização. Esse recrutamento requer um cuidadoso planejamento.

As fontes de recrutamento podem vir de dentro da empresa ou de fora, neste caso, correspondendo à pesquisa no mercado de recursos humanos. Exemplos de fontes de recrutamento são: recomendação ou indicação de empregados; ex-empregados; anúncios em jornais ou revistas; Sites Corporativos ou de Empregos; Escolas e Universidades; sindicatos e Associações de Classe; caçadores de talentos – headhunters; consultorias na área de Recursos Humanos; banco de talentos das empresas; redes sociais profissionais na internet como Linke-in, Plaxo e Via6 - vêm crescendo o uso de Redes Sociais onde os profissionais se cadastram evidenciando suas experiências e qualificações e formam uma rede com outros profissionais do seu network. Nessas redes, os profissionais podem fazer recomendações em relação aos outros contando o que observaram quando trabalharam juntos.

“Seleção”: Após o processo de Recrutamento, vem o processo de Seleção, cujo propósito é o de agregar colaboradores que atendam às necessidades funcionais da empresa. O Processo de Seleção visa escolher dentre uma lista pré- definida de candidatos, aquele colaborador cujo perfil, melhor se adapta ao cargo requisitado por um determinado departamento dentro de uma Organização. Segundo Chiavenato (1983), O processo de seleção pode ser definido singelamente como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes da organização visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho no quadro de pessoal.

Conceitue Mercado de Trabalho e Mercado de Recursos Humanos

“Mercado de trabalho” é a relação entre a oferta de trabalho (vaga) e a procura de trabalhadores, e o conjunto de pessoas e/ou empresas que em época e lugar determinados, provoca o surgimento e as condições dessa relação.

Ficar atento ao mercado de trabalho é fundamental para quem está pretendendo investir em uma profissão, em uma carreira. Entender o que se busca num profissional atualmente, as novas regras de trabalho, as relações de competição, as exigências da globalização, tudo isso faz parte da compreensão global da expressão “mercado de trabalho”.

A rapidez com que o mundo caminha é tal que parece impossível acompanhar todas as mudanças no mercado. Independentemente da profissão que você escolher, é importante que saiba que hoje em dia o profissional com chance de sobressair é aquele que se mantém atualizado através de leitura de livros, jornais e revistas (cultura geral), que saiba informática, estude línguas inglesa e espanhola, seja uma pessoa dinâmica e aberta ao aprendizado. Esta é a base para um futuro promissor.

A fórmula do sucesso é: atualização, informação, criatividade e dinamismo. Resumindo, é saber utilizar na vida “real” toda a teoria que aprendeu.

“Mercado de Recursos Humanos”: Refere-se ao conjunto de pessoas que se candidatam a determinados empregos, habilitadas, isto é, que possuem conhecimentos e capacidades necessárias ao cargo. A provisão de recursos humanos envolve o planejamento de RH, o recrutamento e a seleção de pessoas relacionam-se com o ambiente organizacional devido ao convívio com o mercado de trabalho (oferta e procura) e mercado de recursos humanos (indivíduos aptos para o trabalho). Tais mercados são regulados pela lei da oferta e da procura. O mercado de trabalho e o mercado de RH se entrelaçam, de forma que apresentem vagas e candidatos disponíveis para o recrutamento e seleção de pessoal.

Elabore uma justificativa sobre a importância da contratação do profissional para a implantação do setor “Recrutamento e Seleção”.

Em razão dos grandes desafios que as organizações enfrentam com o progresso tecnológico e competitivo do mundo atual e considerando o cenário, as pessoas se tornam um valor vital para as organizações, pois elas, com a capacidade de pensar e criar, são responsáveis pelo desenvolvimento e execução de estratégias que resultem em inovação, crescimento, competitividade, qualidade e melhoria contínua, exigindo assim uma atenção especial e permanente para atrair e reter talentos.

Assim o profissional de RH precisa compreender e estar antenado cada vez mais a com a necessidade dos negócios, em virtude das constantes mudanças e exigência do mercado de trabalho, e por se tratar de atividade de dimensão e relevância, que resultará na colocação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com